Sexta, 18 de Agosto de 2017 - 08:50

‘Massarandupió’: Chico Buarque lança mais uma faixa inédita de novo disco

por Jamile Amine

‘Massarandupió’: Chico Buarque lança mais uma faixa inédita de novo disco
Foto: Reprodução / Facebook

Chico Buarque lançou, nesta quinta-feira (17), mais uma canção inédita que entrará para o “Caravanas”, seu mais novo disco, com lançamento previsto para 25 de agosto. A faixa “Massarandupió” é uma parceria entre ele e o neto Chico Brown, filho do baiano Carlinhos Brown e Helena Buarque. Em um vídeo promocional, o jovem conta como se deu o processo de composição e a surpresa ao ver sua melodia encaixar perfeitamente na letra composta pelo avô. "Eu estou sempre rodeado de músicos, de arte, onde quer que vá. Aqui em Salvador, sempre músicas que se propunham a englobar culturas diferentes, a levar você para lugares diferentes, e eu acabei indo atrás disso de uma forma que acabou sendo natural. Isso foi gerando interesse da parte dele [Chico Buarque], da parte dos meus pais, e aí ele começou a perguntar por minhas músicas e eu comecei a pensar em mandar umas coisas pra ele nessas reuniões que tinham por lá na casa da vovó. E aí começaram a render belas cantorias e num belo dia a gente se deparou com essa valsa, eu acho que eu tinha mandado essa por e-mail, junto com outras cinco, curiosamente esse foi a que eu quase não mandei”, lembra Chico Brown, contando ter conhecido a letra em seu aniversário de 20 anos, quando o avô entregou uma versão em voz e violão, batizada com o nome da praia baiana onde o garoto costumava passar a infância. “Uma letra que por mais que eu nunca tivesse ouvido, parecia que sempre estava ali, porque ela falava muito disso, da minha infância, desse subconsciente, dessas memórias”, acrescentou o jovem, que, conforme descrição de vídeo promocional é “multi-instrumentista, dono de um ouvido absoluto, ele toca piano, guitarra, bateria”. 

 

Confira uma prévia da canção "Massarandupió":

Além de “Massarandupió”, Chico Buarque já apresentou ao público a canção "Tua Cantiga" (clique aqui e saiba mais), que ganhou muitos elogios de Caetano Veloso. “O ritmo de lento afoxé sob essas formas verbais aprofunda a sensação de velha brasilidade que só se supunha morta porque fazia tempo que Chico não vinha com uma música”, disse o baiano sobre a música.

Vodun Zô: Sacerdote acusa policiais da Patamo de invadir terreiro no Curuzu
Foto: Reprodução / Flor de Dendê

O sacerdote Amilton Costa, do terreiro Hunkpame Savalu Vodun Zo Kwe, localizado no Curuzu, na Liberdade, acusou policiais militares do Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) de arrombar e invadir o terreiro na manhã desta quinta-feira (17), durante uma operação no bairro. Em entrevista ao jornal A Tarde, Costa relatou que cinco policiais militares pela manhã pularam o muro que fica no fundo do terreiro e arrombaram a porta da cozinha. “Estava no barracão conversando com um policial civil, aí ouvi o barulho e, quando fui ver, eles já estavam aqui dentro. Colocaram a arma na minha cara e me mandaram sair. Eles fugiram quando disse que ia chamar o comandante”, contou. O doté (como é nomeado o sacerdote da tradição Jeje Savalu) afirmou que já havia liberado a entrada de policiais civis que queriam vistoriar a área externa do terreiro “Permiti a entrada dos policiais civis, eles foram muito educados. Mas os PMs não me pediram permissão. Se tivessem pedido, minha filha, tinha aberto a porta, não tenho nada a esconder”, afirmou. De acordo com A Tarde, a Secretaria de Segurança Pública informou que os agentes que falaram com o religioso não eram policiais civis, mas policiais militares do Serviço de Inteligência. Alguns filhos de santo, uma vizinha e duas visitantes estavam no local no momento da invasão. “Foi horrível. Não precisavam fazer isso. Quero que paguem minha porta”, reclamou. Costa afirma que já está sendo acompanhado por um advogado e deve registrar o caso na Corregedoria da Polícia Militar e na Defensoria Pública. O Departamento de Comunicação Social da Polícia Militar (DCS) informou ao A Tarde que a recomendação é “o cidadão a formalizar o registro junto à Ouvidoria da Corporação (0800 284 0011) ou do site institucional (clique aqui), no link da Ouvidoria. O Hunkpame Savalu Vodun Zo Kwe, conhecido como "Vodun Zô", foi tombado pela Lei de Preservação do Patrimônio Cultural do Município em janeiro do ano passado. O terreiro é o único da nação Jeje Savalu a preservar os ritos originais e o uso da língua ewe-fon.  

Pautado na cultura popular, livro ‘Como Diz o Ditado’ será lançado em Lauro de Freitas
Foto: Divulgação

Potiguar radicada na Bahia há 20 anos, a médica Helenita Yolanda Monte de Hollanda lança, neste sábado (19), em Lauro de Freitas, o livro “Como Diz o Ditado”. O evento de lançamento acontece a partir das 18h, na Livraria Dom Casmurro. A obra reúne mais de 6.200 ditados da cultura popular brasileira, coletados em décadas de viagens da autora pelo país, a partir de falas, festas tradicionais, histórias e estórias, e observação atenta. Segundo Helenita, “a noção de que o homem se aprende no homem e não no livro, ensinada por Câmara Cascudo”, a levou ao interior do Brasil, largando a especialidade em Ultrassonografia Vascular e a medicina privada para realizar este trabalho. No Rio Grande do Norte, ela passou pelo Sertão, litoral e Borborema Potiguar. Já na Bahia, ela pesquisou em áreas de identidades culturais distintas: Recôncavo, Sertão, Médio São Francisco e Chapada Diamantina. Em sua pesquisa, a autora encontrou inúmeros provérbios na música e literatura. Embora tenha se arriscado a estudar a origem de alguns deles, classifica essa busca um tanto inócua “pelo significado dos provérbios diante da subjetividade, assim como pela sua origem: sendo frutos da experiência humana, de suas vicissitudes, são por natureza universais”.
 

