Terça, 12 de Dezembro de 2017 - 20:50

Fotógrafa da Secom recebe prêmio em concurso nacional

Fotógrafa da Secom recebe prêmio em concurso nacional
Foto: Rennan Calixto | Gov Ba

A fotógrafa Paula Fróes que faz parte da equipe de fotografia da Secretária de Comunicação Social do Estado (Secom) conquistou o primeiro lugar no concurso Olhares Inspiradores, promovido pela Canon, com a fotografia "Abundância". "Esse foi o primeiro banho de Adilson com água em abundância no quilombo Alto do Bonito, em Senhor do Bonfim, no sertão da Bahia. Eu fiz em 2010, quando o Governo do Estado entregou três cisternas de produção e de consumo no quilombo. É a fotografia que mais marcou a minha vida, tanto que eu não esqueço o nome do garoto", explica Paula. A imagem vencedora concorreu com 3623 inscrições de profissionais de todo o país.

Luan Santana se torna calouro em gravações do filme 'Chacrinha: o Velho Guerreiro'
Foto: Divulgação

O cantor Luan Santana gravou uma participação no filme “Chacrinha: o Velho Guerreiro”, ele representou um dos calouros e se colocou à prova das buzinas do apresentador. O sertanejo filmou na madrugada desta terça (12) no Rio de Janeiro e disse que reviveu um momento da cultura brasileira e que a existência de Chacrinha foi um divisor de águas. Luan afirmou que ficou muito feliz com a oportunidade de interpretar canções que marcaram a história da música brasileira. Produzido por Cosimo Valerio, Angelo Salvetti e Altino Pavan e dirigido por Andrucha Waddington, o filme está previsto para lançar em setembro de 2018. 

Terça, 12 de Dezembro de 2017 - 18:50

Novas apresentações natalinas em Salvador

Novas apresentações natalinas em Salvador
Foto: Divulgação

Salvador ganha esse ano mais uma programação para o natal, a Bahiatursa promove a partir do dia 16 de dezembro três apresentações natalinas. O evento acontecerá no Pelourinho, Parque São Bartolomeu e no Metrô com apresentações de corais e cenografia mapeada. “Os turistas, além de curtir as nossas belas praias e conhecer as igrejas e museus, vão ter a opção de se encantar como o nosso Natal. Vamos gerar, com esta ação, uma nova tradição na Bahia”, afirma Diogo Medrado, superintendente da Bahiatursa. O Natal no Pelourinho e no Subúrbio acontecerá no dia 16 e 17, e o Natal no Metrô acontecerá nos dias 18 e 19.  

Salvador terá programação especial para pré-estreia de 'Star Wars - Os Últimos Jedi'
Foto: Divulgação

A pré-estreia do filme "Star Wars – Os Últimos Jedi" acontece nesta quarta-feira (13). O filme é o segundo da nova trilogia da saga, dirigido por Rian Johnson, e mostra o encontro entre Luke Skywalker e a jovem Rey, que busca entender os caminhos da Força, ao mesmo tempo que o Primeio Império de Kylo Ren se reorganiza para enfrentar a Aliança Rebelde. João Marcelo, que faz parte da equipe do Conselho Jedi da Bahia, conversou com o BN e disse que as expectativas dos fãs estão grandes. "Muitos países já tiveram acesso e os comentários sobre o mesmo são positivos, os fãs acreditam que o filme será inovador e disruptivo comparado aos outros", contou João. Os fãs que forem assistir ao filme nesta quarta no Salvador Shopping irão encontrar o Conselho, que estará reunido no lounge do Cinemark, realizando sorteios, quiz com premiações, e também poderão tirar fotos com os cosplays de personagens do "Os Últimos Jedi".  

Terça, 12 de Dezembro de 2017 - 16:50

Eva Todor deixa sua fortuna para três funcionários

Eva Todor deixa sua fortuna para três funcionários
Foto: Divulgação

A atriz Eva Todor, que faleceu no último domingo (10) (veja aqui), deixou uma fortuna para apenas três pessoas e, ao contrário do que se imagina, não são parentes. A empregada, o motorista e o secretário da atriz poderão ter direito à imóveis e à uma quantia acumulada em conta corrente há mais de 30 anos de carreira. Segundo o TV Foco, esses funcionários foram as pessoas que estiveram juntos à Eva em momentos importantes, e principalmente quando a atriz lutava contra o Mal de Parkinson e a Pneumonia, sendo esta última, a responsável pela sua morte.

Dão desembarca em Juazeiro neste sábado pelo projeto Circuito Bahia
Foto: Gaston Ramseyer / Divulgação

O cantor e compositor Dão e sua banda Caravana Black chegam a Juazeiro, neste sábado (16), com o show “Nobre Balanço”. A apresentação, que acontece no Centro de Cultura João Gilberto, a partir das 20h, integra o Circuito Bahia, projeto que já passou por cidades, como Porto Seguro, Salvador e Santo Amaro. No palco, o público poderá conferir a black music contemporânea mesclada por ritmos brasileiros, marca do estilo do artista. Já o show de abertura ficará por conta do jovem cantor juazeirense Fatel, que em junho deste ano lançou seu primeiro EP, “Narciso”, e recentemente recebeu o prêmio do Júri Popular no XX Festival Edésio Santos da Canção, defendendo a música "Juazeiranidade", de sua autoria.


