6º Fórum Brasil África acontece em Salvador e recebe vencedor do Prêmio Nobel da paz
Foto: Divulgação

O 6º Fórum Brasil África irá acontecer em Salvador, nos dias 22 e 23 de novembro, com o tema "Empoderamento Juvenil: transformação para alcançar o desenvolvimento sustentável". Ele deve reunir 300 representantes de governos, empresas, universidades e potenciais investidores para trocar experiências e gerar boas oportunidades para jovens no Brasil e em países africanos. Vencedor do prêmio Nobel da Paz e referência mundial na luta pelo fortalecimento da democracia, Dr. José Ramos-Horta será um dos palestrantes do Fórum que é realizado pelo Instituto Brasil África. A exposição "Mandela: de Prisioneiro a Presidente", vai estar em cartaz durante os dias do evento na capital baiana. A mostra chega pela primeira vez ao país, trazida pelo Instituto Brasil África, para uma temporada de seis meses e marca as comemorações do centenário do líder sul-africano. Vai ser inaugurada no mês de maio, em São Paulo, segue para Fortaleza, Brasília e Salvador. A mostra tem curadoria do Museu do Apartheid, em Joanesburgo, na África do Sul, e foi idealizada em 2008. Já passou por França, Suécia, Estados Unidos, Equador, Argentina, Peru e Luxemburgo e foi vista por mais de um milhão de pessoas. 

Quinta, 22 de Fevereiro de 2018 - 17:50

Dua Lipa é o grande destaque do 38° BRIT Awards

por Lara Teixeira

Dua Lipa é o grande destaque do 38° BRIT Awards
Foto: Divulgação / Shutterstock

O 38° BRIT Awards, premiação importante da indústria da música britânica, ocorreu nesta quarta-feira (21).  O evento contou com as apresentações do Foo Fighters, Ed Sheeran, Sam Smith, Justin Timberlake, Dua Lipa, Rag’n’Bone Man, Kendrick Lamar, Rita Ora e Liam Gallagher. O destaque da noite foi a cantora Dua Lipa, ela foi indicada para cinco categorias, e levou dois deles, os troféus de Artista Feminina Britânica e Artista Revelação Britânica. O rapper Stormzy também ganhou em duas categorias Artista Masculino Britânico e Álbum Britânico do Ano, com “Gang Signs & Prayer”. Outros vencedores são: Harry Styles, Lorde, Foo Fighters, Kendrick Lamar, entre outro. Confira a lista: 

 

Artista Feminina Britânica
Dua Lipa (VENCEDORA)
Jessie Ware
Kate Tempest
Laura Marling
Paloma Faith

 


Artista Masculino Britânico
Ed Sheeran
Liam Gallagher
Loyle Carner
Rag’N’Bone Man
Stormzy (VENCEDOR)

 


Álbum Britânico do Ano
Dua Lipa, “Dua Lipa”
Ed Sheeran, “÷”
J Hus, “Common Sense”
Rag’n’Bone Man, “Human”
Stormzy, “Gang Signs & Prayer” (VENCEDOR)

 


Vídeo do Ano de Artista Britânico
Anne-Marie, “Ciao Adios”
Calvin Harris Feat. Pharrell Williams/Katy Perry/Big Sean, “Feels”
Clean Bandit Feat. Zara Larsson, “Symphony”
Dua Lipa, “New Rules”
Ed Sheeran, “Shape of You”
Harry Styles, “Sign of The Times” (VENCEDOR)
Jonas Blue Feat. William Singe, “Mama”
Liam Payne Feat. Quavo, “Strip That Down”
Little Mix, “Touch”
ZAYN and Taylor Swift, “I Don’t Wanna Live Forever”

 


Artista Revelação Britânico
Dave
Dua Lipa (VENCEDORA)
J Hus
Loyle Carner
Sampha

 


Grupo Britânico
Gorillaz (VENCEDOR)
London Grammar
Royal Blood
Wolf Alice
The xx

 


Single Britânico
Calvin Harris Feat. Pharrell Williams/Katy Perry/Big Sean, “Feels”
Clean Bandit Feat. Zara Larsson, “Symphony”
Dua Lipa, “New Rules”
Ed Sheeran, “Shape of You”
J Hus, “Did You See”
Jax Jones Feat. Raye, “You Don’t Know Me”
Jonas Blue Feat. William Singe, “Mama”
Liam Payne Feat. Quavo, “Strip That Down”
Little Mix, “Touch”
Rag’n’Bone Man, “Human” (VENCEDOR)

 


 Artista Feminina Internacional
Alicia Keys
Björk
Lorde (VENCEDORA)
P!nk
Taylor Swift

 


Artista Masculino Internacional
Beck
Childish Gambino
DJ Khaled
Drake
Kendrick Lamar (VENCEDOR)

 


Grupo Internacional
Arcade Fire
Foo Fighters (VENCEDOR)
Haim
The Killers
LCD Soundsystem

Atriz chilena será a primeira mulher trans a apresentar o Oscar
Foto: Reprodução / Instagram

A chilena Daniela Vega, que está atuando no filme Uma Mulher Fantástica, concorrente à categoria de melhor filme estrangeiro no Oscar, se tornará a primeira transexual a ser escalada para apresentar a premiação, que acontece no dia 4 de março. A escolha não foi por acaso. De acordo com o site da revista Cosmopolitan, depois da polêmica envolvendo a falta de indicação a pessoas negras em 2016, que levantou a hashtag #OscarsWhite, quem assumiu a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS) foi John Bailey, que assumiu a presidência da academia no ano passado com a missão de dar mais espaço à diversidade no evento.

