Bicicletrio presta homenagem a Raul Seixas no Carnaval de Salvador
Foto: Divulgação
O Bicicletrio Toca Raul se apresenta dois dias no carnaval pipoca de Salvador, na sexta-feira (24), às 19h, no Pelourinho, e no sábado (25), às 14h, no circuito Dodô. A iniciativa em homenagem ao artista baiano vai desfilar ao som do músico e produtor Marcos Clement e da Banda Arapuka. Além disso, o nanotrio movido a pedais traz também a Fanfarra do Recôncavo para a folia momesca, acompanhando a banda Arapuka. O projeto promete reunir os conceitos de boa música, divertimento e mobilidade urbana em uma só festa. O Bicicletrio Toca Raul terá cenografia temática feita de material reciclável pelo cenógrafo Ives Quaglia. Os músicos farão as apresentações com figurinos inspirados nos que Raul usava nos shows, clipes e capas de disco. O Bicicletrio é uma realização da Trevo Produções e conta com o apoio do Governo do Estado.
Quarta, 22 de Fevereiro de 2017 - 20:50

Adriana Calcanhotto lança livro reunindo poesias brasileiras

Adriana Calcanhotto lança livro reunindo poesias brasileiras
Foto: Divulgação
Adriana Calcanhotto lançou nessa quarta-feira (22) um livro intitulado “É Agora Como Nunca – Antologia Incompleta da Poesia Contemporânea Brasileira”. A publicação reuniu obras de 41 poetas brasileiros nascidos entre 1970 e 1990. A cantora se define como “Leitora de poesia diletante” e afirmou ter tido a ideia de criar o livro após perceber que não havia nada parecido para acompanhá-la nas férias de verão. Na compilação, estão nomes novos como o repórter e os colunistas da Folha, Bruno Molinero, Gregorio Duvivier e Fabricio Corsaletti, respectivamente, e as poetas Bruna Beber, Angélica Freitas e Estrela Ruiz Lemisnki. No livro há menções a Drummond, Leminski, e até mesmo a Wikipédia.
Inscrição de profissionais na Ordem dos Músicos não deve ser obrigatória, diz MPF
O Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA) recomendou à Ordem dos Músicos do Brasil - Seção Bahia (OMB-BA) que os músicos atuantes não podem ser obrigados a inscrever-se no órgão. A taxa de inscrição e anuidade não deve ser obrigada também. A recomendação é da procuradora da República Vanessa Previtera, que levou em consideração uma portaria do Ministério do Trabalho que expõe que a atividade de músico não está condicionada a inscrição na OMB.
Spotify anuncia 'sem querer' parceria entre The Chainsmokers e Coldplay; veja vídeo
Foto: Reprodução / Youtube
O Spotify colocou um banner em seu aplicativo anunciando o single intitulado “Something Just Like This”. Apesar da faixa informar que a música já está disponível, a faixa não está na plataforma de streaming. O Spotify anunciou “sem querer” uma parceria entre a dupla eletrônica The Chainsmokers com a banda Coldplay. Segundo o Your EDM, a canção promete ser hit e pode ser lançada a qualquer momento na plartaforma. De acordo com a NME, o The Chainsmokers soltou dois teasers dessa colaboração em setembro de 2016 no Snapchat, veja:
Bahia Notícias terá mais de 120h de cobertura do Carnaval 2017 em Salvador
Foto: Bahia Notícias

Consolidada como uma das maiores coberturas do Carnaval de Salvador, a equipe do Bahia Notícias está empenhada em trazer os melhores momentos da Folia de Momo a partir desta quarta-feira (22) até a Quarta-Feira de Cinzas, já em março. Serão mais de 30 profissionais totalmente dedicados aos bastidores da festa, à agenda dos artistas e às principais atrações, além da participação de políticos, de celebridades e de foliões na maior festa de rua do mundo! Ao todo, serão mais de 120h de plantão da redação e das ruas, contando tudo o que é necessário saber para ficar bem informado sobre os circuitos Dodô, Osmar, Batatinha e as ruas e vielas tão características do Carnaval de Salvador. Ondina, Barra, Pelourinho, Campo Grande, Avenida Sete, Praça Castro Alves, Praça da Sé, Praça Municipal, Farol da Barra e onde mais tiver Carnaval, o Bahia Notícias estará presente!

