Terça, 25 de Julho de 2017 - 00:00

Apenas quatro cidades baianas tentaram apoio de Ministério do Turismo para o São João

por Guilherme Ferreira

Apenas quatro cidades baianas tentaram apoio de Ministério do Turismo para o São João
Foto: Arnaldo Felix

O Ministério do Turismo fez este ano uma chamada pública para apoiar municípios de todo o Brasil na divulgação de suas festas juninas. Apesar de contar com alguns dos eventos de São João mais tradicionais do país, a Bahia teve apenas quatro concorrentes na disputa. As cidades de Pedrão e Cipó não conseguiram cumprir itens do edital e acabaram nem disputando efetivamente o benefício oferecido pela pasta federal. Já Senhor do Bonfim e Mata de São João cumpriram os pré-requisitos, mas não superaram a concorrência dos municípios vencedores: Belo Horizonte (MG), Bragança (PA), Campina Grande (PB), Corumbá (MS) e São Luís (MA). Ao todo, 26 cidades buscaram o apoio junto ao Ministério do Turismo. O benefício não daria às prefeituras o direito de ter uma verba extra nos seus cofres, mas ajudaria na promoção das festas de São João. Entre os critérios avaliados, a pasta federal considerou, por exemplo, a presença de outros atrativos na cidade além dos festejos juninos; a tradição e capacidade de atrair público para o evento; a possibilidade de comercialização do destino fora do período junino; e a divulgação já existente da festa. Apesar de não receberem o apoio na divulgação do São João, oito municípios baianos garantiram verbas do Ministério do Turismo para a promoção de festejos juninos por meio de emendas parlamentares: Mata de São João, Itaberaba, Itatim, Glória, Canudos, Mairi, Capela do Alto Alegre e Correntina. Outras cinco cidades de diferentes estados também foram beneficiadas com emendas parlamentares. O total repassado por meio destes convênios foi de R$ 2,8 milhões.

Segunda, 24 de Julho de 2017 - 21:50

Foster The People está de volta com novo álbum

por Lucas Arraz

Foster The People está de volta com novo álbum
Foto: Divulgação

A banda americana Foster The People lançou um novo álbum nesta semana. Intitulado “Sacred Hearts Club”, o novo trabalho chegou às lojas e plataformas de streaming depois de um intervalo de 3 anos do último lançamento da banda indie, o “Supermodel”. Com músicas animadas que remetem à sonoridade do hit “Pumped Up Kicks”, o novo álbum apresenta 12 canções, reunindo os singles já divulgados pelo EP “III”, e participações de Ryan Tedder (OneRepublic) como co-autor em “Doing it for the money”; e da atriz Jena Malone (Jogos Vorazes) em “Static Space Lover”. O disco “Sacred Hearts Club” é um lançamento alto astral e uma resposta às notícias negativas que o vocalista Mark Foster tem visto. “Durante criação desse disco, eu sentia que todo dia quando acordava e via as notícias, era sempre algo trágico, catastrófico ou perdíamos alguém que gostávamos muito. Nós sentimos que este é o momento de fazer algo que traga alegria”, contou o cantor em vídeo de introdução do novo disco.

Prestes a ser pai, Junior Lima se apresenta no Rock in Rio em setembro
Foto: Divulgação / Gustavo Zylbersztajn / ÉPOCA

Prestes a ser pai, o cantor Junior Lima falou um pouco sobre paternidade e a carreira. O futuro pai de Otto afirmou que já sente uma responsabilidade maior dois meses antes do nascimento do filho. “Estou virando um leão no sentido de cuidar da cria”, afirmou o cantor em entrevista à ÉPOCA. Apesar do nascimento do primeiro filho, o ex-integrante da dupla Sandy & Junior não para. Em setembro, Junior se apresenta no Rock in Rio com o Manimal, projeto autoral de música eletrônica em parceria com o DJ Julio Torres. "A paternidade deu um gás para o trabalho também", afirmou o músico.