SERVIÇO
O QUÊ:
Dão & a Caravana Black – “Nobre Balanço” – Circuito Bahia
QUANDO: Sábado, 16 de dezembro, às 20h
ONDE: Centro de Cultura João Gilberto – Juazeiro (BA)
VALOR: Entrada gratuita

Grupo Botequim faz última roda de samba do ano nesta sexta no Santo Antônio
Foto: Divulgação

O Grupo Botequim realiza a última edição do ano de sua tradicional roda de samba, nesta sexta-feira (15), a partir das 21h, no pátio da igreja do Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador. Na ocasião, os anfitriões recebem o compositor baiano Tom Barreto como convidado especial. No repertório do Grupo Botequim, canções autorais registradas no álbum “Festa no Botequim”, lançado em 2016, além de canções de nomes, como João Nogueira, Cartola, Nelson Cavaquinho, Batatinha e Nelson Rufino.  A banda é formada por Roberto Ribeiro (cavaco e voz), Pedrão (violão e voz), Tito Fukunaga (flauta e percussão), Natan Maurício (surdo), Washington Rodrigues (Violão 7 cordas) e Everton Marco (percussão e voz).

 
SERVIÇO
O QUÊ:
Última Roda de Samba do Ano - Grupo Botequim
QUANDO: Sexta-feira, 15 de dezembro, às 21h
ONDE: Pátio da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo – Salvador (BA)
VALOR: R$ 15

Caravana da Música chega a Lauro de Freitas com Samba Chula João do Boi
Foto: Fidelis Melo / Divulgação

Depois de passar por Senhor do Bonfim, Juazeiro, Vitória da Conquista, Lençóis, Itacaré e Ilhéus, o Caravana da Música chega a Lauro de Freitas, neste sábado (16), com show do Samba Chula João do Boi, às 16h, na Praça da Matriz. Além da apresentação gratuita, os músicos do grupo irão oferecer a oficina “Samba no Pé e Samba na Mão”, das 9h às 12h, na Casa Paroquial Santo Amaro de Ipitanga. Voltada para músicos, estudantes e pessoas interessadas em mergulhar no universo do samba chula e nas raízes da Música Popular Brasileira, a atividade formativa contará com 30 vagas. Os interessados devem se inscrever por e-mail, enviando nome completo, RG e idade para contato@mareproducoes.com.br.

 

O Samba Chula João do Boi foi criado em 2015 pelo líder João Saturno, mais conhecido como João do Boi. Ele é um dos maiores representantes da tradição oral do Samba de Roda do Recôncavo, expressão cultural reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Imaterial da Humanidade, desde 2005. Com seu pandeiro em punho, João do Boi e seu grupo entoam um repertório de chulas autorais e de domínio público, que cantam temas como o samba, a viola, a mulher, a vida do trabalho da roça e do mar. O grupo trabalha com chulas lúdicas, piadas e conselhos irônicos, através de pequenas parábolas que ironizam situações tragicômicas da vida cotidiana de São Braz, uma vila da cidade de Santo Amaro-Bahia.

 

SERVIÇO
Caravana da Música ano II - Edição Lauro de Freitas

O QUÊ: Oficina - Samba no Pé e Samba na Mão
QUANDO: Sábado, 16 de dezembro, das 9h às 12h
ONDE: Casa Paroquial - Paróquia Santo Amaro de Ipitanga/ Lauro de Freitas
VALOR: Grátis

 

O QUÊ: Samba Chula João do Boi
QUANDO: Sábado, 16 de dezembro, às 16h
ONDE: Praça da Matriz, Lauro de Freitas
VALOR: Grátis

Caetano entra com queixa-crime no STF contra Feliciano por injúria e difamação
Foto: Divulgação

Os advogados de Caetano Veloso deram entrada em uma queixa-crime no Supremo Tribunal Federal (STF), contra o deputado federal Marco Feliciano (PSC-RJ), nesta segunda-feira (11). De acordo com informações do jornal O Globo, a defesa pede a condenação do parlamentar por injúria e difamação, após ele acusar o artista de pedofilia e estupro, além de questionar o fato de o Ministério Público Federal (MPF) não pedir a prisão do cantor. Nas redes sociais, Feliciano ataca o MPF afirmando que Caetano deveria ser preso, já que "estupro é crime imprescritível", e diz que na internet é possível "encontrar ele [Caetano] dizendo que tirou a virgindade de uma menina de 13 anos" em sua festa de 40 anos. Ainda segundo a publicação, os advogados sustentam que o deputado partiu para os ataques pessoais contra o cantor, depois que Caetano demonstrou apoio a uma performance que exibia nudez no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Em um vídeo publicado por Marco Feliciano à época, ele diz que os artistas que a apoiam "estão em campanha pela exposição de sexo e nudez" e que são "hipócritas e desonestos", dignos de "serem transformados em piada". "Caetano Veloso se incomodou porque eu falei que ele... por que que o Ministério Público não faz uma representação contra o Caetano Veloso porque em inúmeros sites da internet você vai encontrar ele dizendo que tirou a virgindade de uma menina de 13 anos de idade na festa de 40 anos dele. Todos nós sabemos que isso é crime, isso é estupro de vulnerável, isso é pedofilia e o Caetano se incomodou com isso e mandou uma notificação extrajudicial ", diz o parlamentar, no vídeo. Os advogados defendem que as declarações devem ser enquadradas como injúria e difamação, já que a intenção foi, “inequivocadamente”, a de ofender. "Ao dizer que o querelante merece ter a prisão requisitada pelo Ministério Público Federal porque estupro é crime, o querelado intenta, por óbvio, chamá-lo de estuprador. Apesar de a conduta que o deputado imputa ao querelante ser crime em nosso ordenamento, como não há uma narração fática nesse trecho, mas ‘somente’ a atribuição de defeitos hipotéticos, a conduta do parlamentar se amolda ao tipo penal da injúria", argumentam. A assessoria de Feliciano informou que o deputado não foi notificado e não tem conhecimento do processo.