Quarta, 22 de Fevereiro de 2017 - 19:00

Giro: Desafio 42K vai acontecer na cidade de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Desafio 42K vai acontecer na cidade de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano
Foto: Divulgação

 

O circuito trail run - Desafio 42K, que vai acontecer na cidade de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, traz quatro opções de distâncias: 5 km, 10 km, 21 km e 42 km, O Desafio 42k etapa de Santo Amaro, que será no dia 29 de abril, promete unir esporte, natureza, saúde, qualidade de vida e consciência ambiental. Nesse contexto, com um ambiente selvagem, clima tropical e temperatura amena, o Desafio 42k promete fortes emoções; com trilhas que passam por lama, riachos, cachoeiras, subidas íngremes e paisagens de tirar o fôlego, nos arredores da cidade de Santo Amaro. As inscrições podem ser feitas no site oficial do evento: www.desafio42k.com/bahia.

Quarta, 22 de Fevereiro de 2017 - 18:50

Sasha Meneghel cria primeira coleção de roupas; veja

Sasha Meneghel cria primeira coleção de roupas; veja
Foto: Divulgação
Sasha Meneghel lançou sua coleção-cápsula em parceria com a Coca-Cola Jeans. O anúncio do début aconteceu em meados de agosto passado, antes da herdeira de Xuxa Meneghel se mudar para Nova York. A jovem atualmente reside nos Estados Unidos por conta das aulas de design na Parsons The New School of Fashion, a universidade de moda foi eleita pelo Business of Fashion como a melhor do país, em 2015.

O resultado da parceria entre a filha de Luciano Szafir e a marca foi divulgado em primeira mão para a Vogue. A grife publicou as fotos da campanha da linha criada pela neo fashionista, que foi fotografada em novembro de 2016 nas ruas de Tóquio, no Japão. Participaram do ensaio as modelos, Carol Oliveira e Alicia Kuczman, além do canto Di Ferrero. A coleção é misto de jeans destroyed, blusas em tamanho maxi, mini saias metalizadas e parkas militares em total sintonia com o estilo da garota. Aos interessados, a linha de Sasha chega as lojas no início de março.



 


Quarta, 22 de Fevereiro de 2017 - 17:50

‘O baianos são privilegiados nesse livro’, diz Bela Gil sobre a nova obra

por Nereida Albernaz

‘O baianos são privilegiados nesse livro’, diz Bela Gil sobre a nova obra
Foto: Nereida Albernaz / Bahia Notícias
A apresentadora Bela Gil fez o lançamento do seu novo livro “Bela Cozinha – Ingredientes do Brasil” nesta terça-feira (21) em uma livraria da capital baiana. Na ocasião, ela autografou a obra e pousou para fotos com os fãs. Bela chegou ao local acompanhada da família, incluindo o pai, Gilberto Gil, que falou sobre o Furdunço e o carnaval (veja aqui). A culinarista disse ter feito um trabalho de campo para a empreitada. “Peguei o ‘Caminhão Cozinha’ e fui atrás de produtores e ingredientes orgânicos brasileiros. O livro é dedicado aos produtores, acho muito importante dar voz a quem faz a nossa comida, sabemos pouco de quem produz, quem planta”. Há três anos a frente do programa dedicado à alimentação, Bela é vencedora do prêmio “Cariocas do Ano” da revista veja Rio, por conta do trabalho sobre educação alimentar. Bela destacou que ao longo desse na atração, muitas informações chegaram de forma espontânea para ela, “Os produtores se sentem acolhidos com o programa, recebo vários e-mails e telefonemas de profissionais com sugestões, muitos pedem para que eu vá até eles experimentar os alimentos”, completou. A filha mais nova de Gil confessou ter dedicado boa parte do livro a Bahia “Os baianos são privilegiados nesse livro, visitei produtores de dendê, cacau, aipim e feijões, nele tem receitas de moqueca de jaca, abará, acarajé, amendoim cozido e tantas outras coisas que lembram a culinária baiana”concluiu.
Instagram: Usuário poderá postar até 10 fotos ou vídeos em slide; veja
Foto: Divulgação
Os usuários do Instagram poderão postar até 10 imagens ou vídeos em uma só publicação. Os adeptos ao aplicativo não precisarão mais escolher entre as fotos e vídeos que mais agradaram. A nova atualização da rede social foi anunciada nesta quarta-feira (22) e estará disponível nas plataformas iOS e Android nas próximas semanas. O usuário poderá escolher até 10 fotos/vídeos e tudo será publicado como um slide, onde o seguidor irá pulando para ver a próxima imagem. Será possível ainda editar as fotos e a ordem em que elas irão aparecer na rede social, criando o slide da maneira que quiser. A funcionalidade deverá estar disponível nas próximas semanas.
Camarote Expresso 2222 terá festas Santo Forte, Batekoo e Ministereo Público
Festa Batekoo é uma das atrações do camarote | Foto: Divulgação