SERVIÇO
O QUÊ:
Lançamento do livro  “Como Diz o Ditado”
QUANDO: Sábado, 19 de agosto, às 18h
ONDE: Livraria Dom Casmurro - Lauro de Freitas (BA)
VALOR: Entrada gratuita

Quinta, 17 de Agosto de 2017 - 21:50

Site pornô se oferece para para produzir uma nova temporada de 'Sense8'

por Lucas Arraz

Site pornô se oferece para para produzir uma nova temporada de 'Sense8'
Foto: Divulgação

O site pornô xHamster está se oferecendo para financiar e produzir uma terceira temporada de Sense8. Através do seu blog oficial, o site emitiu uma carta aberta direcionada para as irmãs co-criadoras Lana e Lily Wachowski lamentando o cancelamento da série e propondo uma reunião para que a terceira temporada saia do papel. No último final de semana Lana participou de uma live no Facebook em que disse que estaria escrevendo novos roteiros para a série que foi cancelada pelos altos custos de produção (leia aqui). Alex Hawkings, criador do site XHamster, destacou que a nova temporada não seria uma paródia pornô, mas sim uma continuação para o especial de duas horas que a Netflix irá exibir para finalizar a série. Segundo Hawkings, Sense8 não teria nenhum tipo de limitação criativa por lá. O criador também destacou que a proposta de ressuscitar a série faz parte do histórico do site pornô em lutar pelos direitos sexuais.

Dia do Patrimônio: Monumentos de Salvador terão placas com QR Code
Foto: Divulgação

Com objetivo de valorizar os monumentos e a história da cidade, a Fundação Gregório de Mattos (FGM) lançou nesta quinta-feira (17), Dia do Patrimônio Histórico Nacional, a ação #Reconectar. O projeto vai permitir que moradores e visitantes da cidade tenham acesso às informações sobre um monumento público a partir de placas com QR Code instaladas próximas às suas bases. Basta aproximar um celular ou tablet com leitor desse tipo de código que um link se abrirá com acesso à ficha com dados e um resumo sobre o personagem ou evento retratado no monumento em três línguas (português, inglês e espanhol). Inicialmente, cinco monumentos na região do Centro Histórico serão contemplados nesta ação que conta com a parceria da Seman (Secretaria de Manutenção da Cidade). Até o fim deste ano, a expectativa é de levar o projeto a 20 monumentos, uma média de cinco por mês. Para o lançamento, nesta quinta, a FGM promoveu também um passeio mediado pelo historiador Rafael Dantas, da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

 

Para Milena Tavares, Diretora de Patrimônio da Fundação, a preservação dos monumentos não apenas resguarda a memória coletiva da cidade, como pode servir à educação cidadã. “Na medida em que a sociedade passe a se apropriar desses elementos, que nos ensinam sobre o nosso povo e sobre o nosso lugar”, conta. Ela lamenta que conservar os monumentos públicos venha sendo um desafio para o poder público e acredita que ações como o #Reconectar podem colaborar para a conscientização das pessoas sobre a importância dos monumentos e evitar os estragos. “Sofremos não apenas pelo desgaste natural das obras artísticas, diariamente expostas à poluição e à ação do tempo, mas principalmente pelo vandalismo, alheio à perda que a depredação significa para cidade, inclusive pelo investimento que poderia ser destinado a outras ações de valorização do espaço comum”, avalia a Diretora. 

JAM no MAM retoma atividades a partir deste sábado em Salvador
Foto: Ligia Rizério

Após firmar novo patrocínio, a tradicional JAM no MAM retoma suas atividades a partir deste sábado (19), das 19h às 21h, na área externa do Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador. Na ocasião, a banda Geleia Solar, formada por André Becker, Bruno Aranha, Felipe Guedes, Gabi Guedes, Ivan Bastos, Ivan Huol, Joatan Nascimento, Matias Traut, Paulo Mutti e Rowney Scott, apresentará ao público um repertório de jazz e da música instrumental brasileira, incluindo canções autorais. Durante os sábados do mês de agosto, o projeto celebrará o aniversário de 18 anos de jam sessions, que originalmente acontece no dia 25.  A JAM no MAM é um projeto da Huol Criações, com patrocínio da Secretaria de Turismo e do Governo da Bahia.  Os ingressos custam R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia)

 

SERVIÇO
O QUÊ:
JAM no MAM
QUANDO: Sábados, 19 de agosto a 30 de setembro, 18h às 21h
ONDE: Área externa do Museu de Arte da Moderna da Bahia – Salvador (BA)
VALOR: R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia)

Quinta, 17 de Agosto de 2017 - 18:50

Sidney Magal volta a Salvador para show único em setembro

por Lucas Arraz

Sidney Magal volta a Salvador para show único em setembro
Foto: Divulgação

Dono de sucessos como “Sandra Rosa Madalena” e “Meu Sangue Ferve por Você”, Sidney Magal está de volta a Salvador para show único no próximo mês na boate XYZ. A apresentação do cantor acontece no próximo mês, no dia 15 de setembro às 21h. Um lote promocional dos ingressos está à venda e pode ser adquirira no Sympla.  