O Solar Music Festival retoma programação com jazz, blues, MPB e bossa nova
Foto: Reprodução / Facebook

O Solar Music Festival retoma sua programação desta quinta-feira (14) até o sábado (16), no Restaurante Solar, situado na rua Fonte do Boi, no Rio Vermelho, em Salvador. O quarteto Bago de Jazz sobe ao palco na quinta, a partir das 20h30, com o melhor do jazz nacional e internacional. Na sexta (15), no mesmo horário, a dupla de músicos Álvaro Assmar & Erica Assmar, interpreta um repertório que contempla o blues mundial. Já no sábado (16), Horácio Barros Reis e Mario Soares fazem um show com um setlist de MPB e bossa nova, a partir das 13h. O couvert artístico custa R$ 15.


SERVIÇO
O QUÊ:
Solar Music Festival
QUANDO: 14 a 16 de dezembro. Quinta e sexta, às 20h30 e sábado, às 13h
ONDE: Restaurante Solar – Rua Fonte do Boi, 24 – Rio Vermelho – Salvador (BA)
VALOR: Couvert artístico custa R$ 15

Verão da Arena terá Saulo, Durval, SOJA e Natiruts; programação começa em janeiro
Banda SOJA | Foto: Luiza Girardello / Focka

Com seis sábados de festa, o “Verão da Arena” vai contar com shows de samba, reggae, rap, axé e outros gêneros musicais. A programação vai de 6 de janeiro a 3 de fevereiro na Arena Fonte Nova. Detalhes de cada data, como preços, horários e venda de ingressos em breve serão divulgados.

 

A primeira edição será comandada pelo grupo Batifun, que apresenta o “Boteco do Batifun” na Praça Sul do estádio, com releituras do samba, hits do cenário brasileiro atual e também canções autorais do grupo. No fim de semana seguinte, dia 13, serão duas atrações: Durval Lelys e Saulo levam axé para Arena a partir das 15h. Na sequência, dia 20, é a vez do reggae. Natiruts apresenta o novo show, "Índigo Cristal", e a banda estadunidense SOJA, a turnê "Poetry in Motion".

 

Dia 27, a Arena recebe seu primeiro evento de Sound System. Será uma virada cultural, com 10 horas de música, ao som de Lazzo, BNegão, Russo Passapusso, Black Alien + Digital Dub, Princesa Fatty + Monkey Jhayan + Horsema, Ministereo Público e o grupo Deskareggae. A programação chega ao fim com o último ensaio do Bloco Harém antes do Carnaval. No dia 3 de fevereiro, o anfitrião do bloco, Alexandre Peixe, vai cantar para o público do estádio.

 

SERVIÇO

O QUÊ: Verão da Arena

PROGRAMAÇÃO:

- 06/01: Boteco Batifun

- 13/01: Durval Lelys e Saulo

- 20/01: SOJA e Natiruts

- 27/01: Arena Sound System

- 03/02: Bloco Hárem

ONDE: Praça Sul da Arena Fonte Nova

VALOR: Divulgação em breve

Terça, 12 de Dezembro de 2017 - 10:50

Karol Conka denuncia assédio sexual em hotel no Rio: 'Dei na cara dele'

por Estadão Conteúdo

Karol Conka denuncia assédio sexual em hotel no Rio: 'Dei na cara dele'
Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (11), a rapper e atriz Karol Conka estava no Sheraton Rio, no Leblon, zona sul da cidade, quando presenciou um homem estrangeiro assediando duas mulheres na área da piscina. Ela relatou o caso em vídeos publicados no Stories do Instagram. "A gente está aqui no Sheraton curtindo um final de trabalho para chegar esse gringo filho da p**a, aproveitador, e chamar as meninas de p**a e passar a mão nelas. É o dia inteiro isso, todo dia isso, gringo folgado. Agora, eu acho que a medida que tinha que ser tomada pelo Sheraton é a seguinte: o cara passou a mão nas meninas, fez gesto obsceno, tira o cara do local onde está todo mundo curtindo e vai resolver para lá. Mas não, estão aqui tranquilamente, só faltam dar beijinho na testa do tarado do c*****o", falou a cantora.

Karol então mostrou as duas mulheres que foram assediadas, e uma delas, indignada, disse: "Agora imagina se é uma garota menor, que tem 10, 11 anos?". A cantora voltou a publicar mais vídeos após alguns minutos para contar o desfecho da história, revelando que ela teve de partir para a agressão física para defender as vítimas devido à negligência do hotel. "A gerência do hotel disse que levou ele para lá, não acabou resolvendo muito. Na verdade, quem teve que resolver fui eu, acabei dando na cara dele. O pior é a galera justificar essa atitude ridícula falando que ele está bêbado, fora de si. Esses gringos têm que aprender, e todos vocês, caras folgados: não importa se você bebeu, você tem que respeitar. O que eu fico mais indignada é que, se não fosse eu chegar aqui e causar um auê, o pessoal, os seguranças continuariam assistindo a ele assediando a mulher e não iam fazer nada", contou.

