Segunda, 09 de Novembro de 2015 - 11:30

BN HQ: Panini anuncia edição definitiva de Crise nas Infinitas Terras

por Edimario Duplat (edimarioduplat@bahianoticias.com.br)

BN HQ: Panini anuncia edição definitiva de Crise nas Infinitas Terras
Considerada até hoje como a maior saga de super-heróis da história dos quadrinhos, o épico Crise das Infinitas Terras voltará a ser publicado no Brasil. Além de já estar prometida pela editora Eaglemoss (que adicionará a história na coleção de graphic novels da DC Comics) a Panini anunciou o lançamento de uma edição definitiva que incluirá em um só volume não só a história completa como a inclusão de quase 100 páginas de extras da trama que completa 30 anos de existência em 2015.
 
Lançada originalmente entre 1985 e 1986, Crise nas Infinitas Terras tem roteiro de Marv Wolfman e arte de George Pérez e nos conta de uma força misteriosa que passa a destruir universos e ameaça os principais mundos onde vivem os heróis da DC Comics. Em uma ação orquestrada, superseres de todas as realidades são convocados por tudo que conhecem, mesmo que para isso um grande sacrifício precise ser realizado pelo bem da própria existência.


 

 
A história por trás da história
 
Falar sobre Crise das Infinitas Terras é também contar a história da própria DC Comics. Criada na década de 30, a editora sempre foi uma referência no âmbito dos super-heróis, criando ícones como Superman, Batman e Mulher-Maravilha. Mesmo após o final da Era de Ouro dos Quadrinhos, a empresa conseguiu manter os seus principais títulos e revitalizou outros –criando novas versões de personagens como Flash e Lanterna Verde, por exemplo – intensificando a mitologia desse estilo de história em quadrinhos.
 
Ao longo dos anos, a sede por novas e instigantes histórias fizeram com que os criadores da empresa procurassem mais do que a criação de novos personagens. Em Flash Comics #123, o encontro entre as duas encarnações do personagem (Jay Garrick, da década de 40, e Barry Allen dos anos 50) estimulou a revitalização de tudo que tinha sido criado anteriormente como um universo distinto daquele que era publicado na época. Com grande interesse do público sobre o tema, outras histórias foram levando a descoberta de novos mundos que brincavam com versões dos já conhecidos heróis ou até assimilavam protagonistas de outras editoras que eram adquiridas pela DC.



Os primeiros encontros entre os personagens da
Terra-1 (Liga da Justiça) e Terra-2 (Sociedade da Justiça)

 
No decorrer da década de 60 e 70, até o início dos anos 80, as extensas versões de um mesmo personagem e um número infinito de universos fez com que a confusão tomasse conta das histórias da Dectetive Comics. Em uma crise sem precedentes, quase sendo adquirida pela Marvel, a sua maior concorrente no momento, foi tomada a decisão de reformular aquele grande número de personagens e dar um pouco de coerência para o entendimento dos fãs. Dessa maneira, Crise nas Infinitas Terras funciona como uma mega-saga que se despede do passado e abre as portas da editora para um novo tempo, colocando nas páginas da história um teste de fogo para a sobrevivência dos super-heróis para um novo mundo.
 
Apesar de anos depois o conceito do Multiverso ter sido retomado, Crise é um conto atemporal que demonstra de forma magistral o verdadeiro épico ao qual todos os heróis estão prontos para enfrentar.

 
Crise nas Infinitas Terras sairá no formato 18,5 x 27,5 cm, com 464 páginas e capa dura, ao preço de R$ 115,00.

Histórico de Conteúdo