A boate interna do Camarote Expresso 2222 terá em sua programação DJs e festas temáticas variadas durante os dias de carnaval. Batizado de Camarote da Música, o espaço receberá, na sexta-feira (24), DJ Felipe Mar e DJ Raíz, do Coletivo Crokant. No sábado (25), o público poderá conferir um aulão de Dance Clip, com Justin Neto, que trará o "CarnaDance", com os sucessos dos últimos carnavais. No mesmo dia se apresentam também DJ Mauro Telefunksoul, do Coletivo Crokant e DJ Tutu Moraes. No domingo (26), a festa Batekoo anima o camarote, com uma mistura de twerk, kuduro, rap, hip hop, funk carioca, R&B, trap, urban, reggae, afropunk e ragga. Já na segunda (27) e terça-feira (29), os destaques sãoo Baile Qual é o Pente Que Te Penteia e a Festa Ministereo Público. A curadoria da programação musical foi realizada por Marina Morena e Pedro Tourinho.

Quarta, 22 de Fevereiro de 2017 - 14:00

Giro: Araketu lança linha de camisetas em parceria com a Euzaria

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Araketu lança linha de camisetas em parceria com a Euzaria
Foto: Divulgação
O lançamento da coleção de camisas da marca Ara Ketu na noite de terça-feira, 21, na Euzaria, no Shopping Barra, foi em clima de festa e serviu de injeção de ânimo para que o  Instituto Ara Ketu, com sede no bairro de Periperi, no subúrbio ferroviário da capital baiana, continue apostando nos projetos que ajudam jovens carentes da comunidade local.
A apresentação contou um pocket acústico da banda que atraiu curiosos para dentro da loja Euzaria, inovadora grife de moda que desenvolve uma linha de camisetas com responsabilidade social: uma parte da renda da coleção vai ajudar nas ações e manutenção do Instituto. Enquanto os vocalistas Tonho Matéria e Linnoy cantavam os sucessos do grupo, o público conhecia a coleção e adquiria peças estampadas com a identidade do Ara como “Ô, meu pai – eu estava no Ara” e “Festeje as Diferenças”.
“Essa parceira é uma das primeiras iniciativas dessa nova fase do Ara Ketu. O que pretendemos é capacitar esses jovens. A grife deve montar um showroom no galpão do Instituto e poder, com isso, atrair aqueles que desejam se tornar protagonistas em suas vocações e que estejam dentro das áreas de formação relacionadas à empresa, como design, costura e estamparia. Uma vez selecionados, serão inseridos na equipe de produção da Euzaria no bairro de Periperi”, revelou Alexandre San Galo, que responde pelo marketing do grupo.
Festival indígena Cine Kurumin prorroga inscrições até 20 de março
Foto: Divulgação

O Cine Kurumin, festival indígena que este ano chega à sua 6ª edição, prorrogou suas inscrições até o dia 20 de março. O evento acontecerá em Salvador, de 12 a 16 de julho; e na aldeia Tupinambá da Serra do Padeiro, situada em Olivença, litoral sul da Bahia, de 16 a 19 de agosto. Pela primeira vez, a mostra terá produções nacionais e internacionais, selecionados por uma chamada pública. Podem ser inscritos filmes de longa, média ou curta metragem, de qualquer gênero e formato, incluindo vídeos feitos por câmeras de celulares e câmeras digitais, desde que finalizados a partir de janeiro de 2014. As inscrições devem ser feitas pela internet (clique aqui). O melhor filme de longa ou de média-metragem receberá o prêmio R$ 2 mil. O melhor curta ganhará R$ 1mil e o melhor filme indígena escolhido pelo público da aldeia Tupinambá terá a premiação no valor de R$ 2 mil.

‘Eu estava em negação’: David Cassidy, ator de ‘Família Dó Ré Mi’, revela sofrer de demência
Foto: Divulgação

O ex-cantor e ator da série "Família Dó Ré Mi", David Cassidy, contou, nesta segunda-feira (20), à revista “People”, que sofre de demência. A revelação veio um dia após esquecer letras e cair no palco durante apresentações na Califórnia. "Eu estava em negação, mas parte de mim sempre soube que isso iria acontecer", disse o artista, que tem histórico familiar, já que sua mãe também foi afetada pela doença. Ele revelou ainda que decidiu deixar o trabalho como músico para cuidar da saúde. "Quero me concentrar no que sou, em quem eu sou e como tenho sido, sem quaisquer distrações", disse. "Quero amar. Quero aproveitar a vida", completou. Há mais de cinco anos Cassidy tem enfrentado todo tipo de problemas. Entre 2010 e 2014 foi preso três vezes por dirigir alcooliza, tendo que passar por desintoxicação como parte da pena. Já em 2015, após pedir falência o artista precisou leiloar sua própria casa. 

