Colunistas

Elane Varjão

26/01/2015 - 08:00

Giro: Alexandra Barreto promove festas em alto estilo

A jovem empresária vem se destacando com muito êxito nas festas que organiza.

Veja mais

Marcos Preto

09/01/2015 - 10:36

RelP: Alerta para o bicho da vez: a girafa!

As moradoras das savanas invadiram os guarda-roupas das fashionistas e é fácil de usar. Clica aqui!

Veja mais

Veja mais

Literatura

Delírios de sábado à tarde, Juventino promovido e assediado

Jadson Oliveira é possivelmente o jornalista baiano que mais viaja pelos países latino-americanos, em especial os da parte sul do continente. Integrante histórico da nossa confraria, aposentou mas não sossegou. Viaja, convive com as comunidades que visita, produz reportagens para o blog que assina. Nos intervalos das viagens o passatempo preferido é escrever histórias e estórias do que viu e viveu. O personagem favorito nesses textos, no entanto, é baiano mesmo, um dos milhares que abandonam o interior em busca de oportunidades na capital. Atende por Juventino, é balconista, não dá sorte com as mulheres. Passa o tempo pensando nelas e sonhando a forma mais fácil e direta de conquistá-las. Os sonhos são sempre aos sábados bebendo pinga e cerveja no botequim e só acabam quando chega a hora d casa fechar. (Carlos Navarro Filho).

 

Raimundo Ceguinho e o perigo da guabirabinha

O jornalista baiano/feirense Edson Borges fala de andanças e lambanças no aprazível povoado de Baixio, adornado por bela praia de areias alvas, muito coqueiro e habitado por uma grande colônia de pescadores, que dividem o tempo entre o mar e a timbuca, gastando o restinho que sobra a contar culhuda. Ele já escreveu aqui sobre o sujeito que caminhava sobre brasas só pra tomar uma de graça e esta semana nos apresenta Raimundo Ceguinho. Mais, desafia os colegas de Salvador à uma aventura etílica no litoral norte e enfrentar a guabirabinha. Caso a ser estudado pelos mais corajosos. Carlos Navarro Filho

Veja mais

Entrevistas

Secretário de cultura, Rodrigo Velloso fala sobre homenagem a Bethânia em Santo Amaro

A tradicional festa de Nossa Senhora da Purificação, realizada há mais de 400 anos em Santo Amaro, será especial em 2015. Celebrada entre 23 de janeiro e 2 de fevereiro, o evento contará com um show gratuito de Maria Bethânia, que celebra 50 anos de carreira em sua cidade natal, além de apresentações de nomes como Léo Santana, Harmonia do Samba e Tyrone Cigano. O ano marca também os 80 anos de Rodrigo Velloso, irmão de Bethânia e Caetano Veloso e atual secretário de cultura do município. Rodrigo concedeu entrevista ao Bahia Notícias e contou detalhes sobre a festa da padroeira e também de como vai comemorar suas oito décadas de vida. Também falou sobre como será a homenagem para sua irmã, além de anunciar obras de requalificação de diversos espaços culturais de Santo Amaro, entre eles a área onde acontece o Bembé do Mercado.

Veja mais

Resenha BN

Ivete faz participação especial em show de Djavan em Salvador; veja vídeo do encontro

A (boa) surpresa da noite foi a participação especial de Ivete Sangalo, chamada de “Rainha do Brasil” pelo anfitrião. Ela foi anunciada por ele como “uma nova revelação da música baiana”. “Vamos ver se ela é afinada”, brincou. Quando Ivete entrou no palco, cantando “Meu Bem Querer”, o público vibrou. Veja o vídeo e leia mais sobre o encontro das estrelas da MPB em Salvador.

Veja mais

Segunda, 17 de Março de 2014 - 07:50

Fábio Jr. e Roupa Nova fazem show no Parque de Exposições em abril

Fábio Jr. e Roupa Nova fazem show no Parque de Exposições em abril
Depois de reunir o grupo Roupa Nova, o sambista Diogo Nogueira e o cantor Jau em setembro do ano passado, o "Encontro Notável" volta a promover uma grande festa no Parque de Exposições. O evento continua a acontecer no Parque de Exposições, mas este ano acontecerá no primeiro semestre. O grupo Roupa Nova encontra desta vez o cantor Fábio Jr. no dia 30 de abril. O show de abertura será comandado por Ju Moraes. 
 
Para os que vão curtir a festa de carro, o evento disponibilizará um estacionamento gratuito dentro do Parque de Exposições. Já os que optarem por comprar o camarote com o serviço all inclusive, contarão com o buffet do restaurante Boi Preto. Ainda não há informações sobre valores dos ingressos para o show.

Comentar

   

Histórico de Conteudo

Janeiro / 2015

Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031

Ildázio Tavares Jr

Ildázio Tavares Jr: Carnaval 2015, de morno a frio!