 

SERVIÇO:
O QUÊ: Sidney Magal na XYZ
QUANDO: Sexta-feira, 15 de Setembro, às 21h
ONDE: XYZ - Rio Vermelho - Salvador
VALOR: R$ 40 (lote promocional) / R$ 150 (camarote open bar) 

Quinta, 17 de Agosto de 2017 - 17:50

Justin Bieber lança nova música com produtor de 'Sorry'; ouça 'Friends'

por Lucas Arraz

Justin Bieber lança nova música com produtor de 'Sorry'; ouça 'Friends'
Foto: Divulgação

Parece que nunca é tarde demais para se pedir desculpas. O cantor Justin Bieber lançou nesta tarde seu novo single, “Friends”. A música é uma nova parceria de Bieber com o produtor musical Blood Pop, que já tinha feito com o canadense o hit “Sorry”. Assim como na primeira colaboração, “Friends” é uma pedido de desculpas para alguma ex-namorada de Bieber. Na letra, o cantor pergunta “Queria saber se ainda podemos ser amigos? Menina, quer saber por que ando ligando? Não, não terminamos numa boa”. Apesar da nova faixa, não existe qualquer indício de que Justin Bieber estaria preparando um novo CD. O cantor, apesar de parecer no topo das paradas nos últimos meses em parcerias com Luis Fonsi, no remix americano de “Despacito”, e com o DJ Khaled em “I’m The One”, está de férias da carreira. Recentemente Bieber cancelou 14 shows da turnê “Purpose” para se dedicar a Deus. A especulação é que "Friends", assim como “Sorry”, seja uma indireta para uma das ex-namoradas de Bieber, que já dedicou "What Do You Mean?", "Mark My Words" e a própria "Sorry" para a mais famosa delas: Selena Gomez.

Quinta, 17 de Agosto de 2017 - 16:50

Sabendo explorar a fórmula, 'Anabelle 2' é um instigante filme de suspense e terror

por Edimário Duplat

Sabendo explorar a fórmula, 'Anabelle 2' é um instigante filme de suspense e terror
Foto: Divulgação

Sucesso no mundo todo, a franquia Invocação do Mal segue se tornando uma boa referência para a criação de outras obras que explorem os contos de terror baseados nos casos dos demonologistas Ed e Lorraine Warren. E com base neste mundo de temores e perigos sobrenaturais, a continuação do spin-off Anabelle – intitulado "Anabelle 2: A Criação do Mal" - chega nesta quinta-feira (17)  aos cinemas de todo o Brasil com uma história mais densa que o seu antecessor e claras referências ao universo de ocultismo que se confunde com os casos reais que deram origem a série de filmes.


Na história, que se passa anteriormente a trama da película anterior, somos apresentados a uma família que 20 anos após perderem a sua filha em um trágico acidente, passam a receber um grupo de garotas orfãs para viver em sua casa. Entretanto, dentro deste suposto ambiente acolhedor, um segredo sombrio passa a assolar as crianças e se apresentar como um temor fatal para todos os habitantes.


Feito com uma narrativa lenta em seu príncipio, "Anabelle 2" já demonstra que consegue explorar o suspense para aprofundar um clima aterrorizante em torno de seus personagens e do próprio público que assiste a obra. E isso vai se tornando mais evidente ao longo da trama, que não tem medo de usar clichês para mostrar que não existe problema algum em repetir fórmulas quando se tem um roteiro competente e o bom timming para produzir uma obra de qualidade.


E talvez esse seja o verdadeiro segredo do filme, que não se torna uma "fábrica de sustos" e dá valor a narrativa e sua história principal. O mesmo podemos falar dos easter eggs produzidos durante a película, que não ferem a trama e nem tornam tudo dependentes dessas referências. Entretanto, mesmo usando os clichês com inteligência em muitos momentos, o uso de algumas fórmulas prontas ainda diminui a força desse filme como um todo. Ter personagens com decisões duvidosas em horas de desespero, por exemplo, é um recurso que em muitos casos acaba se tornando mais hilário do que realmente desesperador. Não estraga o filme, mas quebra muitos momentos que poderiam se tornar maiores do que são.


Mesmo abaixo da franquia principal, Anabelle sobrevive como um capítulo interessante do atual momento dos filmes de terror norte-americanos pois entende que além de recursos ou fórmulas, ter um roteiro bem escrito e instigante ainda é o que verdadeiramente importa. 

Quinta, 17 de Agosto de 2017 - 16:50

Spotify retira músicas e bandas que apoiam a supremacia branca

por Estadão Conteúdo

Spotify retira músicas e bandas que apoiam a supremacia branca
Foto: Divulgação

Após a marcha de Charlottesville, nos Estados Unidos, que exaltava a "união da extrema-direita" e a "supremacia branca", diversas empresas e instituições estão tomando atitudes a fim de repudiar essa ideia. Agora, os serviços de streaming entraram neste movimento. De acordo com a Billboard, o Spotify excluiu de sua plataforma diversas bandas que fazem apologia à supremacia branca. O serviço de streaming, porém, não quis informar os nomes dos grupos que foram excluídos. "Conteúdos ilegais ou materiais que incitam ódio ou violência contra raça, religião, sexualidade ou coisas do tipo não são tolerados por nós. O Spotify age imediatamente para remover qualquer material do tipo que chega ao nosso conhecimento. Nós estamos felizes por termos sido alertados sobre esses conteúdos - e já foram removidas muitas das bandas identificadas hoje, e nós continuamos a revisar o restante", disse um representante do Spotify à Billboard. Outros serviços de streaming tiveram atitudes semelhantes. O Deezer, por exemplo, foi um deles. Na última sexta-feira, dia 11, participantes da marcha "Unir a Direita" carregaram tochas no campus da Universidade da Virgínia, enquanto gritavam frases como "Você não vai tomar nosso lugar" e "Judeus não vão tomar nosso lugar". No dia seguinte, eles voltaram às ruas de Charlottesville gritando slogans nazistas, quando grupos contrários ao racismo e ao nazismo resolveram se manifestar também, gerando um confronto que deixou mais de 30 feridos e um morto.

