Quarta, 26 de Julho de 2017 - 19:14

Giro: Ruy Espinheira Filho será o homenageado da Flica

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Ruy Espinheira Filho será o homenageado da Flica
Foto: Divulgação

Dono de diversos prêmios, o baiano Ruy Espinheira Filho será o homenageado da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que em 2017 acontece entre 5 e 8 de outubro. Sua mesa, “A poesia em suas infinitas estações”, será no dia 5, às 19 horas, com mediação da poeta e professora de Letras, Mônica Menezes.

 

Nascido em Salvador, em 1942, publicou mais de 20 livros de poemas. A estreia aconteceu em 1974, com “Heléboro”. Em 1981, ganhou o primeiro prêmio, o Nacional de Poesia Cruz e Sousa, com “As sombras luminosas”. Em 1987, lançou o primeiro livro infantil, “A guerra do gato”, publicação reeditada em 2005. 

 

Em 1996, ganhou o Prêmio Ribeiro Couto, da União Brasileira de Escritores, e foi finalista do Nestlé e do Jabuti com “Memória da chuva”. Com “Elegia de agosto e outros poemas”, de 2005, recebeu o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras e ficou em segundo lugar no Jabuti. “Sob o céu de Samarcanda” (2009) também foi finalista do Jabuti e indicado ao Portugal Telecom. “Babilônia & outros poemas” é a sua publicação mais recente, lançada este ano. 

 

Publicou também livros em prosa. O primeiro foi “Sob o último sol de fevereiro”, lançado em 1975. Com a novela “O rei Artur vai à guerra”, 1987, foi finalista do Prêmio Nestlé. O romance “Ângelo Sobral desce aos infernos”, de 1986, levou o segundo lugar do Prêmio Rio de Literatura e “Um rio corre na lua” (2007) foi indicado ao Portugal Telecom 2008. O mesmo aconteceu no ano seguinte com “De paixões e de vampiros – uma história do tempo da era”.

 

O ensaio “O Nordeste e o negro na poesia de Jorge de Lima” foi sua dissertação de Mestrado em Ciências Sociais (1990). Já o “Tumulto de amor e outros tumultos – criação e arte em Mário de Andrade”, a tese de Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Bahia (2001), foi finalista do Jabuti em 2002. 

 

A obra de Ruy Espinheira conta também com o CD Poemas, gravado pelo próprio autor (2001), além de contos e poemas em diversas antologias, no Brasil e no exterior (Portugal, Itália, França, Espanha e Estados Unidos). 

Quarta, 26 de Julho de 2017 - 14:10

Giro: Jantar em Sampa

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Jantar em Sampa
João Dória e Tiago Ayres

O advogado baiano Tiago Ayres fez parte de um grupo seleto de amigos que jantou na última semana com o prefeito de São Paulo, João Dória. À mesa, na bela casa do advogado Nelson Wilians, dono do maior escritório de advocacia do país, não faltaram motivos para brindar o proveitoso encontro.

Quarta, 26 de Julho de 2017 - 09:00

Giro: Novo Desafio

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Novo Desafio
Mayara Diniz | Foto: Divulgação

O Shopping da Bahia anuncia mudanças na sua Gerência de Marketing. A partir de agora, o posto será ocupado pela publicitária Mayara Diniz. A soteropolitana chega para comandar o marketing do Shopping da Bahia depois de uma temporada em Maceió, como gerente de outro empreendimento administrado pela Aliansce Shopping Centers."'Sou baiana e adoro minha terra. Assumir esse desafio é uma realização profissional, pois o Shopping da Bahia é uma referência para quem trabalha no varejo. Estou muito feliz, honrada e comprometida em fazer jus a este presente", afirma. Giro deseja sucesso!