20/01/2015 16:05

Quando muita gente me pergunta o que acho que acontecerá no carnaval deste ano, eu fico espantado, sabia? Principalmente os empresários que me ligam e me dão ouvidos, pois está claro que será morno, se dermos sorte!! Estou até feliz, porque muitos que torciam o nariz hoje me ouvem!

Veja mais

Aninha Franco

Aninha Franco: Tudo está bem na cultura baiana? Para quem, caro Albino?

05/12/2014 16:35

As declarações de Albino Rubim defendendo o cargo elucidam sua gestão. O Centro Histórico está bem, ele assegura, a Secult está instalada lá, ele adverte, e ignora os que sobrevivem da vida turística do bairro e nele investiram que é o que importa. É preciso lembrar que Rubim dispôs da ajuda de Domingos Leonelli para destruir o negócio turístico da Bahia.

Veja mais

Henrique Wagner

Panorama da atual literatura baiana

05/12/2014 13:00

Não conheço tudo o que se produz em literatura na Bahia – e desafio quem o conheça. Alguém pode me dar o nome de um poeta que more em Pojuca? Um contista que more em Paulo Afonso? Nada disso me chegou ainda. E eu não sou caixeiro-viajante.

Veja mais

Edimário Duplat

BN HQ: Brasileiro Thony Silas faz Workshop de Quadrinhos e lança Sketchbook em Salvador

21/01/2015 19:30

Conhecido dos fãs de quadrinhos por seus trabalhos com personagens como Demolidor, Homem-Aranha e Batman do Futuro, o recifense Thony Silas estará em dose dupla na capital baiana no próximo sábado (24), onde ministrará um workshop de desenho para Histórias em Quadrinhos na Universidade Estadual do Estado da Bahia (UNEB) e depois estará na RV Cultura e Arte, no Rio Vermelho, onde lança o seu Sketchbook para o público baiano.

Veja mais

Mayana Winck

Make Up & Hair: alongamento de cïlios

11/12/2014 19:30

Quando falamos em um olhar fatal, pensamos imediatamente em cílios longos e cheios. No quesito maquiagem, seja qual for a ocasião, costumamos recorrer aos cílios postiços para dar um UP nos olhos! Os experts em maquiagens que o digam!!! Os cílios postiços costumam ser colocados no momento da maquiagem com uma cola a prova d'àgua e duram em média 24 horas, sendo facilmente removidos com a ajuda de um algodão umedecido com soro fisiológico morno. Se você é destas que são fissuradas por cílios e assim como eu não os tem tão fartos, aí vai uma super dica...

Veja mais

Luiz Mott

Luiz Mott: Matar veado não é homicídio, é caçada!

28/11/2014 13:11

Data de 1985 esse abominável brado morte para os homossexuais, hoje referidos de forma politicamente correta como LGBT – lésbicas, gays, bissexuais e trans (travestis e transexuais) – publicado pelo jornalista Berbert, auto proclamado “exterminador de veados”.

Veja mais

Madame Castro

Madame Castro em: Gastronomia, a Arte que cresce, aparece e apetece

28/11/2014 16:10

Estava recolhida esperando a tempestade esfriar, relendo os melhores e comendo dos Chefs mais talentosos, quando o telefone tocou e Aninha Franco derramou milhares de perguntas, algumas com respostas, nos meus ouvidos. Parecia possuída pela loucura da velha Guima. – Você precisa voltar a escrever sobre gastronomia!

Veja mais

Eduardo Bastos

Eduardo Bastos: O ano em que o Chiclete perdeu a bandana

12/12/2014 15:05

O grupo inglês Pink Floyd acaba de voltar à ativa com um álbum intitulado “The Endless River” (“O Rio Sem Fim”, em inglês). Poderíamos recorrer a uma metáfora semelhante – porém, mudando do elemento água para o elemento terra – para definir o panorama atual da música baiana mais popular, especialmente aquela que ficou conhecida como axé music: Um Deserto Sem Fim. Sim, porque a julgar pelo que foi produzido em 2014, nos depararemos inevitavelmente com o vazio criativo e a falta de perspectiva.

Veja mais

Claudius Portugal

Claudius Portugal: o que escrever sobre arte?

24/12/2014 00:57

Aninha Franco me liga e pede um artigo sobre as artes visuais. Escrevo sobre arte, mas de cara dizendo que não sou crítico. Nem me interessa em ser. Leio, estudo, vejo, acompanho, entrevisto, escrevo reportagens, biografias, textos para catálogo. Uma linguagem, a do escritor, falando sobre outra linguagem. Apenas isto. Enquanto sou convencido, imediatamente penso no título de última Bienal de São Paulo: Como atravessar coisas que não existem. Aceito, após verificar que as coisas existem. E como existem!

Veja mais