A artista ainda falou que, no momento em que bateu no homem, os seguranças tentaram impedi-la. "Sabe o que foi pior? Na hora em que eu dei na cara desse merda, desse lixo, os seguranças falaram assim: 'Não agrida'. Ah, então ele pode chegar aqui e passar a mão na menina, ficar com o 'bindolo' (sic) de fora, se masturbando, e eu não posso dar na cara desse lixo? Quando você se cala diante de uma situação de abuso e agressão, você é cúmplice. Quando você vir uma situação dessa, reaja, não fique ao lado do agressor", finalizou. Karol ainda publicou um texto, dizendo que o Sheraton Rio não está preparado para lidar com situações de assédio sexual. Procurado pela reportagem, o hotel não havia enviado resposta até a publicação desta matéria. 

Bruce Brown, diretor do clássico ‘The Endless Summer’, morre aos 80 anos
Foto: Divulgação

O cineasta Bruce Brown, diretor do clássico filme "The Endless Summer" (1966), morreu aos 80 anos, neste domingo (10). A informação foi confirmada por sua empresa, a Bruce Brown Films, pela internet. Considerado o pioneiro da indústria de filmes que definiu a categoria "surf movie", de acordo com informações do jornal O Globo, ele morreu enquanto dormia em sua casa, em Santa Barbara, perto de Los Angeles, na Califórnia, Estados Unidos.

 

Nascido em São Francisco, no Norte da Califórnia, em 1937, Bruce Brown começou a surfar aos 10 anos, após se mudar para Long Beach. Em 1955, fez seu primeiro curta-metragem sobre o esporte, quando servia a Marinha dos Estados Unidos no Havaí. "The Endless Summer" veio cerca de 10 anos depois, e conta a história de dois amigos que viajam o mundo em busca da onda perfeita. Em 1994 foi lançado o "The Endless Summer 2", que reuniu outra vez os dois amigos e mostrou as mudanças pelas quais o surf passou.

‘Trasparenze’: Palacete das Artes recebe exposição do artista italiano Marco Orlandi
Foto: Reprodução

O Palacete das Artes recebe a exposição ‘Trasparenze’, do artista italiano Marco Orlandi, desta terça-feira (12) até 14 de janeiro de 2018. Pela primeira vez no Brasil, a mostra, que conta com 20 quadros, nasce dos conceitos de física quântica, cujos princípios evidenciam que as coisas estão ligadas entre si, na forma de energia que as constitui. A partir desta ideia, a exposição  tem como proposta mostrar a forma pela qual os corpos e objetos estão interligados, interagindo, penetrando e dissolvendo uns nos outros. “Quando a nossa relação com o nosso corpo é comprimida, não é autêntica. Dessa forma é determinado pelos medos e pensamentos negativos. Hoje, as nossas culturas têm sufocado as nossas almas. As religiões têm nos impedido de sermos naturais, simples. Temos que ser como a sociedade quer, nos impedindo de tocar a nossa essência, de sermos simplesmente únicos”, declara o artista plástico, que até os 18 anos não sabia sequer que tinha talento para a arte. Orlandi, que nasceu em Subiaco, na província de Roma, na Itália, começou a desenhar após sofrer um acidente quando mergulhava. Pelo fato de ter ficado surdo, passou a se comunicar através da escrita, desenvolvendo a partir daí o desenho. Mesmo depois de se recuperar, o artista não parou mais de trabalhar na sua arte. A exposição fica aberta de terça a sexta, das 13h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h.

 

SERVIÇO
O QUÊ:
Exposição “Trasparenze”, de Marco Orlandi
QUANDO: Abertura no dia 12 de dezembro, às 14h | Visitação até 14 de janeiro de 2018. De terça a sexta, das 13h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h
ONDE: Palacete das Artes – Rua da Graça – Salvador (BA)
VALOR: Grátis

Terça, 12 de Dezembro de 2017 - 08:35

Giro: Brunch Natalino

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Brunch Natalino
Carlos Rodeiro | Foto: Divulgação
As criações mais famosas do joalheiro Carlos Rodeiro vão ilustrar o brunch natalino da Paradoxus, que vai acontecer nesta quinta-feira (14), a partir das 11h, na Barra. O evento contará com uma mesa assinada pela arquiteta Cristina Calumby em homenagem a Rosário Magalhães, presidente da ONG Parque Social.

O encontro contará com um trunk show de joias famosas assinadas por Carlos Rodeiro, como as famosas Pulseiras do Bonfim e Pencas de Patuás, assim como a linha de festas de final de ano, rica em pedras preciosas. As convidadas também poderão se encantar com as peças das coleções Búzios e Folhas do Gantois, queridinhas de famosos como Daniela Mercury, Ivete Sangalo e Anitta.

O brunch será beneficente, com isso, terá parte de suas vendas revertidas para a Instituição CAASAH, Casa de Apoio e Assistência do Portador do Vírus HIV Aids, localizada no Mont Serrat, em Salvador.