 

Marcos Clement faz homenagem a Raul Seixas neste sábado na Praia do Forte
Foto: Maira Lins

O projeto Serenata no Tamar contará com uma homenagem à vida e obra de Raul Seixas, neste sábado (19), a partir das 20h, na Praia do Forte. Na ocasião, o cantor soteropolitano Marcos Clement, conhecido por interpretar o artista, fará uma noite de voz e violão com clássicos de Raul, como “Gita”, “Metamorfose ambulante” e “Maluco beleza”, além de canções menos conhecidas, a exemplo de Mas I love you”, “Cachorro urubu” e “Tá na hora”. A entrada é gratuita.


SERVIÇO
O QUÊ:
Marcos Clement “Toca Raul” - Serenata no Tamar
QUANDO: Sábado, 19 de agosto, a partir das 20h
ONDE: Projeto Tamar – Praia do Forte - Bahia
VALOR: Grátis

Quinta, 17 de Agosto de 2017 - 15:11

Giro: Uran Rodrigues faz nova exposição nos Estados Unidos

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Uran Rodrigues faz nova exposição nos Estados Unidos
Foto: Divulgação

No dia 30 de agosto, a cidade de Newark (New Jersey/Estados Unidos) receberá no salão principal da prefeitura, a mostra "Mulheres de Poder e de Axé". Com assinatura da produtora Silvana Magda em parceria com a Brazusa Cultural Center e a Prefeitura de Newark, a mostra destacará a coragem das guerreiras de Tejucupapo (vila do século XVII, distante 60 km do Recife), da baiana Maria Quitéria e da africana Luísa Mahin.


Bonecas dessas guerreiras do período colonial vão compor o ambiente, que trará ainda fotografias de brasileiras que lutam por um mundo melhor e fazem a diferença na sociedade. 

 

Nomes como o da primeira juíza afrodescendente no Brasil, Luislinda Valois, escritora e Ministra dos Direitos Humanos, a atriz Sônia Braga, a uber model Gisele Bundchen, a cantora e embaixadora da ONU, Daniela Mercury, entre outras, serão apresentadas nos cliques dos fotógrafos Luíz Ribeiro e Uran Rodrigues. 


A segunda parte da exposição abordará a força sagrada e espiritual de algumas das "Yabás", deusas africanas, escolhidas pela popularidade e por serem homenageadas anualmente no calendário oficial da cidade de Salvador, na Bahia. 


Mulheres de Axé apresentará as festas de Iemanjá/Rio Vermelho,  Iansã (Festa de Santa Bárbara no Pelourinho) e Oxum, Nossa Senhora da Conceição nas fotografias de Uran Rodrigues. Serão 15 fotos retratando momentos de celebração a essas divindades que inspiram e são tão presentes no dia-a dia do baiano. 


A exposição faz parte da programação do Brazil Week em Newark que acontece de 30 de agosto a 30 de setembro com diversas ações como shows, mesas e Lavagem da Rua 46, palestras, performances musicais, exibição de filmes, debates e lançamento de livro "Negros Pensadores do Brasil" da jurista Luislinda Valois.

Quinta, 17 de Agosto de 2017 - 15:00

Pabllo Vittar compartilha bastidores de gravação do clipe ‘Corpo Sensual’

por Bárbara Gomes

Pabllo Vittar compartilha bastidores de gravação do clipe ‘Corpo Sensual’
Foto: Fernanda Tiné / Divulgação

A drag queen Pabllo Vittar tem alavancado a carreira musical com seus clipes. Depois de gravar “Sua Cara” com Anitta e “Decote” com Preta, agora é a vez da cantora lançar seu novo vídeo “Corpo Sensual”. O material tem participação de Mateus Carrilho, da Banda Uó, e foi gravado na última quarta-feira (16). “Tá ficando incrível”, disse Vittar em suas redes sociais. O produto será lançado no dia seis de setembro, no TVZ, conforme informou a cantora.

 

AI PAPAI ???? #PablloVittar nos bastidores da gravação do clipe de #CorpoSensual, no interior de São Paulo.

Uma publicação compartilhada por Pabllo Vittar (@pabllovittarbr) em

Quinta, 17 de Agosto de 2017 - 14:50

Com história fraca e confusa, 'Uma Família Feliz' é uma animação pobre e sem sentido

por Edimário Duplat

Com história fraca e confusa, 'Uma Família Feliz' é uma animação pobre e sem sentido
Foto: Divulgação

Dentre as várias animações que chegam as telonas, nem todas conseguem imprimir o atual sucesso desse segmento, que nos últimos vinte anos é reconhecido por apresentar histórias com bom conteúdo tanto para adultos quanto para as crianças. Este é o caso do filme alemão "Uma Família Feliz", que estreia nesta quinta-feira (17) nos cinemas de todo o Brasil.


O filme já não se ajuda desde a sua confusa ideia principal: após conversar por engano com o Conde Drácula pelo telefone, a vendedora Emma Wishbone desperta o interesse amoroso do Príncipe das Trevas, que promete libertar a bruxa Baba Yaga de seu cativeiro se esta conseguir transformar a sua amada em uma vampira com alma. Entretanto, a confusa feiticeira exagera na concepção da magia e faz com que todos os membros da família Wishbone se transformem em seres das trevas, com o seu marido se tornando um Frankenstein e seus filhos se metamorfoseando em uma múmia e um lobisomem. Agora, todos precisam não só retornar a sua forma original como também deter as investidas do vilanesco vampiro.


Em um olhar mais desavisado, a impressão é de que Uma Família Feliz se mostra como uma animação básica que perdeu espaço nos cinemas por conta de filmes mais bem elaborados de empresas como Pixar e Dreamworks. Entretanto, ter esse viés comparativo foge muito dos problemas básicos apresentados pela obra dirigida por Holger Tappe. 