Atriz deixa hospital sem ter alta para encenar peça em Porto Alegre
Foto: Divulgação

Rosamaria Murtinho abandonou neste final de semana o hospital onde estava internada em Porto Alegre para encenar os últimos dias da peça “Doroteia”, que comemora os 60 anos da sua carreira. A atriz de 81 anos foi hospitalizada depois de sentir calafrios e tremedeira ao final de uma apresentação. O diagnóstico dado pela equipe do Hospital Moinhos de Vento foi traqueobronquite. Rosamaria Murtinho abandonou o hospital após duas noites, ainda com os sintomas da doença e sem ser liberada pela equipe médica. “O médico falou para eu não fazer o espetáculo. Mas eu disse que já estava me sentindo bem”, contou a atriz em entrevista ao Extra. Rosamaria ganhou alta hospitalar nesta segunda-feira (24) e seguirá o tratamento com antibióticos e fisioterapia cardiopulmonar. Em nota, a assessoria do hospital ressaltou que a atriz obteve "evolução favorável" enquanto recebeu tratamento médico na instituição. "Devido à sua extrema capacidade de trabalho, a atriz conseguiu, mesmo durante o tratamento, apresentar-se duas vezes na peça de teatro 'Dorotéia'. Seu desempenho foi excelente, recebendo elogios do público", informou Luiz Antonio Nasi, superintendente médico do Hospital Moinhos de Vento.

Segunda, 24 de Julho de 2017 - 18:50

Linkin Park divulga comunicado oficial sobre morte do vocalista Chester Bennington

por Lucas Arraz

Linkin Park divulga comunicado oficial sobre morte do vocalista Chester Bennington
Foto: Divulgação

Os integrantes da banda californiana Linkin Park se pronunciaram pela primeira vez nesta segunda-feira (24) sobre o suicídio do vocalista Chester Bennington. Em comunicado oficial publicado na página do Facebook da banda, os ex-companheiros de Chester afirmaram que estão de “corações partidos e com ondas de choque pela dor”. O vocalista de 41 anos se suicidou com enforcamento e, pelo que se sabe, não deixou qualquer bilhete que explicasse sua decisão. Na nota, a banda levanta as possíveis causas que levaram ao suicídio de Chester. “Estamos tentando nos lembrar que os demônios que te levaram de nós sempre fizeram parte do negócio”, escreveram. O cantor enfrentava problemas com álcool e drogas há alguns anos e declarou em entrevista que já tinha pensado no suicídio por conta de um abuso sexual que sofreu quando criança. Chester Bennington deixou a esposa Talinda e mais seis filhos. Sobre sua família, o Linkin Park manda um recado para Chester: “Sua família espera que o mundo saiba que você era o melhor marido, filho e pai”. 
 
Chester Bennington era dono de uma "felicidade contagiosa", segundo a publicação dos companheiros que lamentam a perda de uma voz “barulhenta, engraçada, ambiciosa, criativa e generosa”. O Linkin Park se lançou em 2000 com o hit “In The End” e desde então estourou com hits como "Numb" (2003) e "New Divide", trilha sonora do filme “Transformers - A Vingança dos Derrotados”. Atualmente a banda trabalhava na divulgação do décimo quarto álbum de inéditas, o “One More Light”, e enfrentava críticas pela mudança no estilo da banda que foi ficando mais pop com o passar dos anos. Segundo a publicação, o futuro da banda é ainda incerto. No dia anterior à morte de Chester, o Linkin Park lançou o clipe oficial para a faixa “Talking to Myself”. 