Quarta, 22 de Fevereiro de 2017 - 11:50

Sandra de Sá faz show intimista no Café-Teatro Rubi

Sandra de Sá faz show intimista no Café-Teatro Rubi
Foto: Divulgação

A cantora carioca Sandra de Sá traz a Salvador, nos dias 25 e 26 de março, um show intimista de voz, violão e percussão. Nas apresentações, que acontecem no Café-Teatro Rubi, do Hotel Sheraton da Bahia, sempre às 20h30, a artista promete mexer com a memória afetiva do público através de seus sucessos. No repertório, canções que se tornaram clássicos da música brasileira, como “Demônio Colorido”, “Vale Tudo”, "Joga Fora no Lixo", "Bye Bye Tristeza", "Olhos Coloridos“, "Retratos e Canções" e "Solidão“. O couvert artístico custa R$ 120.


Serviço
O QUÊ: Show de Sandra de Sá
QUANDO: Sábado e domingo, 25 e 26 de março, às 20h30
ONDE: Café-Teatro Rubi – Hotel Sheraton da Bahia
VALOR: Couvert artístico de R$ 120

Spin-off de Star Wars sobre Han Solo tem primeira imagem oficial com elenco divulgada
Foto: Divulgação
A Disney divulgou nesta terça-feira (21) a primeira fotografia com o elenco do spin-off de Star Wars, sobre Han Solo. Na imagem aparecem os diretores Christopher Miller e Phil Lord, além dos atores Woody Harrelson, Phoebe Waller-Bridge, Alden Ehrenreich, Emilia Clarke, Donald Glover e Joonas Suotamo, como Chewbacca. “Ver pessoas com tamanha inspiração do mundo todo, com vozes tão singulares, unirem-se com o propósito único de fazer arte não é nada menos do que um milagre”, disseram os dois diretores do projeto, em comunicado divulgado no site de Star Wars. “Não conseguimos pensar em nada engraçado para falar, porque nos sentimos realmente tocados, e realmente com muita sorte”, completaram. As gravações do filme, ainda sem nome definido, começaram no dia 20 de fevereiro, nos Pinewood Studios, em Londres. A previsão é que o longa-metragem faça sua estreia em 25 de  maio de 2018.
Quarta, 22 de Fevereiro de 2017 - 10:00

Alice Cooper, Arthur Brown e Sepultura são confirmados no Rock in Rio

por Estadão Conteúdo

Alice Cooper, Arthur Brown e Sepultura são confirmados no Rock in Rio
Fotos: Divulgação
O Palco Sunset, do Rock in Rio, anunciou nesta terça-feira (21), três novas atrações do mundo do metal. O primeiro show, marcado para o dia 21 de setembro, vai reunir Alice Cooper e seu mentor Arthur Brown. Já o segundo, no último dia de evento, 24, o encerramento do Sunset terá apresentação do trash metal de Sepultura, que chega ao Rock in Rio em meio à sua turnê mundial de lançamento de 14ºálbum de estúdio, Machine Messiah. A apresentação inclui também o baixista Paulo Jr. e o baterista Eloy Casagrande. O Sunset será a primeira e única apresentação no Brasil com o novo álbum. "Sem Arthur Brown, não haveria Alice Cooper." Com esta frase, o roqueiro americano confirma a influência direta do inglês em sua performance. Alice Cooper esteve no Rock in Rio 2015, com sua banda Hollywood Vampires. Seu mentor, o inglês Arthur Brown ganhou fama nos anos 1960 ao se apresentar de maneira incomum, como, por exemplo, usando um capacete de metal que pegava fogo. Já o Sepultura chega ao Palco Sunset como convidado especial, trazendo toda sua estrutura de show, assim como aconteceu com Joss Stone, The Offspring e Jonh Legend, em edições anteriores.
Hamburgueria caótica será visitada por Jacquin na próxima edição de ‘Pesadelo na Cozinha’
Foto: Divulgação / Band
A hamburgueria Hooker, em São Paulo, será o próximo estabelecimento visitado por Erick Jacquin, no “Pesadelo na Cozinha”. O episódio será exibido nesta quinta-feira (23), às 22h30, na TV Band. Durante o programa, o chef francês encontrará um restaurante desorganizado e funcionários sem qualquer controle emocional, além de um hambúrguer de qualidade questionável.  Além se deparar com o descontrole do garçom Marcelo, Jacquin terá que lidar com o proprietário, Cezar Delgado, que não enxerga os problemas do restaurante. “Meu hambúrguer é um dos melhores de São Paulo. Tenho clientes classe A, B”, afirma ele, para se defender das críticas. “Pesadelo na Cozinha” é uma co-produção da Band com o Discovery Home & Health. No programa, que ganhou sua versão brasileira com Jacquin, um chef visita restaurantes com sérios problemas, dá dicas e institui modificações para que o negócio possa prosperar. 
Marcos Caruso estreia espetáculo ‘O Escândalo Philippe Dussaert’ em Salvador
Foto: Divulgação
O ator Marcos Caruso desembarca em Salvador com o espetáculo “O Escândalo Philippe Dussaert”, em cartaz nos dias 25 e 26 de março, no Teatro Isba. Escrita pelo dramaturgo francês Jacques Mougenot, a obra é uma comédia na qual o protagonista divide com a plateia a investigação do escândalo envolvendo o pintor Philippe Dussaert. Reconhecido pelo seu talento de exímio copista, ele reproduz quadros famosos de pintores como Da Vinci, Manet, Cézanne, Vermeer, porém exclui da imagem quaisquer personagens humanos ou animais, e preserva fielmente o cenário ao seu fundo. O artista causa inquietude no mundo das artes, mas vai ganhando mercado, e suas obras passam a ser cada vez mais valiosas e disputadas. A trajetória de Dussaert chega ao ápice quando ele expõe e vende, ao custo de 8 milhões de francos, sua obra maior. O episódio deflagra uma reviravolta, que ficou conhecida como “O Escândalo Philippe Dussaert”. Na história, após a morte do artista, sua obras vão a leilão custando uma fortuna, colocando o estado em uma delicada relação com o dinheiro público, e despertando o questionamento sobre se o que Dussaert fez é de fato arte ou digno de nota.
 