Àttooxxá recebe Rincon Sapiência na abertura da temporada de verão no Pelourinho
Foto: Rafael Ramos / Divulgação

O Àttooxxá, que esta semana lança duas faixas inéditas - “Tá Batenu” e “Rebola a Raba” -, inicia sua temporada de verão no dia 22 de dezembro, no Largo Tereza Batista, no Pelourinho. A primeira edição da festa, que recebe o nome de uma das novas canções, “Tá Batenu”, contará com a participação de rapper e poeta paulista Rincon Sapiência. O primeiro lote dos ingressos está à venda no Sympla por R$ 22 (meia) e R$ 44 (inteira), além da inteira solidária por R$ 22 e 1kg de alimento, que deve ser entregue no dia. 


SERVIÇO
O QUÊ:
Àttooxxá - Tá Batenu 
QUANDO: Sexta-feira, 22 dezembro, às 21h
ONDE: Largo Tereza Batista – Pelourinho – Salvador (BA)
VALOR: R$ 22 (meia) e R$ 44 (inteira), além da inteira solidária por R$ 22 + 1kg de alimento (para ser entregue no dia)

Historiador lança livro 'Nagé, o homem que lutou capoeira até morrer'
Capa do livro lançado nesta quinta | Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (14), será lançado o livro "Nagé, o homem que lutou capoeira até morrer", escrito pelo historiador Frede Abreu, que morreu em 2013 e é conhecido pelos seus estudos sobre capoeira. Na solenidade de lançamento, será realizada mesa de debate com pesquisadores e mestres de capoeira, onde destaca-se a presença da Mestra Janja Araújo e dos historiadores Antônio Liberac e Pedro Abib. Haverá também roda de capoeira com expoentes da capoeira de rua e roda de samba rural. O livro foi selecionado pelo edital setorial de culturas identitárias da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult - BA) e custará R$ 70, valor promocional por causa do lançamento. Ele foi editado pela Barabô Editora, sob a supervisão de Elza Abreu, filha e curadora do acervo deixado pelo pesquisador Frede Abreu.  

 

SERVIÇO
O QUÊ:
Lançamento do livro ''Nagé, o homem que lutou capoeira até morrer'' do historiador Frede Abreu
ONDE: Forte da Capoeira - Santo Antônio Além do Carmo - Salvador 
QUANDO: Quinta-feira, 14 de dezembro, às 18h
VALOR: Gratuito 

Zambianchi diz que é 'um prejuízo' seu nome virar apelido de réu da Lava-Jato
Foto: Reprodução / DeFato online

O cantor Kiko Zambianchi, conhecido por composições como "Primeiros Erros" e "Rolam as Pedras", se pronunciou após seu nome aparecer como apelido designado a Francisco de Assis, um dos investigados pela Lava Jato. "É um prejuízo meu nome estar envolvido em uma coisa desta sem motivo e ao lado de bandidos", afirmou à Folha de S. Paulo nesta segunda-feira (1). Francisco de Assis Neto foi secretário-adjunto de comunicação social do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB) e estaria envolvido no sistema de corrupção de Cabral, aparecendo nas planilhas da Odebrecht como "Zambi". Apesar de inicialmente ter achado graça da situação, Kiko Zambianchi estuda entrar com uma ação contra o ex-secretário, após ponderar que a situação poderia deixar uma mancha em sua reputação. "Será que a polícia em nenhum momento não pensou que eu mesmo não estava envolvido com isso? Será que as pessoas veem o meu nome e sabem discernir o que é uma coisa e o que é outra?", questionou, reiterando que utilizar seu nome é uma "sacanagem, uma canalhice".  Para ele, a situação da política no país é deprimente e assustadora. "A gente devia parar tudo e tirar todo mundo de lá, inclusive do STF. Está tudo contaminado, uma bagunça total", disse Zambianchi.

Segunda, 11 de Dezembro de 2017 - 19:50

'A Forma da Água', Guillermo Del Toro, lidera indicações ao Globo de Ouro 2018

por Estadão Conteúdo

'A Forma da Água', Guillermo Del Toro, lidera indicações ao Globo de Ouro 2018
Foto: Divulgação

A Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood anunciou nesta segunda-feira (11), os indicados à 75ª edição da premiação do Globo de Ouro de 2018, que homenageia as melhores produções para a TV e para o cinema. A cerimônia do Globo de Ouro, marcada para o dia 7 de janeiro, é a primeira das festividades da chamada temporada de premiações, que culmina com o Oscar, que em 2018 será realizado no dia 4 de março. A Forma da Água, de Guillermo Del Toro, lidera as indicações entre os filmes, concorrendo em sete categorias, incluindo melhor filme de drama e melhor diretor. "The Post - A Guerra Secreta", de Steven Spielberg, vem em segundo, com cinco indicações. "Lady Bird - A Hora de Voar", de Greta Gerwig, lidera entre os filmes de comédia, com quatro indicações. A cineasta, porém, não foi indicada ao prêmio de melhor diretor. Na categoria, mais uma vez, foram indicados apenas homens, além de Del Toro e Spielberg, Christopher Nolan, por "Dunkirk", Martin McDonagh, por "Three Billboards Outside Ebbing, Missouri", e Ridley Scott, por "Todo o Dinheiro do Mundo". O filme de Scott, aliás, recebeu outra indicação importante. Christopher Plummer, que gravou sua participação apenas há pouco mais de uma semana, foi indicado como melhor ator coadjuvante. O papel seria de Kevin Spacey, mas o cineasta preferiu retirá-lo do filme, faltando um mês para a estreia, que já estava pronto, nos EUA, após as acusações de assédio sexual contra o ator. Entre os indicados aos prêmios de televisão, a minissérie "Big Little Lies", da HBO, é o principal destaque, concorrendo ao lado de produções como "Feud: Bette and Joan e The Sinner". Pela série, que recentemente teve uma segunda temporada oficializada, Reese Whiterspoon e Nicole Kidman concorrem como melhor atriz, Shailene Woodley e Laura Dern concorrem como melhor atriz coadjuvante e ainda Alexander Skarsgard concorre como melhor ator coadjuvante.