Quinta, 22 de Fevereiro de 2018 - 16:50

Oprah Winfrey reage a tuíte agressivo de Donald Trump

por Estadão Conteúdo

Oprah Winfrey reage a tuíte agressivo de Donald Trump
Foto: Divulgação

A apresentadora de televisão Oprah Winfrey respondeu nesta quinta-feira (22), a um tuíte agressivo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra ela. Após assistir ao tradicional programa 60 minutos, feito pela primeira vez por Oprah, o político escreveu que as perguntas foram tendenciosas e os fatos apresentados no programa, incorretos. Em mensagem no Twitter, ele criticou a maneira "insegura" com que ela entrevistou os convidados do programa. "Acabei de ver uma Oprah Winfrey, que a certa altura conheci muito bem, muito insegura ao entrevistar um grupo de pessoas no 60 Minutes. As perguntas foram tendenciosas e enviesadas, os fatos incorretos. Espero que Oprah concorra para ser exposta e derrotada como todos os outros!", tuitou Trump. A apresentadora rebateu as críticas durante o programa Ellen DeGeneres Show nesta quinta-feira (22). "O que eu fiz foi olhar de novo a gravação e ver se havia algo errado", explicou Oprah ao programa da apresentadora Ellen DeGeneres. Ela contou que, antes de ir ao ar, o programa é avaliado por pelo menos sete outras pessoas, para evitar erros. Segundo ela, houve momentos nas gravações em que faltou equilíbrio, o que foi corrigido após as discussões. "Então, eu estava trabalhando muito para fazer o oposto do que foi escrito no tuíte de ódio (de Trump)." O episódio de 60 Minutos do último domingo, 18, focou na polarização política do país durante o governo do empresário.

 

Bahia Notícias é o 1º site de notícias baiano a atingir 1 milhão de curtidas no Facebook

O Bahia Notícias atingiu nesta quinta-feira (22) a marca de 1 milhão de curtidas na página oficial do site no Facebook. O número confirma o BN como a maior página de notícias da Bahia na rede social, com quase 180 mil de curtidas a mais do que o segundo colocado. A marca é relevante e consolida o investimento do Bahia Notícias em interações nas redes sociais – apenas no Facebook o site alcança uma média superior a 2 milhões de interações por mês entre leitores orgânicos. Com um time completamente focado em redes sociais, sob o comando dos social media Paulo Victor Nadal e Tiago Dias, o BN também está presente em outras redes, como o Twitter, onde possui 436 mil seguidores, e no Instagram, com 121 mil seguidores. “Utilizamos as redes sociais para ampliar o nosso alcance e solidificar o Bahia Notícias como uma referência no jornalismo online da Bahia. A marca de 1 milhão de curtidas no Facebook é reflexo do empenho e dedicação da equipe e também do acompanhamento das mudanças nas redes sociais”, ressalta o diretor-executivo do site, Ricardo Luzbel. “Somos os maiores da Bahia no Facebook, mas para nós os leitores continuam sendo o mais importante”, completa o também diretor Samuel Celestino. Acompanhe o Bahia Notícias no Facebook, no Twitter e no Instagram!

Espetáculo de formatura da Etufba, ‘Zucco’ estreia em março no Martim Gonçalves
Foto: Thiago Duarte / Divulgação

Com direção de Gil Vicente Tavares e encenado pelos formandos de Interpretação Teatral da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (Etufba), o espetáculo “Zucco” entra em cartaz de 3 a 18 de março, no Teatro Martim Gonçalves, em Salvador. O texto é do dramaturgo frânces Bernard-Marie Koltès, que se inspirou na trajetória do italiano Roberto Succo para colocar uma lente de aumento e esmiuçar a violência e a crueldade que existe nas interações cotidianas. Na peça da Etufba, Luciano Salvador Bahia assina a direção musical. Eduardo Tudella faz a Iluminação e a coreógrafa Bárbara Barbará é a responsável pela direção de movimento. Já a figurinista e performer Tina Melo, professora da Etufba, assina o figurino e a maquiagem. A entrada é gratuita.


SERVIÇO
O QUÊ:
Espetáculo “Zucco”
QUANDO: 03 a 18 de março – quarta-feira a sábado, às 20h, e domingo, ás 19h
ONDE: Teatro Martim Gonçalves – Canela – Salvador (BA)
VALOR: Gratuita

Filme ‘A Forma da Água’ é processado por plágio de espetáculo teatral
Foto: Divulgação