Serviço
O QUÊ: Espetáculo “O Escândalo Philippe Dussaert”
QUANDO: 25 e 26 de março. Sábado, às 21h e domingo, às 19h
ONDE: Teatro Isba - Ondina
VALOR: R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia)
Quarta, 22 de Fevereiro de 2017 - 07:50

Morre Chico Evangelista, pioneiro no reggae brasileiro

Morre Chico Evangelista, pioneiro no reggae brasileiro
Foto: Divulgação
Morreu nesta terça-feira (21) o cantor e compositor baiano Chico Evangelista, pioneiro do reggae no Brasil. A causa da morte não foi divulgada, mas de acordo com informações de O Globo, o artista sofria problemas renais e estava internado na UTI de um hospital, em Salvador. Chico Evangelista foi parceiro de Jorge Alfredo na autoria de diversas canções, entre elas "Rasta Pé", com a qual os dois se apresentaram no festival MPB 80, que o tornou nacionalmente conhecido. Em 1972, o artista baiano foi um dos fundadores da Banda Arembepe, uma das primeiras a explorar o reggae no Brasil. Em 1978 ele deixou a banda e no ano seguinte, foi premiado no Festival de Música da Tupi, com a canção “Reggae da Independência”. O secretário da Cultura da Bahia, Jorge Portugal emitiu uma nota de pesar, na qual afirma que Chico Evangelista foi "um dos precursores do reggae na Bahia e no Brasil e um dos senhores do ritmo da Bahia, quando ainda não era moda em todo país”. Saudoso, Portugal relembrou momento marcante na carreira do compositor. "Muita saudade amigo, concorremos juntos no festival de 1980 da Globo e ele acabou consagrando 'Rasta Pé', como um dos maiores sucessos populares de todos os tempos”. 

Furdunço: ‘Tem gente que quer fazer carnaval pequeno e não quer crescer’, diz Gilberto Gil
Foto: Nereida Albernaz / Bahia Notícias
Gilberto Gil, uma das grandes figuras do carnaval de Salvador, foi taxativo quando questionado sobre a organização do Furdunço e dos artistas que participaram do evento após a divergência de opiniões entre os participantes (veja aqui): “Tem gente que quer fazer Carnaval pequeno e não quer crescer, quer permanecer pequeno, então esses têm que ter o direito de permanecerem pequenos. Essa discussão do Furdunço deve ser feita entre os próprios artistas, já que há outras maneiras de desfile”, completou o artista, ao Bahia Notícias. Em 2017, Gil mais uma vez estará no camarote “Expresso 2222”, além de ser homenageado pelo Cortejo Afro com o tema “CORTEGIL – Um canto de Afoxé para Gilberto Gil”. “Me sinto feliz, tranquilo, essas homenagens que chegam numa fase dessa da vida da gente são justificadas por tudo que a gente fez, por tudo que a gente representa, enfim, o reconhecimento de um trabalho”, afirmou Gil. Já sobre o carnaval, o cantor e compositor espera mais paz. “É uma cultura muito bem acolhida pelo brasileiro e que vem a cada ano ficando mais tranquila, civilizada, com mais compreensão entre as pessoas”, comentou. 
‘Bolinho de Estudante’ desfila na Barra com direito a ‘adereçaco’ para os mil primeiros
Foto: Divulgação
Os estudantes baianos terão um bloco dedicado a eles pela terceira vez consecutiva no carnaval de Salvador. A iniciativa intitulada “Bolinho de Estudante” em 2017 acontece em parceria com o trio de Ivan Huol, que comanda o bloco e traz como convidada Márcia Castro. O microtrio fará concentração às 14 horas de domingo, 26 de fevereiro, no Farol da Barra e, desfilará sem cordas. Nessa edição, o bloco orienta os foliões pipoca a irem trajados com fantasias ou a participarem do “adereçaço”, iniciativa que irá contemplar as primeiras mil pessoas que chegarem. De acordo com a presidente da União dos Estudantes da Bahia, Nágila Maria, o momento também será de representação “Vamos levantar as principais bandeiras de luta da juventude na avenida”, garantiu a jovem, que é uma das organizadoras do bloco. A iniciativa é uma realização das entidades estaduais UEB e Associação Baiana Estudantil Secundarista (ABES) e da União Nacional dos Estudantes (UNE) em parceria com a Huol Criações.