Sem um direcionamento coerente já no próprio conceito do roteiro, temos uma história bastante pobre em alimentar qualquer carisma pelos personagens da trama. Do lado do vilão, nada se explora com exatidão e não conseguimos nem sentir afeição ou muito menos ódio pelo personagem. E se no caso do Drácula temos um problema, a chamada "Família Feliz" é um verdadeiro circo dos horrores. Caricatos demais, são apenas pincelados na história e não tem nenhuma característica que os leve a ser simpatizados por crianças ou adultos. Some a isso algumas piadas escatológicas sem sentido, que são tão fracas que param de ser ditas do meio pro final da história, e alguns personagens extras que entram na história da mesma forma rápida que somem logo depois.


Independente de que muitas animações de hoje sejam conceituadas ou pensem de uma forma madura, o grande problema de "Uma Família Feliz" é de justamente desprezar o seu público com uma confusão de imagens e nada de um mínimo roteiro coerente.

Grupo de hackers invade redes sociais da HBO e de ‘Game of Thrones’
Foto: Divulgação

A onda de revezes da HBO e de “Game of Thrones” ganhou mais um capítulo na noite desta quarta-feira (16), quando um grupo de hackers invadiu as redes sociais da emissora e da série. "Olá, OurMine está aqui, nós estamos apenas testando a sua segurança. Time da HBO, por favor nos contatem para melhorar sua segurança", publicou o grupo nas contas invadidas no Twitter e Facebook. De acordo com informações da revista “Vatiety”, pouco tempo depois das postagens as mensagens foram deletadas e a HBO retomou o controle de suas contas. Os autores do ataque são conhecidos por terem invadido redes de grandes empresas, a exemplo da Netflix, Marvel e Google. 

 


Grupo invadiu redes de HBO e 'Game of Thrones' na noite desta quarta-feira (16)


A HBO tem protagonizado diversos problemas de segurança, tendo seu sistema invadido por hackers, que pediam resgate para não vazar informações e episódios inéditos de “Game of Thrones”. A série, por sua vez, foi prejudicada recentemente até mesmo pela emissora, na Espanha, que acabou exibindo uma semana antes, sem querer, o episódio que vai ao ar no próximo domingo.

Vencedora do Oscar, Emma Stone desbanca Jennifer Lawrence e é atriz mais bem paga
Foto: Reprodução / Facebook

Após vencer o Oscar com o filme “La La Land”, Emma Stone despontou no ranking de atriz mais bem paga no mundo em 2017, segundo levantamento da revista americana “Forbes”. Acumulando US$ 26 milhões, a artista de 28 anos desbancou Jennifer Lawrence, que ocupava o topo da lista nos dois anos anteriores e que agora cai para a terceira posição, com US$ 24 milhões. O segundo lugar ficou com Jennifer Aniston, que em 2017 embolsou US$ 25,5 milhões.

 

Confira a lista das mulheres mais bem pagas:

1 - Emma Stone - US$ 26 milhões
2 - Jennifer Aniston - US$ 25,5 milhões
3 - Jennifer Lawrence - US$ 24 milhões
4 - Melissa McCarthy - US$ 18 milhões
5 - Mila Kunis - US$ 15,5 milhões
6 - Charlize Teron e Emma Watson - US$ 14 milhões cada
7 - Julia Roberts e Cate Blanchett - US$ 12 milhões cada
8 - Amy Adams - US$ 11,5 milhões 

Quinta, 17 de Agosto de 2017 - 11:40

Morre escritor Ubaldo Marques Porto Filho

Morre escritor Ubaldo Marques Porto Filho
Foto: Caio Lirio/ Bahia Notícias

Com 27 obras publicadas, 14 delas relacionadas ao Rio Vermelho, o escritor Ubaldo Marques Porto Filho morreu nesta quarta-feira (16) após um infarto. De acordo com informações do Blog do Rio Vermelho, ele já estava internado há alguns dias no Hospital Português e sofreu um infarto. O sepultamento foi realizado nesta quarta, no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador. Em junho do ano passado, com o historiador Alvaro Pinto Dantas de Carvalho Jr, ele lançou o livro “2 de Julho, Independência da Bahia e do Brasil”, editado pelo governo do Estado em parceria com o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) (saiba mais). Em sua dedicação ao bairro do Rio Vermelho, foi um dos fundadores da Associação Moradores e Amigos do Rio Vermelho (Amarv) e da Academia dos Imortais do Rio Vermelho. 

Ator Paulo Silvino morre aos 78 anos após lutar contra câncer no estômago
Foto: Divulgação

O ator da TV Globo, Paulo Silvino, morreu aos 78 anos, na manhã desta quinta-feira (17). Segundo o G1, a Central Globo de Comunicação confirmou que o artista morreu em casa, no bairro da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O humorista retirou um câncer de estômago em julho de 2016 e, desde então, lutava contra a doença, tendo feito inclusive tratamento quimioterápico. Paulo Silvino estrou na Globo em 1966, como apresentador do “Canal 0”, um programa que satirizava a programação das TVS. Em um de seus últimos trabalhos, ele interpretou o porteiro Severino, conhecido pelo bordão “Cara, crachá”, no programa Zorra Total.

Musical ‘Chapeuzinho Vermelho - Redes Sociais’ estreia nova temporada em Salvador
Foto: Wandaick Costa

O musical infanto-juvenil “Chapeuzinho Vermelho – Redes Sociais”, que concorreu ao Prêmio Braskem de Teatro 2016, estreia nova temporada neste sábado (19), às 16h, no Teatro Dias Gomes, situado no bairro de Nazaré, em Salvador. A montagem, do grupo Oficina de Theatro, segue em cartaz aos sábados e domingo, até o dia 22 de outubro. Baseada no conto dos irmãos Grimm, a adaptação do ator e diretor Raí Alves aborda os perigos das redes sociais, sobretudo para crianças e adolescentes, que por conta da ingenuidade costumam ser ludibriadas por perfis falsos. Os ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia). 