Exposição 'Santos Dumont - Herói Brasileiro' acontece em Salvador até o dia 17
Foto: Divulgação

Segue em cartaz a exposição 'Santos Dumont – Herói Brasileiro', no Salvador Shopping, até 17 de dezembro. Diversos artefatos originais do acervo do Museu Cabangu, que ocupa a casa onde o aviador nasceu, estão em exibição, como o berço usado quando criança e o motor utilizado no balão N°1. Também é possível encontrar reproduções do 14 Bis em tamanho reduzido e do Demoiselle, nas dimensões reais. A mostra conta com objetos pessoais, fotografias e documentos raros de Dumont, além de espaço para oficina e um simulador de voo. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

 

SERVIÇO
O QUÊ: Exposição Santos Dumont – Herói Brasileiro
QUANDO: Segunda a sábado, das 09h às 22h; domingos e feriados, das 13h às 21h
ONDE: Salvador Shopping (Piso L2)
VALOR: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). Preços especiais para escolas e grupos, mediante agendamento através do telefone (71) 99216-3340 ou do e-mail grupos@exhibitionclub.com.br

Segunda, 11 de Dezembro de 2017 - 16:50

Beyoncé ordena que cerveja em sua homenagem pare de ser produzida

por Estadão Conteúdo

Beyoncé ordena que cerveja em sua homenagem pare de ser produzida
Foto: Reprodução / Instagram

Nem sempre as personalidades gostam das homenagens feitas pelos fãs. Uma cervejaria do Brooklyn, nos Estados Unidos, recebeu ordens para encerrar a produção de uma bebida inspirada em Beyoncé. A cerveja Biëryonce foi produzida inicialmente em outubro de 2016 e voltou a ser vendida este ano por conta da alta demanda popular. A lata traz o nome da bebida no mesmo estilo da capa do álbum Beyoncé, ganhador do Grammy em 2013. A dona da cervejaria, Katarina Martinez, contou ao portal Bon Appetit que a cantora é uma fonte de inspiração e empoderamento para ela. Katarina disse ao portal Pitchfork que criou a bebida após não poder comparecer a uma apresentação da Beyoncé e acreditou que estaria prestando uma homenagem. "Estamos desapontados que ela não considerou como um elogio, mas tudo bem. Foi divertido enquanto durou", falou.

Segunda, 11 de Dezembro de 2017 - 15:50

Baile de Máscaras anima réveillon do Lálá Multiespaço 

Baile de Máscaras anima réveillon do Lálá Multiespaço 
Foto: Nila Carneiro/ Divulgação

O Lálá Multiespaço realiza a quarta edição de seu Baile de Máscaras para celebrar o réveillon. A festa começa às 22h do dia 31 de dezembro, animada pelos DJs elCabong, Catarina, Suzy 4Tons, Riffs e Jerônimo Sodré. Na ocasião, os três andares da casa serão ocupados pelas atrações musicais, que incluem em seus sets os mais diversos gêneros, com hits, clássicos e novidades da música brasileira; canções icônicas da música baiana; além de música negra e eletrônica. Os ingressos do primeiro lote custam R$ 60 e estão à venda na Mídia Louca e no site Sympla (clique aqui). 


SERVIÇO
O QUÊ:
Baile de Máscaras – Réveillon 2018
QUANDO: Domingo, 31 de dezembro, às 22h
ONDE: Lálá Multiespaço – Rio Vermelho – Salvador (BA)
VALOR: R$ 60 (primeiro lote)

‘For All’: Teatro Jorge Amado recebe espetáculo de dança com a história de Lampião
Foto: Divulgação

Contando a história de Lampião, o Rei do Cangaço, o espetáculo “For All” faz duas sessões nesta terça-feira (13), às 19h e 20h30, no Teatro Jorge Amado. Promovido pelo grupo de dança Forrozin, a montagem tem como objetivo tem como objetivo a valorização da cultura nordestina através do forró. “Não por acaso nos apresentamos no dia 13, dia nacional do forró e aniversário de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, que era um grande fã declarado de Lampião. Vamos homenagear esses dois personagens marcantes do Nordeste por meio das coreografias e também da encenação, que constrói a linha do tempo da história”, explica Daniel Maia, diretor do espetáculo. Os ingressos custam R$ 35.

 

SERVIÇO
O QUÊ:
Espetáculo “For All”
QUANDO: Terça-feira, 13 de dezembro, às 19h e 20h30
ONDE: Teatro Jorge Amado
VALOR: R$ 35

Segunda, 11 de Dezembro de 2017 - 14:00

Giro: 50 bem Alavonte!