SERVIÇO
O quê: Bolinho de Estudante com Ivan Huol e Márcia Castro
Quando: Domingo, 26 de fevereiro, às 14 horas
Onde: Circuito Dodô - Barra/Ondina
Valor: Gratuito
Terça, 21 de Fevereiro de 2017 - 18:50

Concurso da gordinha mais bela da Bahia abre inscrições

Concurso da gordinha mais bela da Bahia abre inscrições
Foto: Divulgação
Estão abertas as inscrições para o concurso que irá eleger a mais bela gordinha da Bahia. O cadastro pode ser feito pela internet no site da competição até 16 de março (veja aqui). Estão aptas ao concurso, mulheres com manequim entre 46 e 60, que concorrerão em duas categorias: tradicional (18 a 35 anos) e sênior (36 a 55). A final acontece em 19 de março, no bairro da Ribeira, em Salvador. A vencedora terá a oportunidade de representar o estado na etapa nacional, que acontece em maio, no Rio de Janeiro. A primeira colocada ganhará mil reais, passagem e hospedagem durante a competição em outro estado, contrato de um ano de trabalho com a agência Plus Produções, book fotográfico, além de presentes de marcas femininas. O edital do concurso pode ser solicitado através do e-mail: nordeste@amaisbelagordinhadobrasil.com.br. De acordo com a organização da competição, o objetivo do concurso é elevar a autoestima e valorizar a mulher brasileira.
Katy Perry inaugura parque de diversões no novo clipe; assista ‘Chained to the Rhythm’
Foto: Divulgação
Katy Perry lançou o novo clipe nesta terça-feira (21), a produção é para o single da cantora “Chained to the Rhythm”. O clipe foi gravado em “Oblivia”, parque de diversões da musa pop norte-americana. O empreendimento foi inaugurado junto com a produção musical de Katy, que considera o local como um espaço para fugir da realidade. Segundo ela, o espaço é propicio para “dançar até esquecer dos problemas”, mesma temática abordada na letra da música.
Diário pessoal de Anita Malfatti é encontrado após sumiço de 30 anos
Foto: Divulgação
Desaparecido há cerca de três décadas, um diário pessoal de Anita Malfatti foi encontrado por acaso em uma caixa no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP há duas semanas. "Esse é o único diário pessoal dela de que a gente tem notícia", disse à Folha de S. Paulo, Elisabete Ribas, coordenadora do arquivo do IEB. "A parte mais confessional, mais memorialística dela está concentrada nesse caderno e nas cartas que ela trocou com o Mário de Andrade", completa Ribas, sobre o caderno de capa preta que contém estudos de perspectiva, aulas de alemão, esboços de obras e relatos pessoais da artista. Segundo a Folha, em seu diário, Anita mostra-se vaidosa e observadora. Para o pesquisador Carlo Pires, a artista é “bem ácida, bem crítica" e o caderno agora encontrado "Descreve esse mundo artístico e também uma situação muito brasileira pós­escravidão, com esse paternalismo, a falta de estruturação de uma opinião autônoma". "O diário é um documento central para entender a formação do campo cultural na década de 1910, porque é escrito com bastante independência”, completa. 
 