Campeão de indicações ao Oscar 2018, o filme “A Forma da Água” está envolvido em um processo por plágio, nos Estados Unidos. De acordo com informações do Uol, o diretor Guillermo del Toro e o produtor Danel Kraus estão na mira da Justiça, sob a acusação de plagiar o espetáculo teatral "Let Me Hear You Whisper", escrito por Paul Zindel no final da década de 1960. O autor da denúncia é o filho do autor, David Zindel, que defende a linha de que produtor teria apresentado a ideia de história no mesmo ano em que a peça foi veiculada na TV americana. "Esses e outros detalhes reveladores da escrita e produção do longa evidenciam fortemente que os réus infringiram conscientemente a peça de Zindel", diz a acusação. A Fox Searchlight, no entanto, classificou a acusação de "sem fundamento" e "totalmente sem mérito". "Vamos apresentar uma moção para a corte da Califórnia abandonar o caso", afirma. "Além disso, a queixa parece ter sido feita para coincidir com o ciclo de votação do Oscar, para nos pressionar. Nós defenderemos vigorosamente este filme inovador e original", acrescentou a empresa. Apeça é sobre uma mulher solitária que trabalha em um centro de pesquisas e se afeiçoa por um golfinho, que conversa apenas com ela. A trama é bem parecida com a do filme, que conta a história de uma mulher que se apaixona por uma criatura subaquática.

Quinta, 22 de Fevereiro de 2018 - 13:50

Roteiro do Episódio IX da saga 'Star Wars' já está pronto, diz J.J. Abrams

por Estadão Conteúdo

Roteiro do Episódio IX da saga 'Star Wars' já está pronto, diz J.J. Abrams
Foto: Divulgação

O diretor J.J. Abrams revelou, em entrevista ao "The Late Show with Stephen Colbert", que o roteiro do Episódio IX, o filme que fechará a nova trilogia da saga "Star Wars", foi finalizado. Perguntado sobre o que ele poderia falar do novo filme, Abrams disse que isso era a única coisa que ele poderia dizer. "Nós já temos um roteiro pronto, o que é sensacional para mim", disse Abrams. "Ter um roteiro pronto tão antes do início das filmagens é algo que nem sempre acontece, mas escrevi esse com Chris Terrio, que é um gênio, e me diverti bastante", continuou o diretor, apontando que as filmagens começam no final de julho. Abrams também disse que voltar para dirigir o episódio final da saga após ter feito "Star Wars: O Despertar da Força" é um desafio assustador. "Voltar para fazer o Episódio IX é surreal e muito desafiador. Mesmo sendo bastante assustador me colocar novamente nesta situação, a oportunidade é sempre maior que o medo", afirmou na entrevista. O Episódio IX, ainda sem título revelado, está previsto para estrear nos cinemas em 19 de dezembro de 2019.

Quinta, 22 de Fevereiro de 2018 - 12:50

Emanuelle Araújo vive ex-celebridade mirim em nova série da Netflix

por Jamile Amine

Emanuelle Araújo vive ex-celebridade mirim em nova série da Netflix
Foto: Divulgação

Desde o fim de 2017 foi divulgado que a baiana Emanuelle Araújo será a protagonista de “Samantha”, primeira série original brasileira de comédia na Netflix (clique aqui), com estreia prevista para maio deste ano. Em entrevista ao Bahia Notícias, a atriz e cantora contou alguns detalhes sobre o novo trabalho. “A Samantha é uma ex-celebridade mirim. Ela foi muito famosa aos nove anos de idade e foi a criança mais amada do Brasil. Hoje ela estaria com quase 40 anos, e esse sucesso não existe mais. E ela vive ainda às voltas com o sucesso de criança. Então, a série começa quando ela tem a oportunidade de retomar esse sucesso, já na idade madura”, explica Emanuelle, que gravou a primeira temporada foi gravada em 2017 e já se prepara para a continuação. “São sete episódios, ficou combinado que a série vai ser lançada agora em maio e em julho eu já estou filmando a segunda temporada. Então eu estou neste momento muito voltada pra isso, pra esse universo de streaming que é tão interessante”, revela a artista, contando que a inspiração para a personagem não veio de apenas um caso concreto. “Eu normalmente pesquiso bastante, eu sou uma atriz que gosta mesmo de preencher meus espaços com pesquisas interessantes sobre o personagens. E eu fiz pesquisa envolvendo tudo, realidade, ficção, as minhas próprias intuições e vivencias. Então foi uma pesquisa que eu fiz dentro de vários universos, não especificamente em uma pessoa”, afirma. 

 

Durante a entrevista, Emanuelle Araújo contou também que não integrará o elenco da continuação do filme “Ó Pai Ó”, cujas cenas já começaram a ser gravada em Salvador. “Não vou participar, mas estou por dentro de tudo”, diz. “Eu estou achando maravilhoso, estou super ansiosa para ver. Tenho certeza que vai ser incrível. Foi uma experiência tão maravilhosa na minha vida, tantos anos atrás. Tenho muito carinho por ‘Ó Pai Ó’ e tenho muito respeito e admiração pelo Bando de Teatro Olodum”, destaca a atriz e cantora, que, neste fim de semana, se apresenta com o grupo Moinho na capital baiana.