Terça, 25 de Julho de 2017 - 09:00

Giro: Casa Portuguesa

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Casa Portuguesa
Nino Nogueira | Foto: Arquivo Pessoal
Nino Nogueira agitando mais uma vez as noites soteropolitanas. O empresário promoverá uma série de jantares temáticos mensais em sua galeria de arte e decor, no Rio Vermelho. O start da série tem sotaque lusitano e já acontece nesta quinta feira, dia 27.  No menu, pratos e iguarias da culinária lusitana assinados pelo renomado chef português Jorge Mendes. Reservas: 3334 -6760/98810 8010.
Segunda, 24 de Julho de 2017 - 16:57

Giro: Empresário Rafael Sansão comemora aniversário

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Empresário Rafael Sansão comemora aniversário
Foto: Divulgação
O empresário, Rafael Sansão, que aniversaria nesta segunda-feira (24), teve festa organizada por seu padrinho no sábado (22), no Mansão Horto Boulevard. O DJ Chamusca comandou os convidados tops e muito divertidos. O talentoso jovem, que já é uma revelação no segmento de investimentos, recebeu o abraço dos amigos, o carinho de seus pais e irmão, Manoel, Ana Lídia e Rodrigo Sansão, e demais familiares. Com a sua data natalícia nesta segunda já são cinco dias de comemoração para o querido aniversariante.
Segunda, 24 de Julho de 2017 - 15:00

Giro: Anos Dourados

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Anos Dourados
Teresa e Elsimar Coutinho | Foto: Sidney Haack

O casal Teresa e Elsimar Coutinho foi o anfitrião de uma das festas mais esperadas do ano: a 10ª edição do Baile ‘O Glamour dos Anos Dourados', que aconteceu na sexta-feira, na Pupileira. Com decoração deslumbrante assinada pelo cerimonialista Milton Martinelli e show de Daniel Boaventura, com participação especial de Margareth Menezes, o festão encantou e animou os convidados, dos mais vips. Confira nos cliques de Sidney Haack alguns dos chiques que foram prestigiar o evento com renda revertida para o programa de planejamento familiar e atendimento à população carente. Porque ser solidário é chique!
 


Patricia e Ricardo Chaves

Monica e Marcelo Sacramento

Milton Martinelli e Nino Nogueira

Ana Paula e Mauricio Magalhães

Mariana e Sérgio Frank

Luciana Cavalcanti e Marilu Garcia

Manoel Branco, Wagner Paiva e Patricia Rudge

Quinta, 20 de Julho de 2017 - 19:00

Giro: Viny Brasil faz nova turnê pela Europa

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Viny Brasil faz nova turnê pela Europa
Viny Brasil, cantor e compositor baiano/Foto: Samir Sá

O cantor e compositor baiano Viny Brasil está de malas prontas para mais uma turnê pela Europa. O artista é atração confirmada no festival Brasseveckans vänner, na Escandinávia, onde se apresenta de 2 a 6 de agosto. Esta é a segunda vez que Viny Brasil leva seu canto para o Brasseveckans vänner, festival que homenageia a cultura brasileira. A agenda da turnê conta ainda com apresentações pela Espanha, Dinamarca, França e Suécia, neste último terá apresentações no dia 09, no Sandvikens Strandcafé e dia 12, na festa no jardim na aldeia Mjällby, ambas na cidade de Slvesborg e, também, em Bätad.  A turnê terá início no final do mês de julho e segue até meados de setembro, no repertório Viny leva a Música Popular Brasileira, com ênfase para a música nordestina de raiz.

 

Durante o mês de junho o artista fez diversas apresentações com o seu projeto Zabumbaião, entre elas nos municípios de Barra do Jacuípe, Anagé, Mucugê e Nova Redenção, estes últimos contratado pela Bahiatursa, além de Igatu e Andaraí. Há mais de dez anos a rodar pelas estradas baianas, Viny Brasil tem como objetivo com a sua música, valorizar a poesia e a cultura nordestina seguindo os passos já traçados por suas influências como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Anastácia, Alceu Valença, Zé Ramalho, Petrúcio Amorim, Xico Bizerra, Gilberto Gil, entre outros, refletindo toda a ludicidade e beleza do Nordeste brasileiro. Assumidamente apaixonado pelas maravilhas provenientes da diversidade cultural, o artista procura sempre mesclar estilos musicais variados com o Forró, fazendo releituras da música popular brasileira e resgatando pérolas do cancionário nordestino, desenvolvendo assim um estilo único e pessoal.