 

Além da publicação no Facebook , o Linkin Park criou o site  http://chester.linkinpark.com/, onde é possível deixar uma mensagem de luto para o cantor e ver o número da linha americana de prevenção ao suicídio. Confira o comunicado oficial do Linkin Park completo:

Escritores escolares: Concurso tem inscrição aberta até a próxima sexta
Um dos alunos vencedores em 2016. Isaias Borges | Foto: Daniele Rodrigues/GOVBA

Estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública e privada têm até a próxima sexta-feira (28) para se inscrever IV Concurso de Escritores Escolares até a próxima sexta-feira (28). O concurso é válido para estudantes de todo o estado, que podem se inscrever com redações e poesias de temática livre. A Diretoria do Livro e da Leitura da Fundação Pedro Calmon (FPC) já recebeu 400 inscrições – no ano passado, foram 500 textos de 40 municípios baianos. Nesta edição, o primeiro lugar é premiado com um notebook e um kit com 50 livros; o segundo colocado recebe um tablete e 40 livros; e o terceiro ganhará um leitor e-book e um kit com 30 livros. A escola e os professores que tiverem mais estudantes inscritos também receberão menção honrosa. Os textos inscritos devem ser inéditos, não podendo ter sido utilizados em outras publicações, concursos ou veiculados de alguma maneira. 

Segunda, 24 de Julho de 2017 - 17:50

'O Matador': Primeiro filme original brasileiro da Netflix ganha teaser

por Lucas Arraz

'O Matador': Primeiro filme original  brasileiro da Netflix ganha teaser
Foto: Divulgação

A Netflix divulgou nesta segunda-feira (24) o primeiro teaser de “O Matador”, seu primeiro filme original brasileiro. A trama acompanha a jornada de Cabeleira (Diogo Morgado), um matador do estado de Pernambuco criado completamente isolado da civilização, que parte em busca de Sete Orelhas (Deto Montenegro), seu mentor desaparecido em uma cidade sem lei governada pelo francês Monsieur Blanchard (Etienne Chicot). Com direção de Marcelo Galvão (Colegas), o elenco do filme ainda conta com os brasileiros Igor Cotrim, Mel Lisboa, Daniela Gall e Thaís Cabral. O lançamento de “O Matador” está marcado para o final do ano.

 

Apesar de ser o primeiro filme nacional da Netflix, “O Matador” não é a primeira obra brasileira do catálogo do serviço de streaming norte-americano. No ano passado a Netflix lançou a série ficcional e renovada para a segunda temporada 3%.  

Segunda, 24 de Julho de 2017 - 17:00

Artista plástica espanhola transforma estrias em obras de arte

por Estadão Conteúdo

Artista plástica espanhola transforma estrias em obras de arte

Para a artista plástica Cinta Cartró, também conhecida como Zinzeta, amar o próprio corpo é um ato revolucionário. Pensando nisso, ela começou com um projeto em que pinta listras coloridas sobre estrias de mulheres, formando desenhos únicos. "Cada corpo tem sua própria essência e energia", escreveu a espanhola de 21 anos em seu Instagram. "Todos têm (mais ou menos) manchas, cabelos, sardas, cicatrizes, curvas, celulites, rugas... e são todos igualmente válidos".

A experiência começou como uma perfomance artística, mas virou um manifesto de empoderamento feminino. "Nos fazem odiar tudo que temos em nosso corpo", explica. "Há alguns anos comecei a trabalhar minha autoestima e me aceitar. Aceitar seu corpo é aceitar suas raízes e história. Estrias são parte da nossa essência, nosso tempo e nossa vida. São tão bonitas que não sei porque as odiamos."

Segunda, 24 de Julho de 2017 - 16:57

Giro: Empresário Rafael Sansão comemora aniversário

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Empresário Rafael Sansão comemora aniversário
Foto: Divulgação
O empresário, Rafael Sansão, que aniversaria nesta segunda-feira (24), teve festa organizada por seu padrinho no sábado (22), no Mansão Horto Boulevard. O DJ Chamusca comandou os convidados tops e muito divertidos. O talentoso jovem, que já é uma revelação no segmento de investimentos, recebeu o abraço dos amigos, o carinho de seus pais e irmão, Manoel, Ana Lídia e Rodrigo Sansão, e demais familiares. Com a sua data natalícia nesta segunda já são cinco dias de comemoração para o querido aniversariante.
Exposição fotográfica homenageia 80 anos do livro 'Capitães da Areia'
Foto: Divulgação