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: 50 bem Alavonte!
Verena e Aloísio Carneiro | foto: Arquivo Pessoal

O médico Aloísio Carneiro (Loia) comemorou 50 com festão em Buraquinho. A comemoração teve shows de Gilmelândia e Alavontè, buffet assinado por Patricia Prazeres, decoração by Fernanda Brinço e um bar armado na lateral da pista, para não deixar ninguém de copo vazio. O anfitrião recepcionou os convidados, ao lado da mulher, Verena, e o clima era de animação, alegria e gratidão. Turma de amigos elegantes e sinceros, desde a época dos Maristas até os dias atuais, baixou em peso para brindar o queridíssimo aniversariante. Ah, os presentes foram trocados por doações para o Martagão Gesteira e o montante arrecadado na festa será utilizado para readequação das enfermarias do 3º e 4º andar. Show! Parabéns, Loia! Vamos aos cliques?


Magary Lord e Ricardo Chaves

Manuela e Mauricio Martins

 

Lydia e Marco Césare

Leco Levita e Irá Salles

Patricia e Alexandre Visnevski

Gabriela e Ricardo Queiroz

Livia e Marcus Coutinho

Tessália e Braulio Xavier

Ticiana Alonso e Mariana Gusmão

Marcos Leão e Kika Mamede

Lorena e Otonei Veloso

Camila e Alberto Lopes

Cau e Cecilia Biglia

Simone e Renato Tourinho

Gau Cunha e Andrea Miranda

Frank e Monica Alcântara

Renata Alcântara e Marema

O bolo


 

Inscrição para candidatos e votantes em eleição de conselheiros de cultura abre na terça
Foto: Divulgação

Abre nesta terça-feira (12), a partir das 9h, as inscrições para candidatos e eleitores do processo que definirá os novos titulares e suplentes do Conselho Estadual de Cultura da Bahia. Os interessados podem se inscrever até às 18h desta quinta-feira (14), na página da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult) na internet (clique aqui).  Ao todo serão eleitos 10 titulares e 10 suplentes, que terão mandados de quatro anos, no período de 2018 e 2021. Metade das vagas se destinam a membros dos segmentos culturais e a outra, a representantes dos territórios de identidade cultural do Estado. A divulgação das candidaturas homologadas acontecerá no dia 15 de fevereiro de 2018.

 

Para participar do processo como eleitor é necessário ser maior de 18 anos, residir na Bahia, além de não possuir cargo comissionado em nenhum ente da administração pública, não ser servidor da Secult, entre outras declarações que deverão ser assinaladas no formulário de cadastramento. Já os candidatos a conselheiro terão que atender aos critérios exigidos aos voantes, além de demonstrar a atuação no território ou segmento cultural ao qual pertence. Além disso, deve expor proposta para atuação no Conselho Estadual de Cultura (CEC), apresentar justificativa de sua candidatura, assim como outras declarações obrigatórias solicitadas no cadastro. Confira mais informações sobre os critérios da eleição.

‘Sense8’ ganha teaser com imagens de bastidores e cenas do episódio final; veja vídeo
Foto: Reprodução / Netflix

A Netflix divulgou, no último sábado (9), um teaser com imagens de bastidores e cenas do episódio final de “Sense8”, que terá duas horas de duração e está previsto para ser lançado em 2018. “O melhor sempre vem por último”, diz texto que acompanha o vídeo postado nas redes sociais da série, que chegou a ser cancelada em junho deste ano, depois de duas temporadas (clique aqui). Após protestos dos fãs apaixonados, a Netflix anunciou a gravação do episódio especial com o desfecho da trama, que ao concluir seu segundo ano deixou vários momentos decisivos em aberto. "Estou feliz que o universo conspirou para realinhar o que estava fora do eixo", comentou o ator Toby Onwumere, intérprete de Capheus, no teaser que acaba de ser divulgado. "Estou orgulhoso de fazer parte disso e feliz que vamos dar aos fãs um final que vai deixá-los satisfeitos", acrescentou Max Riemelt, que vive o personagem Wolfgang. 

 

Confira o teaser:

Segunda, 11 de Dezembro de 2017 - 11:50

'Eu deveria morar aqui', diz Will Smith na Comic Con

por Pedro Antunes e Gabriela Biló | Estadão Conteúdo

'Eu deveria morar aqui', diz Will Smith na Comic Con
Foto: Reprodução / Facebook

Às 17h, a fila em frente ao principal auditório vibrava excitação e ansiedade. O espaço, com 3,5 mil lugares, estava cheio. Para alguém entrar, era preciso que alguém saísse. E era pouco provável que alguém deixasse seu lugar pouco antes do último e mais esperado painel dos quatro anos da Comic Con Experience, evento dedicado à cultura pop que tomou o São Paulo Expo desde quarta, 6, encerrado no domingo. Ao todo, foram 227.451 pessoas em quatro dias. A Comic Con de San Diego, a mais famosa do mundo, atrai 156 mil pessoas. No auditório era exibido "Bright", o novo filme da Netflix, que estreia dia 22, dirigido por David Ayer. E veio Will Smith. O astro do filme de Ayer, com quem trabalhou em "Esquadrão Suicida", atravessou uma passarela sobre o público para uma entrevista ao vivo para o site Omelete, organizador do evento. No caminho, Will era só sorrisos. Se havia uma tensão nos bastidores sobre o comportamento do astro - estrelas de Hollywood, afinal, são sempre imprevisíveis -, isso logo acabou. "Will! Will! Will!", gritavam - e era possível ouvir de dentro do auditório. O ator distribuiu sorrisos, entregou regalos e acenos para o público. Entrevista feita - e era possível acompanhá-la pelo vidro -, Smith voltou pelo caminho, saudado pela multidão.