Racionais MC's anunciam ‘férias coletivas por tempo indeterminado’
Foto: Divulgação

O Racionais MC's fará uma pausa na carreira. A informação de que o grupo “está de férias coletivas por tempo indeterminado” foi revelada pelo DJ KL Jay à revista Rolling Stone Brasil. “De show também, inclusive de shows. É muito peso. Racionais é uma carga muito forte, né? Se continuar fazendo show [a gente] fica louco. Os quatro, fica tudo louco. Trabalhamos muito no ano passado. Tipo, muito mesmo. Isso tudo cansa, cansa espiritualmente”, acrescentou o músico, referindo-se aos demais companheiros de banda, Mano Brown, Edi Rock e Ice Blue. De acordo com a publicação, a decisão de dar uma pausa foi tomada no fim de 2017. “Reunimos e falamos: ‘Vamos cumprir aqui e depois descansar. Cada um faz seu corre individual e tá tudo certo. O Racionais trabalhou demais. Fizemos um show memorável na Audio, um puta show, para mim foi o melhor. E agora estamos descansando”, contou o DJ KL Jay, emendando: “O Racionais está de stand by, pausado”.

Quinta, 22 de Fevereiro de 2018 - 11:00

Bahia 'retoma processo histórico' ao ter Revolta dos Búzios como tema do Carnaval

por Jamile Amine / Lara Teixeira

Bahia 'retoma processo histórico' ao ter Revolta dos Búzios como tema do Carnaval
Foto: Paulo Victor Nadal / Bahia Notícias

Esse ano o governo do Estado anunciou como tema do Carnaval do Pelourinho a celebração dos 220 anos da Revolta dos Búzios, um dos acontecimentos mais importantes da história da Bahia. Em entrevista ao Bahia Notícias, Carlos Eduardo Carvalho de Santana, diretor de Educação do Malê Debalê, explica por que a inconfidência baiana tem menos espaço nas discussões sobre a história do Brasil e as diferenças entre o movimento com outras inconfidências que ocorreram no país, como a Mineira e a Carioca. "O que há de diferente na Inconfidência Mineira é que talvez o grande grosso da se dá com a Elite. Tiradentes vai ser uma espécie de um indivíduo representante da classe popular, ele é o mais pobre digamos assim, então foi muito fácil você escolher um ícone, nós vamos ter um herói. Na inconfidência baiana você tem algumas diferenciações. [...] Diferentemente da Inconfidência Mineira, em que você tinha grandes lideranças, grandes senhores de Engenho, escravocratas e um ícone, aqui não, aqui será ao contrário. A maior parte são populares. Era uma revolta que iria enaltecer o povo e, se você enaltece a classe mais baixa, você está mudando o sentido da pirâmide. É muito mais fácil você escolher um ícone e transformar em um mártir do que transformar uma massa em líderes. Tanto que na Revolta de Búzios 11 escravos serão presos, todos os senhores serão absolvidos", detalha. Carlos cita ainda que, mesmo após da independência do Brasil, não se alcançou os objetivos buscados pelos inconfidentes baianos. "É um processo extremamente brutal nesse sentido, o que nos faz fazer uma reflexão de que, assim que o Brasil se torna independente, anos depois, não significa necessariamente a liberdade. Você termina se separando de Portugal, mas a escravidão continua e, quando chega o processo da libertação da escravidão, você ainda tem as demandas que não foram resolvidas desde Búzios. A República só vem depois. É como se houvesse uma tentativa de que esses ideais não fossem postos em prática da forma como foi foram pensados, como se houvesse uma especie de controle", aponta. Mesmo assim, o educador defende a importância de se tratar sobre o assunto durante o Carnaval. "Hoje você vai estar dizendo ao mundo que a Bahia está fazendo uma retomada de um processo histórico e as pessoas vão ter que estudar para saber que processo histórico é esse". Clique aqui e leia a entrevista na íntegra.

Carlos Villela reúne Cezinha, Cicinho de Assis e Zelito Miranda no Coliseu do Forró
Foto: Divulgação

Em um tributo ao forró de raiz, Carlos Villela recebe, no dia 3 de março, a partir das 15h, no Coliseu do Forró, os músicos Cezinha, Cicinho de Assis e Zelito Miranda. No repertório do show “Viva Gonzagão- Villela Convida”, xote, xaxados, baiões e maracatus que foram aprendidos com mestres como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Jackson do Pandeiro. O projeto, em homenagem a Gonzagão, começou em 2012, no centenário do artista. Ao longo dos anos, Carlos Villela levou ao palco nomes como Adelmário Coelho, Maciel Melo, Targino Gondin, Virgílio e Zelito Miranda. Os ingressos custam R$ 30.


SERVIÇO
O QUÊ:
Viva Gonzagão - Villela Convida
QUANDO: Sábado, 3 de março, a partir das 15h
ONDE: Coliseu do Forró – Patamares – Salvador (BA)
VALOR: R$ 30

‘Polícia Federal A Lei é Para Todos’: Bretas se reúne com produtor de filme sobre Lava Jato
Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

O juiz carioca Marcelo Bretas, responsável pelo braço da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro, se reuniu com Tomislav Blazic, produtor do filme "Polícia Federal - A Lei é Para Todos", nesta quarta-feira (21). A informação foi divulgada da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo. "Estamos preparando o roteiro para a continuação do filme e conversei com ele sobre o [ex-governador Sergio] Cabral e o [empresário] Jacob Barata", disse o produtor à colunista. Ainda segundo a publicação, Tomislav Blazic contou que este foi o primeiro encontro que teve com o juiz. "Precisamos ver quantos serão necessários para construirmos o roteiro. Também já marcamos com o Ministério Público Federal", disse ele.