SERVIÇO
O QUÊ:
Musical Teatro infanto-juvenil “Chapeuzinho Vermelho – Redes Sociais”
QUANDO: 19 de agosto a 22 de outubro, sábados e domingos, às 16h
ONDE: Teatro Dias Gomes (Rua Francisco Ferraro, 53, Nazaré – ao lado do Colégio Central)
QUANTO: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Tom Cruise se acidenta em cena e gravações de ‘Missão Impossível 6’ são suspensas
Foto: Reprodução / TMZ

As gravações de “Missão Impossível 6” foram interrompidas no último fim de semana, em Londres, na Inglaterra, após o ator Tom Cruise sofrer um acidente em cena. De acordo com informações da revista “Variety”, o artista, que costuma gravar as cenas de ação sem o uso de dublês, quebrou o tornozelo em duas partes e lesionou o quadril. Ainda segundo a publicação, o incidente pode atrasar as filmagens em até três meses, até que o astro se recupere completamente. Apesar disto, os estúdios Paramount garantem que a data de estreia segue a mesma: 28 de julho de 2018. "Tom agradece ao público pela preocupação e apoio e mal pode esperar para mostrar o filme para todos no próximo ano", diz a empresa, em nota oficial.

 

Confira o vídeo do incidente:

Letieres Leite ministra oficina ‘As Matrizes Africanas na MPB’ no CFA da Funceb
Foto: Divulgação

O maestro Letieres Leite ministra o workshop “As Matrizes Africanas na Música Popular Brasileira”, para jovens da comunidade Hip-Hop e Rap de Salvador, neste sábado (19). A atividade acontece a partir das 14h, no Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), situado no Pelourinho. Coordenador artístico pedagógico do Curso de Qualificação em Música do CFA, Letieres agora ensinará seu método UPB (Universo Percussivo Baiano) para outros jovens. O evento terá ainda a participação do educador e produtor DJ Branco. A participação é aberta ao público interessado.

Quinta, 17 de Agosto de 2017 - 00:00

Após reformas, Mercado Modelo dobra número de visitas em um ano

por Lucas Arraz

Após reformas, Mercado Modelo dobra número de visitas em um ano
Foto: Divulgação

Ao pé do Caboclo da Praça da Sé, subindo e descendo o Elevador Lacerda ou aproveitando a vista do Farol da Barra, o cotidiano de Salvador é marcado por um acervo significativo de monumentos públicos. São esculturas, painéis, fontes, dentre outras obras que não só embelezam a cidade, como também remontam a história daquela que foi a primeira capital do Brasil. No dia 17 de agosto, data que se comemora o dia do Patrimônio Histórico Nacional, uma boa notícia para um dos principais cartões postais da cidade: o Mercado Modelo dobrou o número de visitantes em um ano. O local é um dos principais comércios de artesanato do Brasil. Depois de 105 anos de história e cinco incêndios que destruíram sua estrutura, o lugar recebeu reformas e programação cultural própria para continuar atraindo turistas em tempos de crise econômica.

Estima-se que atualmente o Mercado receba uma demanda de 300 visitas diárias, totalizando 8 mil pessoas por mês. O número é duas vezes maior que a estimativa do último ano. Segundo a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), a mudança é fruto de reformas e intervenções feitas no local. As ações incluem correções de infiltrações e da parte elétrica do prédio, algo que prejudicava a atividade comercial do lugar. A varanda do local também foi restaurada. Lâmpadas convencionais foram trocadas por modelos de LED, que gastam menos energia e iluminam mais. As obras custaram R$ 480 mil para os cofres públicos da cidade. 
 
O permissionário Adenilton Andrade celebra as melhorias feitas no local. Segundo o dono do Doces Shalom, um dos 263 boxes do Mercado Modelo, a reforma contribuiu para atrair turistas mesmo em época de crise, mas a segurança do ponto turístico ainda precisa ser aperfeiçoada. “A prefeitura tem nos dado apoio, mas ainda precisamos de uma segurança mais ostensiva”, conta o permissionário que recentemente teve uma corrente de ouro roubada na área externa do lugar. A Semop garante que a segurança do Mercado está sendo melhorada com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e incremento da fiscalização dentro e no entorno do prédio.

“A atual administração tem se reunido com os permissionários do Mercado Modelo, abrindo diálogo constante. A intenção é realizar as melhorias e qualificações necessárias para que o equipamento esteja em condições de atender baianos e turistas. Organizamos também o estacionamento externo, com a finalidade de atender exclusivamente quem chega de ônibus, micro-ônibus e vans de turismo, proporcionando mais conforto e fácil acesso ao mercado”, afirma o titular da Semop, Marcus Passos.

Contra as chamas que destruíram o Mercado Modelo em média a cada 21 anos de sua história, foram realizadas ações de prevenção para que incêndios não acometam novamente o ponto turístico. Extintores são distribuídos para os boxes e sanitários, como também na área de alimentação. Ocorreu ainda a reforma completa do telhado, evitando que o mau tempo prosseguisse como complicador das atividades do centro de compras. 

Como braço artístico da nova gestão, o Mercado Modelo passou também a oferecer apresentações musicais por meio do "Viver o Mercado". Durante um ano, o projeto contou com a apresentação de 27 grupos artísticos para um público fixo de aproximadamente 6 mil pessoas, sem contar com os passantes. O projeto teve início em setembro de 2016, concentrando ações de entretenimento, cultura, informação e lazer de forma ininterrupta até junho de 2017. O Pôr do Sol no Mercado acontece sempre às sextas-feiras, das 17h às 18h. Além da atividade, a Fundação Gregório de Matos levou ao local um espaço para happy-hour com música ao vivo no final de tarde.