"Bright" já estava no fim quando os gritos voltaram do lado de fora. Logo, Smith estaria no palco do painel ao lado de Ayer e Joel Edgerton. E, diante da plateia, Smith é o rei. Domina o público com elogios. "Eu deveria morar aqui", brinca, sobre a recepção acalorada. Só sorrisos, ele ainda improvisou um beat box com o público. "Eu grito 'bra' e vocês gritam 'sil'." Ele ainda rimou o tema de "Um Maluco no Pedaço", série de humor de sucesso nos anos 1990. O público, é claro, ergueu seus celulares e registrou tudo. Por fim, Smith ainda assinou um disco de hip-hop em vinil, Homebase, lançado por ele em 1991. "Bright" é, como Smith descreveu, "um encontro entre (os filmes) Dia de Treinamento e O Senhor dos Anéis". "David Ayer é um dos diretores de uma lista que eu tenho. Todos os nomes ali, como Ang Lee, Michael Bay e Christopher Nolan. Se algum nome desses me chama, eu vou." "Bright" coloca, na mesma viatura de polícia, o humano Daryl Ward (Smith) e um orc Nick Jacoby (Edgerton). Os personagens vivem em um mundo no qual orcs, humanos, elfos e fadas coexistem - e, sim, as varinhas de condão são itens poderosos. Talvez só não tão poderosas quanto o carisma de Will Smith. 

Roteirista da ‘Turma do Xaxado’ lança livro ‘Bem-vinda assombração’ em Salvador e Ilhéus
Fotos: Divulgação

O romance infantojuvenil “Bem-vinda assombração”, do baiano Tom S. Figueiredo, será lançado nesta sexta-feira (15), em Salvador, e no dia 19 de dezembro, em Ilhéus. Com 140 páginas, a obra conta as aventuras dos irmãos Cal e Lucinha, que sem avisar aos pais, decidem oferecer o apartamento onde moram para hospedar assombrações. A ideia era alegrar a mãe, atarefada com a finalização da dissertação do mestrado, mas a dupla acaba se metendo em muita confusão. Com um texto bem humorado, “Bem-vinda assombração” aborda temas como ficção e vida, incomunicabilidade entre as pessoas, medo do tempo, convenções familiares, ambiguidade de certos conceitos, além da paixão pelo livro enquanto objeto. “O que me levou a escrever o livro foi contar uma história na qual eu pudesse explorar um tipo de olhar criativo e maravilhado que as crianças têm sobre a realidade e que a gente vai perdendo quando se torna adulto; um olhar que traz o fantástico para o cotidiano como uma coisa normal (tão normal quando convidar assombrações para ficar em casa). Isso está presente no livro todo, na maneira como as duas crianças protagonistas – moradoras de uma cidade grande – lidam com as assombrações que aparecem no apartamento”, explica o autor, que por dez anos foi roteirista da “Turma do Xaxado”, de Antonio Cedraz. Nascido em Itapetinga, Tom S. Figueiredo morou por mais de 20 anos em Salvador e há cinco reside na cidade de Ilhéus.


Contemplado pelo Edital Setorial de Literatura, “Bem-vinda assombração” é financiado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia.  A editoração e projeto gráfico são da Editora Cedraz; a ilustração da capa é de autoria de Gildasio Rodrigues e a coordenação editorial foi feita pela empresa O Agente Literário. 


SERVIÇO
O QUÊ:
Lançamento do livro “Bem-vinda assombração”, de Tom S. Figueiredo
ONDE: Salvador - livraria LDM do Shopping Paseo – 15 de dezembro, às 17h
Ilhéus - Papirus Livraria – 19 de dezembro, às 17h
VALOR: Evento gratuito

Segunda, 11 de Dezembro de 2017 - 09:50

Matita Perê faz show no Teatro Sesi Rio Vermelho nesta quarta

Matita Perê faz show no Teatro Sesi Rio Vermelho nesta quarta
Foto: Divulgação

O Matita Perê, grupo baiano formado pelos músicos e compositores Borega, Rafael Galeffi e Luciano Aguiar, volta ao palco do Teatro Sesi Rio Vermelho, nesta quarta-feira (13), às 20h, com o show do disco “Reino dos Encourados”, lançado em abril deste ano (clique aqui e saiba mais). A apresentação conta com a participação da cantora Priscila Magalhães, que farpa um duo com Rafael Galeffi na faixa “Licor de Jenipapo”. Além da artista convidada, o Matita Perê receberá também Marcos Santos, na percuteira; e o acordeonista feirense Rogério Ferrer, que também participou da gravação do CD.
  

SERVIÇO
 O QUÊ:
Show Matita Perê - Reino dos Encourados
QUANDO: Quarta-feira, 13 de dezembro, às 20 horas
ONDE: Teatro Sesi Rio Vermelho (Rua Borges dos Reis, 9, Rio Vermelho, Salvador - BA)
VALOR: R$ 30 (inteira)

Segunda, 11 de Dezembro de 2017 - 09:00

Giro: Biografia

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Biografia
Sylvio Marback | Foto: Arquivo Pessoal
Sylvio Marback lança amanhã, dia 12, às 16h, no Saguão Nestor Duarte, na Assembléia Legislativa da Bahia, no CAB, o livro ‘Guilherme Marback – Itinerário de uma Vida’, que traça um minucioso perfil da identidade de seu pai, sob os mais variados aspectos da época por ele vivida. A tarde de autógrafos promete!

Histórico de Conteúdo