Um dos pontos fortes do diário são as partes em que Anita Malfatti fala sobre o mecenas José de Freitas Valle, que na cena artística da época indicava pintores a uma disputada bolsa de estudos em Paris. Segundo a Folha de S. Paulo, ao visitar a mostra de 1914, ele esnobou a obra da artista modernista, elogiando nus considerados por ela mesma como ponto mais baixo de sua mostra e criticando as obras mais admiradas pelos professores de Anina na Europa. "Freitas Valle está tão engorgitado de injeções de vaidade que esses satélites lhe aplicam, que cairia das nuvens se percebesse que é incompetente", diz trecho do diário. "Que pena tenho do artista que depende de Freitas Valle para seu pão", ironizou a pintora. 
‘Meio que briguei, meio que falei bobagem’, brinca Eva Wilma sobre encontro com Hitchcock
Fotos: Divulgação / Universal Pictures
Em entrevista ao programa Roda Viva, exibida nesta segunda-feira (20), a atriz Eva Wilma revelou alguns detalhes sobre o encontro que teve com o diretor norte-americano Alfred Hitchcock, no fim dos anos 1960. A artista brasileira contou que a história começou quando ela ganhou do governo dos Estados Unidos uma viagem de 45 dias para assistir a espetáculos teatrais e filmes no país. Foi nesta ocasião que ela visitou o estúdio da Universal Pictures onde o cineasta trabalhava. “Tinha um agente que pediu licença para tirar fotos porque Hitchcock estava precisando de uma atriz latino-americana, para o papel de uma cubana, no filme ‘Topázio’”, contou Eva Wilma. Após retornar ao Brasil o agente voltou a entrar em contato com a artista, que havia sido escolhida para um teste. “A preparação do teste foi quase traumatizante, muita coisa postiça”, lembrou. “Por exemplo: os seios postiços. Eu falei: ‘Precisa? Está tão bom assim’”, questionou ela ao maquiador, que teria rebatido: “Olha, a Audrey Hepburn também reclamou muito, mas só depois de dois anos ela conseguiu trabalhar com os seios dela”. O teste contou com três etapas, sendo a terceira delas o contato direto com Hitchcock. “A última parte, a mais difícil de todas, ele colocou a cadeira dele bem do lado da câmera, a câmera bem perto, e começou a dialogar comigo e me provocar”, revelou Eva Wilma, que reclamou da dificuldade de responder em inglês.  “Fala na tua língua”, teria dito o diretor. “Aí eu meio que briguei, meio que falei bobagem, sei lá, ele disse: ‘Tá ótimo…’”, revelou a atriz, que ao final não ficou com o papel. A escolhida para interpretar Juanita de Cordoba em “Topázio” (1969), foi a atriz alemã Karin Dor.

Confira a entrevista completa:

Márcio Victor recusou convite para gravar música com Kanye West por falta de tempo
Foto: Divulgação
O youtuber Ronald Rios publicou uma entrevista com Emicida, em seu canal, em que o o rapper revela que o baiano Márcio Victor recusou gravar uma música como astro Kanye West.  No vídeo, Emicida contou que em umas das passagens pelo Brasil, West “chapou no Psirico”. Em seguida explicou: “Ele pirou no Márcio Victor e queria que ele gravasse. Falou com o Márcio Victor. ‘Oh.. Vamos pro estúdio amanhã!’ O gringo chapou, mas Márcio Victor não tinha data pra ele”, contou aos risos. 
Guillermo del Toro descarta ‘Hellboy 3’: '100% certo que a sequência não irá acontecer'
Foto: Divulgação
Após ter feito uma “enquete” que reacendeu a esperança dos fãs de “Hellboy”, sobre o lançamento de uma continuação do filme, o cineasta Guillermo del Toro acaba de jogar um balde de água fria. “Falei com todos os envolvidos e é 100% certo que a sequência não irá acontecer. E essa é a palavra final sobre o assunto”, escreveu del Toro no Twitter. 
O comunicado veio mesmo após a adesão de mais de 130 mil pessoas na enquete um tanto quanto “tendenciosa”, cujas opções sobre o lançamento do “Hellboy III” foram: “Sim” ou “Claro que sim”.
 
Espaços culturais vinculados à Secult terão horários diferenciados no Carnaval; confira lista
Foto: Divulgação
Os espaços culturais administrados pela Secretaria de Cultura da Bahia (Secult) terão seu funcionamento alterado durante o Carnaval 2017. Para orientar o público, a secretaria divulgou uma lista com as datas e os horários especiais em que os espaços funcionarão durante a festa.
 
Museus 
Centro Cultural Solar Ferrão, Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, Museu Abelardo Rodrigues e o Museu Tempostal, localizados no Pelourinho, ficarão fechados desta quarta-feira (22) até a Quarta-feira de Cinzas, no dia 1º de março.
 
O Parque Histórico Castro Alves, localizado em Cabaceiras do Paraguaçu (Recôncavo baiano) começa o recesso de carnaval na quinta-feira (23) e retoma as atividades na quinta-feira (2).
 