‘Ser Feliz É Para Quem Tem Coragem’: Salvador recebe mostra em homenagem a Dona Canô
Foto: Maria Sampaio / Divulgação

O público baiano poderá conferir gratuitamente, de 1º de março a 27 de maio, a exposição inédita “Ser Feliz É Para Quem Tem Coragem”, que homenageia Dona Canô, matriarca da família Velloso e símbolo da cidade de Santo Amaro, no Recôncavo baiano. Em cartaz na Caixa Cultural Salvador, a mostra reúne objetos pessoais, fotografias, textos, canções, poemas, vídeos e depoimentos que perpassam os seus 105 anos de vida. Alguns dos destaques da exposição são a coleção de terços e um altar de orações, fotografias raras do acervo familiar, textos em verso e prosa assinados por filhos e netos, além de depoimentos em vídeo – inclusive com falas de Maria Bethânia e Caetano Veloso - exibidos em projeções mapeadas. A exposição “Ser Feliz É Para Quem Tem Coragem” estará aberta à visitação gratuita de terças-feiras a domingos, das 9h às 18h.

 

SERVIÇO
O QUÊ:
Exposição “Ser Feliz É Para Quem Tem Coragem”
QUANDO: 1º de março a 27 de maio. Terças-feiras a domingos, das 9h às 18h
ONDE: Caixa Cultural Salvador 
VALOR: Grátis

Quarta, 21 de Fevereiro de 2018 - 21:50

Pelourinho tem programação especial após o Carnaval

Pelourinho tem programação especial após o Carnaval
Foto: Divulgação / Getty Images

O Pelourinho Dia e Noite estreia no pós-Carnaval com novidades. Nesta sexta-feira (24), começa o projeto Chulas no Pascoal, com Roberto Mendes e convidados. A apresentação musical será das 20h às 21h30, na Cruz do Pascoal, e os primeiros convidados são Lazzo e Nego Fugido. Todas as ações acontecem até o próximo dia 10, quando os eventos serão reajustados para se adequar ao período das chuvas, previsto para os meses de março e abril na capital baiana. As atrações são gratuitas. O restante da programação conta com o Circuito Jorge Amado, Concertos de Verão ao Ar Livre, Sanbone Pagode Orquestra, com o maestro Hugo Sanbone, Orquestra São Salvador, sob a regência do maestro Fred Dantas e Orquestra de Câmara de Salvador (OCSal), sob a regência do maestro Ângelo Rafael. 

 

Confira a programação:
Segunda (26/2 e 5/3)
O QUÊ: Sanbone Pagode Orquestra, com o maestro Hugo Sanbone.
HORÁRIO: das 17h às 19h,
ONDE: Igreja do Boqueirão

     

Quarta ( 28/2 e 7/3),
O QUÊ: Orquestra São Salvador, sob a regência do maestro Fred Dantas.
HORÁRIO: das 17h às 19h,
ONDE:  Igreja da Misericórdia


Sexta (23/2, 2 e 9/3)
O QUÊ: Espetáculo musical de rua “A Cidade da Bahia é Nossa - Circuito Jorge Amado”
HORÁRIO: Às 19h,
ONDE:  Saindo do Largo do Pelourinho

 

  
Sábado (24/2, 3 e 10/3),
O QUÊ: Sanbone Pagode Orquestra, sob regência do Maestro Hugo Sanbone
QUANDO: 24/02 das 17h às 19hs  
O QUÊ Fred Dantas
QUANDO: 3/3 das 17h às 19h 
O QUÊ:  Orquestra de Câmara de Salvador (OCSal).
QUANDO:10/03 das 17h às 19hs
 

'Casa do Carnaval' mantém agendamento gratuito e já recebeu mais de 1800 visitantes
Foto: Divulgação / Youtube

A Casa do Carnaval, espaço feito para contar a história da festa na Bahia, segue aberta gratuitamente para visitas agendadas durante o mês de fevereiro. O equipamento, que já recebeu 1.826 visitantes, funciona de terça a domingo na Praça Ramos de Queirós - Pelourinho de 11h às 17h, e o agendamento das visitas pode ser feito pelo telefone 3324-6760. O museu funciona sob a responsabilidade da prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). A partir de março, será cobrado o ingresso de R$ 50 (inteira), também com funcionamento de terça-feira a quinta-feira, porém das 11h às 19h. Além das atrações do espaço, os registros são contados por meio de documentações, tecnologia e interatividade. O local recebe até o dia 4 de março a exposição “Camaleão 40 Carnavais”, do designer Pedrinho da Rocha, inventor do abadá e um dos nomes da publicidade na folia. Para ajudar a divulgar o museu, a prefeitura preparou cinco vídeos com entrevistas que revelam os bastidores para a implantação do museu, sendo um deles, uma proposta de tour virtual. Confira: 

Cee Lo Green faz show no Brasil em maio e convida novamente a cantora IZA
Foto: Divulgação / Rafael PS

O cantor Cee Lo Green estará de volta ao Brasil para mais uma parceria com a cantora IZA. De acordo com informações do POPline, Cee Lo já está com a viagem marcada e irá se apresentar no dia 1º de maio, na casa de espetáculos Vivo Rio, no Rio de Janeiro. Parece que a participação de IZA durante o show está confirmada. Os artistas se apresentaram juntos no Rock in Rio do ano passado, no palco Sunset do evento. A dupla cantou as músicas “Fool For You” e “Earth Song”. No período do Rock in Rio, IZA falou sobre a apresentação ao lado do cantor: “foi um sonho realizado. Sempre sonhei em fazer parte do festival e estar aqui com Cee Lo Green, que é um artista que eu admiro pra caramba, é muito mais do que eu poderia imaginar. Eu me senti a pessoa mais abençoada do mundo”.