O livro “Capitães da Areia” do escritor baiano Jorge Amado inspira a exposição fotográfica “Outros Capitães: das páginas para as lentes”.  A mostra pode ser visitada a partir da próxima quarta-feira (26) no foyer do Teatro Jorge Amado, localizado no bairro da Pituba, em Salvador. Comemorando os 80 anos da obra de Jorge Amado, além dos 20 anos de fundação do Teatro que leva o nome do escritor, a exposição registra a vida de crianças e adolescentes moradores de rua de Salvador. As fotos são o trabalho de conclusão da primeira turma das oficinas de Fotografia e Produção Cultural do Projeto Teatro Escola. “Outros Capitães” tem entrada gratuita e fica em cartaz até o dia 10 de agosto. 

Museu da Costa do Dendê de Cultura Afro-Indígena será inaugurado em Valença
Foto: Divulgação

O Museu da Costa do Dendê de Cultura Afro-Indígena será inaugurado no dia 6 de agosto, a partir das 11h, no povoado de Cajaíba, município de Valença, no Baixo Sul da Bahia. O espaço, gerido pela Comunidade do Caxuté, será aberto com uma exposição fotográfica de Almir Bindilatti. A mostra contará com imagens que retratam a região, através de expressões como a diversidade ambiental e arquitetônica; as manifestações culturais, como o Zambiapunga, Capoeira, Burrinha, Marujada, samba-de-roda; além das comunidades tradicionais. Os interessados podem obter mais informações no site do museu (clique aqui).
 


SERVIÇO
O QUÊ:
Inauguração do Museu da Costa do Dendê de Cultura Afro-Indígena
QUANDO: Domingo, 6 de agosto, às 11h
ONDE: Povoado de Cajaíba – Valença / Bahia
VALOR: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia)

Segunda, 24 de Julho de 2017 - 15:00

Giro: Anos Dourados

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Anos Dourados
Teresa e Elsimar Coutinho | Foto: Sidney Haack

O casal Teresa e Elsimar Coutinho foi o anfitrião de uma das festas mais esperadas do ano: a 10ª edição do Baile ‘O Glamour dos Anos Dourados', que aconteceu na sexta-feira, na Pupileira. Com decoração deslumbrante assinada pelo cerimonialista Milton Martinelli e show de Daniel Boaventura, com participação especial de Margareth Menezes, o festão encantou e animou os convidados, dos mais vips. Confira nos cliques de Sidney Haack alguns dos chiques que foram prestigiar o evento com renda revertida para o programa de planejamento familiar e atendimento à população carente. Porque ser solidário é chique!
 


Patricia e Ricardo Chaves

Monica e Marcelo Sacramento

Milton Martinelli e Nino Nogueira

Ana Paula e Mauricio Magalhães

Mariana e Sérgio Frank

Luciana Cavalcanti e Marilu Garcia

Manoel Branco, Wagner Paiva e Patricia Rudge

Ben Affleck desmente rumores de que deixaria de interpretar Batman
Foto: Divulgação

Após os rumores de que “A Liga da Justiça” seria o último filme no qual Ben Affleck atuaria como Batman, o artista negou o boato neste sábado (22), durante a Comic Con de San Diego, na Califórnia, nos Estados Unidos. "Deixe-me ser muito claro, eu sou o cara mais sortudo do mundo", disse ele. "Batman é a parte mais legal (...) em qualquer universo, D.C., Marvel, é incrível. Estou emocionado de interpretá-lo", completou, acrescentando que os chefes da Warner confirmaram que ele continuaria com o papel. O próximo longa-metragem com Affleck como o herói será “The Batman”, com direção de Matt Reeves.