Bibliotecas
As bibliotecas Monteiro Lobato (Nazaré), Anísio Teixeira (Pelourinho), Thales de Azevedo (Costa Azul), Biblioteca dos Barris (Barris), e a Juracy Magalhães Jr (Itaparica), funcionarão até quarta-feira (22), às 14h. O retorno destas unidades será na quinta-feira, 2 de março, em horário normal. Já a Biblioteca Juracy Magalhães Jr, localizada no Rio Vermelho, não abrirá a partir desta terça (21) e só retornará ao seu funcionamento normal no dia 6 de março.
 
Espaços culturais 
Salvador
Centro Cultural Plataforma: recesso de 23 a 28 de fevereiro
Espaço Cultural Alagados: recesso de 23 de fevereiro a 1º de março
Cine Teatro Solar Boa Vista: recesso de 23 de fevereiro a 1º de março
Espaço Xisto Bahia: recesso de 21 de fevereiro a 1º de março
Casa da Música: recesso de 22 de fevereiro a 1º de março
 
Lauro de Freitas
Cine Teatro Lauro de Freitas: recesso de 22 de fevereiro a 1º de março.
 
Feira de Santana
Centro de Cultura Amélio Amorim: recesso de 23 a 28 de fevereiro
 
Valença
Centro de Cultura Olívia Barradas: 24 de fevereiro a 1º março
 
Alagoinhas
Centro de Cultura de Alagoinhas: recesso de 24 a 28 de fevereiro
 
Mutuípe
Casa de Cultura de Mutuípe: recesso de 23 de fevereiro a 1º de março
 
Santo Amaro
Teatro Dona Canô: recesso de 24 a 28 de fevereiro
 
Juazeiro
Centro de Cultura João Gilberto: recesso de 22 de fevereiro a 28 de fevereiro
 
Itabuna
Centro de Cultura Adonias Filho: recesso de 23 de fevereiro a 1º de março
 
Vitória da Conquista
Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima: recesso 23 de fevereiro a 1º de março
 
Jequié
Centro de Cultura ACM: recesso de 25 de fevereiro a 1º de março
 
Guanambi
Centro Cultural de Guanambi: recesso 22 de fevereiro a 2 de março
 
Porto Seguro
Centro de Cultura de Porto Seguro: Recesso de 26 de fevereiro a 1º de março
‘Eu te amo, cara, paz e amor’, diz Ringo a Paul McCartney após gravarem juntos em estúdio
Foto: Reprodução / Twitter
Os ex-Beatles Paul McCartney e Ringo Starr se reuniram pela primeira vez em sete anos, para gravar o novo disco de Starr. Após o encontro que aconteceu neste domingo (19) o ex-baterista do quarteto de Liverpool usou sua conta no Twitter para agradecer ao parceiro. “Obrigado por vir, cara, e por ser ótimo no baixo. Eu te amo, cara, paz e amor”, escreveu Ringo, junto com uma foto onde aparece com Paul. Ringo postou também uma foto com Joe Walsh, ex-Eagles, que também esteve presente nas gravações. A mais recente parceria entre os ex-beatles aconteceu em 2010, no disco “Y Not”, de Ringo, quando MacCartney colaborou nas faixas “Peace Dream” e “Walk With You”.
‘Por Dentro da Cor’: Teatro Jorge Amado recebe exposição de Robson Poeta
Foto: Divulgação
O artista plástico soteropolitano Robson Poeta abre, às 14h do dia 3 de março, sua primeira exposição, “Por Dentro da Cor”, que fica em cartaz até 15 de abril no Espaço Calazans Neto, situado no Teatro Jorge Amado. A mostra conta com 15 telas de arte abstrata, inspiradas no livro “Poesia Encantada”, obra ainda não publicada pelo artista. “Vejo-me em misturas de tintas, objetos e enlouquecido pela criação. Aprendi a colorir e a expor meus sentimentos nestas telas em tinta acrílica, cada qual com sua dimensão e sensação”, explica Poeta. “O objetivo é aguçar os sentidos do público e fazer com que eles se deliciem com as interpretações possíveis”, completa. Nascido em Salvador, Robson (32) ingressou no Projeto Axé aos 11 anos de idade. Aos 18 assumiu o cargo de técnico de som e luz no Teatro XVIII, onde foi batizado de “Poeta” por Aninha Franco e Mabel Veloso. Aos 29 ele ganhou sua primeira tela, descobrindo assim que além de escrever poesia e canções, poderia pintar. Ele intitulou sua primeira obra de “Porto dos Ritmos”. Ela e mais de 20 obras artísticas estão acumuladas em sua casa, foi deste acervo que Robson selecionou o que iria compor esta exposição. 
 
Serviço
O QUÊ: Exposição “Por Dentro da Cor”, de Robson Poeta
QUANDO: De 3 de março a 15 de abril. Quarta a domingo, das 14h às 19h
ONDE: Teatro Jorge Amado
VALOR: Grátis

Histórico de Conteúdo