Karina Buhr e Luiz Martins se apresentam em evento gratuito promovido por marca de bebida
Foto: Divulgação

A marca de bebidas Campari traz para Salvador pela primeira vez o evento Campari Red Experience. Descrito pela empresa como “uma viagem por caminhos e sensações únicas” o evento gratuito terá show de Karina Buhr e uma exposição de arte sensorial feita pelo artista Luiz Martins. O Campari Red Experience de Salvador acontece no dia 25 de agosto às 21h no Pier 4, localizado no bairro Comércio em Salvador. A noite ainda conta com performances artísticas, uma exposição de fotos do fotógrafo Sérgio Coimbra e a presença dos DJs Renata Dias e Jerônimo Sodré. A entrada é limitada. Os ingressos serão disponibilizados pelo site da Campari Red Experience nesta quinta-feira (17). Depois de Salvador, Fortaleza é a próxima capital a receber a ação da marca italiana de bebidas com show de Tulipa Ruiz no Dragão no Mar no dia 1º de Setembro. 

 

SERVIÇO
O QUÊ: Campari Red Experience com Karina Buhr e Luiz Martins
QUANDO: Sexta-feira, 25 de agosto, às 21h
ONDE: Píer 4 - Comércio - Salvador
VALOR: Gratuito 

Bazar no Rio Vermelho terá peças de grife a partir de R$ 5
Foto: Divulgação

Em sua terceira edição, o Bazar Jabô(ticaba) trará mais opções de roupas masculinas e peças infantis a preço popular. O evento será realizado mais uma vez na Escola Baiana de Arte e Moda (Ebam) neste sábado (19), das 9h às 17h. O bazar reúne roupas, acessórios, bijus, decoração, cosméticos e outros objetos usados e em bom estado com preços que começam em R$ 5. A novidade da edição é uma arara dedicada à ala infantil com numerações que vão de 2 até os 16 anos. O espaço masculino também será maior desta vez com uma oferta de peças que atendem do executivo ao esportista. A moda festa e de grifes locais continuam no evento, assim como peças casuais que trazem etiquetas de fast fashion como H&M, Zara e Forever 21, Farm, Adidas, Sacada, Dress To, Lez a Lez, John John, Forum, Lança Perfume, Missbella, Calvin Klein, entre outras. Um dos destaques do Bazar Jabô(ticaba) é a numeração das peças que vão de 36 ao 54 para atender todo mundo. O evento conta com a parceria do Midih Store que comercializa produtos de moda feminina com preços especiais. Será aceito pagamento em dinheiro e cartão (compras a partir de R$ 50). Quem quiser dar uma olhadinha no que vai estar à venda no evento pode acessar os perfis no Instagram e no Facebook do Bazar
 
SERVIÇO
O QUÊ:
Bazar Jabô(ticaba)
ONDE: Ebam - Rio Vermelho - Salvador
QUANDO: Sábado, 19 de agosto, às 9h 

'Mi Gente' ultrapassa 'Despacito' e se torna faixa mais executada do mundo no Spotify
Foto: Reprodução / YouTube

Parece que a onde de músicas latinas veio para ficar. Em passagem pelo Brasil, o cantor colombiano J Balvin aproveitou para divulgar seu novo single “Mi Gente” no programa Encontro com Fátima Bernardes nesta semana. A faixa, gravada em parceria com o francês Willy William, atualmente aproveita a boa fase do ritmo latino no mundo e, na última semana, ultrapassou a também latina “Despacito”, se tornando a música mais executada do mundo na plataforma de Streaming Spotify. “Despacito” foi o primeiro vídeo do Youtube a passar a marca de 3 bilhões de visualizações e também a primeira música em espanhol a atingir o topo da principal parada musical norte-americana desde "Macarena". Apesar de “Mi Gente” ter destronado “Despacito” no Spotify, o caminho ainda é longo para que a faixa de Balvin seja tão grande quanto a hermana. O remix de Despacito (com o Justin Bieber) tem ao todo 716 milhões de execuções no Spotify contra 138 milhões de “Mi Gente”, que foi lançada em junho. Porém, o clipe da faixa de Balvin está bem. Com menos de 20 dias de lançamento, o vídeo se aproxima da marca de meio bilhão de visualizações. Confira:

 

 

Quarta, 16 de Agosto de 2017 - 19:00

Giro: Troca de experiências

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Troca de experiências
Tereza Paim / Foto: Divulgação

A chef Tereza Paim foi convidada pela APAE Salvador para apadrinhar o lançamento do livro idealizado pela instituição, Receitas de Vida, no dia 17, às 18h, na sede da APAE, no bairro da Pituba (leia mais aqui). As receitas são direcionadas a pacientes com Fenilcetonúria (PKU), que convivem com uma dieta restritiva como parte importante do tratamento para a doença. A iniciativa tem como propósito trazer mais sabor às refeições desses pacientes e incentivar a adesão à dieta, evitando sequelas como danos intelectuais e distúrbios de comportamento.

 

Tereza será a responsável pelo coquetel do lançamento e, para isto, criou canapés especiais. “Apoio esta causa e, em respeito às restrições alimentares de pessoas com a Fenilcetonúria (PKU), criei um cardápio especial com elementos e ingredientes permitidos para quem não pode comer proteínas naturais”, explica.