 

 

 

 

Teatro Gamboa recebe espetáculo indicado ao Prêmio Braskem 'Mesmo Sem Te Tocar'
Foto: Divulgação / Diney Araujo

O Teatro Gamboa entre os dias 16 e 18 de março recebe o espetáculo “Mesmo Sem Te Tocar”, indicado ao Prêmio Braskem de Teatro em quatro categorias. A peça faz parte do projeto “Março do Teatro e do Circo”, que reúne solos de destaque e um duo apresentados em Salvador no último ano. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). A classificação é 12 anos. “Mesmo Sem Te Tocar” conta a história de Léo (Fernando Santana), um homem que atravessa uma fenda no tempo e retorna do passado para revelar a Teresa todo o amor que sente por ela. Com doses de humor e tragicomédia. O espetáculo também questiona o amor como cura ou ferida da alma e revela o quanto o sentimento, a depender de como é alimentado, pode se tornar uma patologia. Apresentada em duas curtas temporadas em 2017, a peça foi indicada ao Prêmio Braskem de Teatro nas categorias Melhor Espetáculo Adulto, Melhor Ator e Melhor Texto (Fernando Santana) e Diretor Revelação (Agamenon de Abreu). Os espetáculos vencedores da 25ª edição da premiação serão conhecidos em maio, durante cerimônia realizada em Salvador.

 

SERVIÇO
O QUÊ: Espetáculo "Mesmo Sem Te Tocar"
QUANDO: 16 de março às 20h, 17 de março às 17h e 20h, 18 de março às 17h
ONDE: Teatro Gamboa – Salvador (BA)
VALOR: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Quarta, 21 de Fevereiro de 2018 - 18:50

Snoop Dogg ajuda garota com carro quebrado em local inseguro

Snoop Dogg ajuda garota com carro quebrado em local inseguro
Foto: Reprodução / Youtube

O rapper Snoop Dogg ajudou Katrina Graham, uma garota que estava com o carro quebrado, neste domingo (18). De acordo com informações do TMZ, Katrina estava voltando da Igreja quando seu carro teve um problema e parou na rodovia em Riverside, na Califórnia. Em entrevista ao site americano, ela contou que estava esperando o irmão chegar para ajudá-la, quando escutou alguém batendo na janela do seu carro. Quando ela se virou para ver quem era, se deparou com Snoop. Katrina falou que o rapper ofereceu ajuda para empurrar o carro, pois o local no qual ela estava parada poderia ser perigoso. No final, a garota ainda tirou uma selfie com o cantor. Segundo o site, Snoop estava indo assistir um jogo da NBA. 

 


Foto: Reprodução/ TMZ

Teatro Vila Velha recebe 'Distopias' espetáculo de Zeca de Abreu
Foto: Divulgação / Diney Araujo

O teatro Vila Velha recebe o mais novo espetáculo da diretora Zeca de Abreu, “Distopias”. A estreia será no dia 8 de março. Com dramaturgia colaborativa com supervisão e tratamento de Daniel Arcades, a peça marca uma nova fase da companhia Trupe da Zequinha, que passa a se chamar Ouroboros – Cia de Investigação Teatral, e reúne neste projeto 13 atores e atrizes. A peça permanece em cartaz de quinta a sábado, às 20h, e aos domingos, às 19h, até 1º de abril. É um espetáculo onde as migrações aparecem como tema central e nos provocam a refletir sobre a necessidade de sair do lugar onde se está em busca de melhorias e sobre as dificuldades encontradas em lutar por melhorias no seu espaço. “Distopias fala desses deslocamentos que estão acontecendo em todo o mundo, movimentos aos quais precisamos ficar atentos, mas é uma peça que também provoca o público a refletir e se deslocar, de algum modo. Ainda que esse deslocamento seja o ato de sair de casa e ir ao teatro, ato simples, mas cada vez mais raro”, explica a diretora Zeca de Abreu. Os ingressos custam R$ 30 a inteira e R$ 15 a meia. 

 

SERVIÇO
O QUÊ: Espetáculo “Distopias”
QUANDO: 8 de março a 1º abril de 2018 - quinta a sábado 20h - domingo 19h
ONDE: Teatro Vila Velha
VALOR: R$ 30 (inteira) R$ 15 (meia)

Quarta, 21 de Fevereiro de 2018 - 17:00

Colina da Igreja do Senhor do Bonfim tem reestruturação urbana autorizada pela Sedur

por Ailma Teixeira

Colina da Igreja do Senhor do Bonfim tem reestruturação urbana autorizada pela Sedur
Foto: Google Street View

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) concedeu uma autorização ambiental à Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) para a reestruturação urbana da Colina da Igreja do Senhor do Bonfim. A portaria 86/2018, publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (21), prevê a implantação do abrigo de velas e fonte de água benta, requalificação da Casa dos Romeiros e Museu dos Ex-votos, Largo do Bonfim, Baixa do Bonfim e encosta, que juntos ocupam um terreno de 36.050,00 m². Com a liberação, a FMLF fica encarregada de manter a Sedur informada sobre "qualquer alteração e/ ou demais obras realizadas na área"; elaborar e implementar o Plano de Controle Ambiental (PCA); substituir o piso do Parque Infantil, com o uso de material menos propício para o desenvolvimento de microrganismos causadores de doenças; dentre outras determinações. Por outro lado, a Fundação é proibida de realizar carga e descarga de materiais e resíduos da construção nos períodos de trânsito mais intenso e deve adotar meios de sinalização na via de acesso aos veículos e pedestres. A autorização da secretaria municipal tem validade de dois anos.