 

Experiência internacional

Adicionando à longa estrada performances na Europa, Viny Brasil ficou em cartaz no Casino Solverde, na cidade portuguesa de Espinho nos verões de 2005 a 2007, e sua música cheia de brasilidade conquistou público e crítica tendo como ponto de destaque uma refinada seleção de repertório, o que rendeu à banda apresentações ao lado de artistas advindos dos mais variados países. Em 2016 retomou ao continente europeu onde por três meses fez apresentações por cidades da Itália, França, Espanha e Suécia. Essa permuta cultural proporcionou grande amadurecimento sonoro ao artista, permitindo uma rica viagem pelos elementos da música internacional contemporânea e realçando a força da música nordestina de raiz.

Quinta, 20 de Julho de 2017 - 16:00

Giro: Anna Dalcom Buffet e Decoração participa do Expo Noivas & Festas

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Anna Dalcom Buffet e Decoração participa do Expo Noivas & Festas
Anna e Gabriel Dalcom/Foto: Divulgação
A décima primeira edição da Expo Noivas & Festas de 2017 em Salvador,  que acontece de 21 a 23 de julho, no Hotel Fiesta, vai movimentar o segmento. Serão três dias de atividades, com lançamentos de produtos e serviços, desfiles de moda noiva, debutante e festa, além de grandes expositores como o  Anna Dalcom Buffet e Decoração. 
 
Anna Dalcom já atua há mais de 30 anos de no mercado de eventos, tem um histórico recheado de premiações e estará com seu stand no Expo Noivas & Festas mostrando todo o seu now-how em festas, que vai de chá de cozinha até belíssimos casamentos. Sempre com a mesma dedicação, carinho e profissionalismo que já são suas marcas. 
 
Quem for ao Expo Noivas ficará encantado com o charmoso stand montado com tons bem clássicos e com as novidades e sugestões dados por Anna e Gabriel Dalcom.    
Quarta, 19 de Julho de 2017 - 19:00

Giro: Selton Mello em Salvador

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Selton Mello em Salvador
Selton Mello/Foto: Divulgação
O ator e diretor Selton Mello estará em Salvador no próximo dia 27 de julho. O motivo? Ele irá participar da pré-estréia do longa "O Filme da Minha Vida", evento exclusivo para convidados no UCI Orient Barra.
Quarta, 19 de Julho de 2017 - 14:27

Giro: Arquiteta Márcia Meccia está confirmada na CASACOR Bahia 2017

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Arquiteta Márcia Meccia está confirmada na CASACOR Bahia 2017
Márcia Meccia, arquiteta

A arquiteta Márcia Meccia, figura carimbada no cenário baiano de arquitetura e decoração, também estará presente na CASACOR Bahia 2017. Responsável por ambientes marcantes da trajetória da mostra, como a pinacoteca em homenagem ao artista Carybé - que reuniu mais de 40 telas com seus trabalhos -, e a sala de leitura inspirada em Jorge Amado e Zelia Gattai, nesta edição, Meccia assinará o ambiente “Canto do casal”.

 

A escolha dos ambientes pelos profissionais responsáveis já foi finalizada e os detalhes para o evento, que ocorrerá em Setembro, estão sendo cuidadosamente preparados. Em 2017, a CASACOR Bahia celebrará o marco da sua 22ª edição, em um casarão histórico no bairro da Barra, com trabalhos inovadores de nomes de peso do mercado baiano.

Histórico de Conteúdo