Rincon Sapiência completa programação do III Festival Radioca
Foto: Divulgação

O rapper Rincon Sapiência é o último nome confirmado do line-up do III Festival Radioca, que acontece nos dias 7 e 8 de outubro, no Trapiche Barnabé. Ele apresenta o show do recém-lançado álbum de estreia “Galanga Livre”, que une poesia politizada, discurso de auto-afirmação e influências das músicas africana, eletrônica e jamaicana. A terceira edição do Festival Radioca terá 10 atrações musicais, feira com produtos de música, moda, gastronomia e artes, debates e oficina. O line-up apresenta um apanhado abrangente do que se produz na música brasileira atualmente, unindo estilos como RAP, guitarrada paraense, rock, música instrumental e pop. No sábado, sobem ao palco Livia Nery, Pio Lobato, Raimundo Sodré, Far From Alaska, e Rincon Sapiência (SP). Já no segundo dia do evento, se apresentam Jadsa Castro, Mopho, Quartabê, Curumin e Metá Metá. Os ingressos estão à venda no site Sympla e nas lojas Mito, Midialouca e Somos Coletivo Criativo e no bar Oliveiras. As entradas custam R$ 40 e R$ 20 (meia entrada).

 

SERVIÇO: 
O QUÊ: Rincon Sapiência no III Festival Radioca
QUANDO: Sábado e Domingo, 7 e 8 de outubro, às 16h
ONDE: Trapiche Barnabé – Comércio - Salvador
VALOR:  R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)

Encontro de fãs celebra 20 anos da franquia Harry Potter em Salvador neste sábado
Foto: Divulgação

Em 2017 a franquia de livros de Harry Potter completa 20 anos. Para comemorar o aniversário da série do bruxo que também rendeu oito filmes, a editora Rocco e a Saraiva promovem neste sábado (19) o evento “Encontro de fãs: 20 anos de Harry Potter” no Espaço Glauber Rocha do Salvador Shopping às 16h. A reunião marca o lançamento da coleção completa dos livros de Potter em capa dura no Brasil. Na ocasião, os fãs poderão participar de atividades sobre a saga com mediação do grupo soteropolitano de potterheads (fãs da saga bruxa) Harry Potter Salvador Magic Zoo. Escrito pela britânica J.K Rowling, os livros de Harry Potter foram traduzidos para 79 idiomas em 200 países. Na trama, o aprendiz de bruxo precisa se formar na escola mágica Hogwarts e enfrentar a ameaça do Lorde Voldemort.

 

SERVIÇO:
O QUÊ: Encontro de fãs: 20 anos de Harry Potter
QUANDO: Sábado, 19 de agosto, às 16h
ONDE: Saraiva, Espaço Glauber Rocha - Salvador Shopping - Salvador
VALOR: Gratuito

Quarta, 16 de Agosto de 2017 - 16:50

Youtubers brasileiros são homenageados em exposição no Metrô de São Paulo

por Estadão Conteúdo

Youtubers brasileiros são homenageados em exposição no Metrô de São Paulo
Foto: Divulgação

A estação da Sé do Metrô de São Paulo, recebe uma exposição que homenageia youtubers brasileiros famosos. De autoria do artista plástico Sérgio Astral, a série de 23 pinturas foi batizada de Juntos Pintando. A mostra começou no dia 10 e segue até o fim do mês. Entre os youtubers que viraram tela estão Kéfera Buchmann, Christian Figueiredo, PC Siqueira , Whindersson Nunes e Cocielo. O projeto teve início há três anos, quando Astral passou a ser voluntário na ONG Jardim Unidos Num Trabalho de Obras Sociais (Juntos), que trabalha com crianças e adolescentes de 6 a 15 anos. O tema foi sugestão dos jovens.

 

Lista de participantes selecionados para oficina com Eliane Marques é divulgada
Foto: Maurício Oliveira / Divulgação

Foi divulgada, nesta quarta-feira (16), a lista de participantes selecionados para a Oficina “Voun rooh ho: a poesia do incômodo versus a atualidade da poesia doudou”, que será ministrada pela poeta, editora e tradutora Eliane Marques, entre 30 de agosto e 1º de setembro, no Memorial do Teatro Castro Alves, em Salvador. “Não se busca, nesta oficina, o que na poesia poderia haver de cômodo, mas sim afirmar o desejo de que ela, como tal, provoque alguma ‘incomodidade’ e, ao mesmo tempo, seja o produto da negação aos lugares de nascença seguros, rodeados de grades e cães de caça", explica Eliane.


Confira a lista completa de selecionados:
 Albérico Manoel dos Santos
Alex Sandro Neris Simões
Amanda Julieta Souza de Jesus
Ana Cláudia Albuquerque de Oliveira
Ana Paula Pereira dos Santos
Camila Pereira de Paula
Cecília Guimarães de Aquino Silva
Daiane Santos de Oliveira
Daniela Galdino Nascimento
Daniel Gomes dos Santos
Geisiel Gomes Ramos
Gilberto Bastos
Gilmara Cláudia Silva
José Carlos Santos Concessor
Kauê Vieira
Letícia Maria de Souza Pereira
Lorena Cristina Barbosa Grisi
Luanna Calazans de Souza Santana
Marco Aurélio Neves
Maria Virgínia Matos Oliveira Costa
Martha Galrão Abrantes da Silva
Oscar Marcedo dos Santos
Saulo Silva Moreira
Silvana Moura de Assis
Valdeck Almeida de Jesus
Valdimere Pereira de Souza
 
 
Lista de suplentes do interior
1) Sandra Constantin Popoff
 
 
SERVIÇO
O QUÊ:
Oficina “Voun rooh ho: a poesia do incômodo versus a atualidade da poesia doudou”
QUANDO: 30 e 31 de agosto e 1º de setembro (quarta, quinta e sexta-feira), de 14h às 18h
ONDE: Sala do Memorial do Teatro Castro Alves (Campo Grande) – Salvador (BA)
VALOR: Grátis

Histórico de Conteúdo