Quarta, 21 de Fevereiro de 2018 - 16:50

Netflix desmente rumor que irmãos Duffer deixarão produção de 'Stranger Things'

por Estadão Conteúdo

Netflix desmente rumor que irmãos Duffer deixarão produção de 'Stranger Things'
Foto: Divulgação

Um rumor surgido nas redes sociais nesta terça-feira (20), deixou os fãs da popular série "Stranger Things" receosos: um site lançou a notícia que os irmãos Duffer, criadores da série, que dirigiram e escreveram boa parte dos episódios, estavam de saída para trabalhar em novas produções da Netflix. Segundo o site, que alega ter fontes corroborando o rumor o contrato dos irmãos com a plataforma de streaming exigiria que eles criassem pelo menos mais duas produções originais - e uma delas seria um filme inédito a ser lançado na Netflix. Mas, para a alegria dos fãs da série, na noite da terça, a Netflix usou sua conta oficial no Twitter para desmentir o rumor. "Não derrubem seus Eggos (o waffle que a personagem Eleven gosta). Os rumores que os irmãos Duffer estariam deixando 'Stranger Things' depois da terceira temporada são falsos", escreveu a empresa no tuíte. A terceira temporada de "Stranger Things" está em pré-produção e os nove episódios programados devem estrear na Netflix em abril de 2019.

 


 

 

Quarta, 21 de Fevereiro de 2018 - 15:50

MAM-BA abre exposição ‘Acervo dos Salões' nesta quinta

MAM-BA abre exposição ‘Acervo dos Salões' nesta quinta
Foto: Divulgação

O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) abre, nesta quinta-feira (22), às 19h, a exposição “Acervo dos Salões”, que ficará em cartaz de terça-feira a domingo, das 13h às 18h, na Capela do museu. As obras apresentadas na mostra são de artistas premiados no “Salão da Bahia”, ao longo de uma década e meia. Concomitante à abertura da exposição no Casarão do Museu, continua abertos ao público a mostra “Escultores Contemporâneos Brasileiros” e o “Recital de Esculturas”, com Mario Ulloa, Vladimir Bomfim e músicos convidados, Thaís Alves e Márcia Andrade, além da participação do Balé Jovem de Salvador.


SERVIÇO
O QUÊ:
Exposição “Acervo dos Salões”
QUANDO: Abertura na quinta-feira, 19 de fevereiro, às 19h – Visitação de terça a domingo, das 13h às 18h
ONDE: Capela do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) – Salvador (BA)
VALOR: Grátis

Espetáculo ‘Coisas Belas’ é remontado no Pelourinho em homenagem ao Mês do Teatro
Foto: Ricardo Brasileiro / Divulgação

Vencedor do Prêmio Nacional de Literatura da FUNCEB, em 2004, pelo texto de Ed Anderson, o espetáculo “Coisas Belas” voltará à cena no Teatro Sesc Senac Pelourinho, com estreia nesta sexta-feira (23), às 19h30. A temporada especial é uma homenagem ao o Mês do Teatro, celebrado em março. Dirigida por Fabrício Torres, discute, entre dramas e comédias, as instabilidades comuns à vida dos artistas, mas que refletem o cotidiano da maioria dos habitantes dos grandes centros urbanos. A peça segue em cartaz até 24 de março, às sextas e sábados. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).


SERVIÇO
O QUÊ:
Espetáculo “Coisas Belas”
QUANDO: Sextas e sábados, de 23 de fevereiro a 24 de março, às 19h30
ONDE: Teatro Sesc Senac Pelourinho – Salvador (BA)
VALOR: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Jadelson Andrade lança livro de memórias com Jorge Amado em Portugal
Foto: Paulo Victor Nadal / Bahia Notícias

Após sessões em Salvador e São Paulo, o cardiologista Jadelson Andrade lança o livro "Crônicas do Coração" em Portugal. O evento será no próximo sábado (24), no Hotel The Village Praia d'El Rey, na vila Óbidos. Cardiologistas famosos e nomes expressivos da medicina nacional e internacional já confirmaram presença na sessão, como o ex-presidente da Sociedade Europeia de Cardiologia, Joroen Max, e Fausto Pinto. Após a sessão de autógrafos, um jantar será servido para aproximadamente 500 convidados. O livro retrata a relação de amizade que o médico manteve, por 10 anos, com o casal de escritores Jorge Amado e Zélia Gattai. Com histórias de viagens pelo Brasil e pelo mundo (saiba mais aqui), o título de 127 páginas está em fase de impressão de segunda edição – a primeira tiragem esgotou em cinco meses. Durante a passagem por Portugal, Andrade também vai participar de uma conferência no mesmo dia do lançamento do livro. Ele vai apresentar o tema "Nova Abordagem do Tratamento Anti-Trombolítico da Doença das Artérias Coronárias" durante o Congresso Novas Fronteiras da Cardiologia.