 

U2 anuncia show extra no Brasil após esgotar ingressos para três apresentações
Foto: Divulgação

Após esgotarem os ingressos para três apresentações no Brasil, o grupo irlandês U2 anunciou mais um show no país. De acordo com informações do G1, a data extra da turnê de 30 anos do disco “The Joshua Tree” será no dia 25 de outubro, no Estádio do Morumbi, em São Paulo, que já receberia a banda em 19, 21 e 22 de outubro. Como no restante da temporada, a abertura ficará por conta da banda Noel Gallagher’s High Flying Birds.  A venda de ingressos começa às 00h01, na quinta-feira (27), pela internet. A partir das 10h do mesmo dia, algumas entradas estarão disponíveis na bilheteria do Citibank Hall e pontos autorizados. A compra é limitada a seis ingressos por pessoas, com senhas distribuídas em ordem de chegada.

Segunda, 24 de Julho de 2017 - 12:50

Jorge Vercillo faz show neste sábado na Praia do Forte

Jorge Vercillo faz show neste sábado na Praia do Forte
Foto: Divulgação

O cantor e compositor Jorge Vercillo se apresenta neste sábado (29), a partir das 20h, na Praia do Forte, dentro do projeto Serenata do Tamar e com renda revertida para a preservação das tartarugas marinhas. "Trazer o Jorge para o nosso lado é um privilégio, cantor e compositor importante, que inclui um oceano de paixão nas letras das canções com a sabedoria de quem sente o mar batendo o tempo todo no coração”, avalia Guy Marcovaldi, coordenador nacional do Tamar. No repertório, o artista apresentará sucessos, como “Ela Une Todas As Coisas”, “Monalisa”, “Final Feliz”, “Que Nem Maré”, “Homem-Aranha” e '”Sensível Demais”. O show de abertura ficará por conta da cantora Mara Angels, que interpretará clássicos da MPB.

 

SERVIÇO
O QUÊ:
Jorge Vercillo
QUANDO: Sábado, 29 de julho, às 20h
ONDE: Projeto Tamar – Praia do Forte - Mata de São João (BA)
VALOR: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia

Maduro lança versão de ‘Despacito’ para promover Constituinte na Venezuela
Foto: Reprodução / YouTube

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, lançou, no último domingo (23), uma versão da música “Despacito” para promover a eleição da Assembleia Constituinte, e reescrever a constituição do país. A paródia foi exibida no programa semanal “Los Domingos com Maduro”, diante do presidente e uma plateia de apoiadores. “Vamos ver se é aprovada e também viraliza”, brincou Maduro.  Parodiando o hit dos porto-riquenhos Luis Fonsi e Daddy Yankee, a campanha busca motivar os venezuelanos a apoiar a Constituinte, marcada para o dia 30 de julho, e que é fortemente combatida pelos opositores e parte da população. “Querido irmão, aqui estou cantando / tenho uma grande mensagem para ti / convoquei a Constituinte / que só quer unir o país / Despacito, abra bem seus olhos e olhe sua gente / estenda a mão hoje, amanhã e sempre / que são teus irmãos os que estão à frente/ despacito, exerça seu voto em vez das balas / vá com suas ideias sempre em paz e calma / e que a esperança brilhe na sua alma”, dizem alguns versos da música. A Venezuela vive grave crise política e econômica, com mais de 100 pessoas mortas e forte repressão, por causa dos protestos contra o governo de Nicolás Maduro. Para a oposição, a Assembleia Constituinte convocada pelo presidente é uma medida para se perpetuar no poder.  

 

Confira a versão de "Despacito" do governo de Maduro:

Grupo apoiado por Caetano Veloso e Wagner Moura quer encontro com Rodrigo Janot
Foto: Reprodução / Facebook 342 Agora

Grupo de artistas apoiado por nomes, como Caetano Veloso, Wagner Moura, Russo Passapusso, Arnaldo Antunes e Camila Pitanga, o "342 agora" pretende se reunir com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Eles têm pressionado deputados federais para que votem a favor da denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB) no plenário da Câmara. Por isso, o grupo quer demonstrar apoio à atuação do Ministério Público Federal (MPF). Segundo informações da coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, interlocutores do grupo já procuraram assessores da PGR para solicitar o encontro. A intenção é que a reunião seja realizada antes do dia 2 de agosto – data prevista para a votação no plenário da Câmara. De acordo com a publicação, os artistas já conseguiram mais três deputados, que se declararam a favor da denúncia. No total, 207 parlamentares são favoráveis ao prosseguimento da investigação.

Segunda, 24 de Julho de 2017 - 10:40

Seu Jorge perdoa internauta que lhe fez ataques racistas

Seu Jorge perdoa internauta que lhe fez ataques racistas
Foto: Divulgação

Após sofrer ataques racistas durante uma transmissão ao vivo no Instagram, Seu Jorge resolveu perdoar o internauta responsável por ofensas, como "preto de merda" e "o mundo está infestado de pretos" (clique aqui). "Muito obrigado a todos que passaram por aqui me dando suporte nesse dia chato que eu tive. Recebi várias mensagens do menino lá que me ofendeu quando eu estava ao vivo aqui no Instagram. Muitas delas foi me pedindo desculpas, dizendo que não é racista, que errou e que foi força da emoção e me justificou a atitude dele com problemas que ele teve no passado com uma pessoa negra. Ele disse que perdeu o controle", disse o músico em novo live, neste domingo (23). Seu Jorge contou ainda que conversou com o rapaz, que se mostrou arrependido e se comprometeu a publicar um vídeo com um pedido de desculpas a ele e a toda comunidade negra. "Veio dizer que sem um apoio de vocês e a manifestação das pessoas, talvez ele não tivesse a atitude de reconhecer o erro dele. Ele ficou de me mandar um vídeo pedindo desculpas, se colocando arrependido. Assim que ele fizer vou postar esse vídeo. Quero agradecer a todo mundo e dizer que convertemos uma pessoa que se mostrava racista", disse o cantor, pendido ao público para não hostilizar o rapaz. "Obrigada de verdade a todos os meus irmãos e amigos que não aprovam de maneira nenhuma essa atitude racista. Que a gente consiga exterminar isso da cabeça das crianças, dos jovens, que estão chegando no mundo agora e ficam confusas com essas informações. Quero mais uma vez agradecer e pedir que cessem as mensagens na página dele porque, segundo ele, ele não aguenta mais ser humilhado", concluiu.

 Blink-182 cancela turnê conjunta com Linkin Park após morte de vocalista
Foto: Divulgação

Após a morte de Chester Bennington, na última quinta-feira (20), a banda Blink-182 anunciou o cancelamento da turnê conjunta que faria com o Linkin Park, grupo ao qual o músico era vocalista. De acordo com informações da Folha de S. Paulo, o anúncio foi feito neste sábado (22), dois dias depois que o Linkin Park informar que deixaria o projeto. No comunicado oficial, os integrantes do Blink-182 disseram que o grupo está "destruído com a perda" de um "amigo e cantor sensacional", e que não poderiam prosseguir com a turnê "sem o talento e a voz incríveis" de Bennington.

Novo ministro da Cultura se compromete a apoiar carnaval do Rio de Janeiro
Foto: Divulgação

O carioca Sérgio Sá Leitão, que nesta terça-feira (25) toma posse como novo ministro da Cultura, se reunirá com as lideranças da Liga das Escolas de Samba (Liesa) e das seis agremiações mais bem colocadas para discutir o apoio ao carnaval do Rio de Janeiro. De acordo com informações do jornal O Globo, com dificuldade de apoio do prefeito Marcelo Crivella (clique aqui e saiba mais), a Liesa pleiteia ao menos R$ 6 milhões de verba federal. Ainda segundo a publicação, Sá Leitão acena positivamente para a demanda e, após assumir o ministério, pretende se reunir com Crivella para entender os motivos dos cortes municipais. “O Ministério da Cultura estará à disposição para ajudar, para que a gente possa ter um carnaval com a mesma força de sempre”, disse Sérgio Sá, destacando a importância da festa para a economia brasileira. “O carnaval do Rio é uma das iniciativas mais importantes do país na área da economia criativa, em geração de renda e emprego, então obviamente a importância é muito grande. É bastante razoável que o Ministério da Cultura se preocupe e se dedique a esta questão, como inclusive já fez no passado”, explicou, sem confirmar valores. “Nesse momento é cedo para dizer alguma coisa, quero primeiro tomar pé da situação e então refletir, com a equipe do ministério, a melhor forma de ajudar o Rio”, ponderou. Interlocutores do presidente Michel Temer avaliam o posicionamento do novo ministro como positivo para o governo. “O Sérgio mostrou total disponibilidade em ajudar o carnaval do Rio. Queremos pelo menos a cobertura do que o bispo tirou do Rio. Já conversei com o Sérgio, [o valor pleiteado pela Liesa] é muito pouco para o governo federal, fácil de conseguir”, afirmou o deputado Pedro Paulo (PMDB-RJ), responsável por marcar o encontro entre o ministro e os representantes das escolas de samba. Ele disse ainda que a ajuda ao carnaval carioca “é uma agenda super simpática” para Temer, que depende dos deputados para barrar as investigações sobre a acusação de corrupção passiva, feita pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Salvador receberá turnê conjunta de Marisa Monte e Paulinho da Viola
Foto: Divulgação