Quintas Gregorianas: Duo Oco do Átomo faz homenagem a Tuzé de Abreu
Foto: Reprodução / Facebook

O Teatro Gregório de Mattos recebe, nesta quinta-feira (22), uma nova edição do projeto Quintas Gregorianas. O evento gratuito, que acontece na Galeria da Cidade e tem início às 19h, será comandado pelo duo Oco do Átomo, formado por Heitor Dantas e Orlando Pinho. Na ocasião, eles realizarão uma sessão eletropoética em tributo ao músico e compositor Tuzé de Abreu, pelos seus 70 anos de vida. Além do próprio homenageado, participam ainda Greice Carvalho, Gil Camará, Mateus Dantas, Edbrass Brasil e George Christian. As Quintas Gregorianas integram a programação da exposição “Gregórios”, em cartaz de quarta a domingo, das 14h às 19h.

 
SERVIÇO 
O QUÊ:
Quintas Gregorianas - O Oco do Átomo 
QUANDO: Quinta-feira, 22 de fevereiro, às 19h
ONDE: Galeria da Cidade, Teatro Gregório de Mattos – Salvador (BA)
VALOR: Gratuito

Bahia Notícias moderniza aplicativo para iOS e Android; baixe agora

Facilitar o acesso à notícia é uma das prioridades do Bahia Notícias. Pensando nisso, a equipe de tecnologia da informação do site modernizou o aplicativo do site, com um perfil mais limpo e leve, tornando possível acompanhar as principais notícias de Salvador, da Bahia, do Brasil e do mundo na tela do seu celular. A ferramenta está disponível na App Store, da Apple, e PlayStore, da Android, e pode ser baixada facilmente em ambas as lojas de aplicativos dos sistemas operacionais. A nova versão do app permite acompanhar a página principal do site e também as colunas Esportes, Holofote, Cultura, Saúde, Justiça, Municípios e Mulher, além de possibilitar que o usuário receba as notificações das principais notícias em tempo real. O aplicativo é também muito leve: ocupa pouco mais de 10mb da memória do smartphone. Fique atualizado com as principais notícias, baixa aqui o aplicativo para iOS e para Android!

Oito anos após fim da banda, Cordel do Fogo Encantado voltará aos palcos e lançará novo CD
Foto: Divulgação

Oito anos depois de encerrar as atividades, o grupo pernambucano Cordel do Fogo Encantado voltará aos palcos com sua formação original. De acordo com informações do Diário de Pernambuco, a banda liderada por Lirinha se prepara também para lançar um álbum de inéditas e uma série de shows. Ainda segundo a publicação, o retorno oficial será anunciado nesta sexta-feira (23), quando sai o novo disco nas plataformas digitais. O CD contará com 12 faixas, sendo uma delas “Liberdade”, canção registrada em videoclipe, ainda a ser divulgado. Os rumores do retorno da banda foram acesos há meses, embora não tenha confirmação dos músicos, mas ganharam força quando o grupo foi escalado para participar do festival SXSW (South by Southwest), realizado no Texas, Estados Unidos, de 9 a 18 de março. O Cordel do Fogo Encantado é formado por Lirinhaa, Clayton Barros, Emerson Caldo, Rafa Almeida e Nego Henrique.

Beyoncé vira tema de disciplina em mais uma universidade americana
Foto: Divulgação

Depois de ser tema de estudos em instituições de ensino superior na Dinamarca e Estados Unidos, Beyoncé virou disciplina em mais uma, desta vez outra americana, a Universidade da Carolina do Norte. De acordo com informações do portal Popline, a disciplina “Beyoncé: performance e cultura popular” será ministrada pela doutora em comunicação Bryanne Young, com o objetivo de “analizar a persona da cantora como um instrumento para investigar a música popular e a cultura das celebridades”. Ainda segundo a publicação, o curso serve como introdução de assuntos como teorias raciais, feministas e análises culturais. A estrela pop já foi tema de estudos na University of Copenhagen, Universidade do Tennessee, Rutgers de Nova Jersey e Universidade do Texas.

‘De Santo Amaro a Xerém’: Concha receberá turnê conjunta de Bethânia e Zeca Pagodinho
Foto: Reprodução / Facebook

A Concha Acústica do Teatro Castro Alves será palco da turnê "De Santo Amaro a Xerém", que reúne Maria Bethânia e Zeca Pagodinho. A informação foi anunciada pelas redes sociais do músico, nesta terça-feira (20). O show conjunto acontecerá no dia 14 de abril. Antes da capital baiana a dupla se apresenta neste formato em Recife (PE), no dia 7 de abril. Depois, a temporada segue para Rio de Janeiro (RJ), no dia 21; Belo Horizonte (MG), 5 de maio; e São Paulo (SP), dia 19 de maio.  O show "De Santo Amaro a Xerém" faz referência à cidade natal da artista baiana e o local onde vive o músico, no distrito de Duque de Caxias, Rio de Janeiro.

Histórico de Conteúdo