Salvador é uma das oito cidades que receberão a turnê conjunta de Marisa Monte e Paulinho da Viola. A temporada será aberta no dia 1º de setembro, no Classic Hall, em Olinda e, segundo informações da coluna Gente Boa, assinada por Cleo Guimarães no jornal O Globo, em seguida passa por Fortaleza, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo o Diário de Pernambuco, o show conta com momentos em que os artistas cantam separados e também em duetos, interpretando clássicos das carreiras de ambos. No repertório, canções como “Carinhoso”, “Tudo se transformou”, “Coisas do mundo”, “Pecado capital”, “Onde a dor não tem razão”, “Roendo as unhas” e “Preciso me encontrar”.

Angela Davis realiza conferência na Reitoria da Ufba nesta terça
Foto: Divulgação

A professora, filósofa e ativista norte-americana Angela Davis realiza na próxima terça-feira (25) a conferência “Atravessando o tempo e construindo o futuro da luta contra o racismo”, às 18h, no salão nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O evento, que integra a programação do Julho das Pretas, organizado pelo Odara – Instituto da Mulher Negra, é promovido pelo Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM/UFBA) em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Em comunicado, a Ufba informou que a escolha do local, que tem capacidade para 400 pessoas, foi da própria Angela e de sua equipe. “O reitor João Carlos Salles informou que ela foi consultada sobre uma possível mudança de local, mas reiterou a proposta original de uso do auditório do Palácio da Reitoria. Em função disso, e visando a que a palestra possa alcançar um público amplo, a Reitoria começou a trabalhar para viabilizar tanto a transmissão ao vivo quanto a instalação de telões que permitam o acompanhamento em outros auditórios nas redondezas”, afirma a nota. A conferência será transmitida ao vivo pella TV Ufba e TVE. Os telões serão instalados na quadra e no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e no auditório do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (ISC). 

Financial Times cita 'renascença' de Salvador: 'rival do Rio'
Foto: Xico Diniz/Divulgação

O jornal britânico Financial Times destacou neste fim de semana o que classificou como a “Renascença” de Salvador, “a rival do Rio”. Citando uma peça publicitária da prefeitura feita para os 468 anos da capital baiana, o periódico afirma que após décadas de “investimentos insignificantes em infraestrutura e manutenção”, que levaram à decadência, “a maravilhosa cidade de Salvador, que já rivalizou com o Rio em carisma e patrimônio, está finalmente tendo a reforma que merece”. A reportagem cita o Centro Histórico, com sua arquitetura colonial e sua cara “caleidoscópica, multifacetada e multirracial”. O Finacial Times lembra também a requalificação realizada no Pelourinho durante a gestão do então governador Antônio Carlos Magalhães e o empréstimo de R$ 105 milhões garantido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) a atual gestão do seu neto para investimentos na área do turismo – entre os planos mencionados na matéria, está o Museu da Música Brasileira, que será instalado em um casarão na Praça Cairu.

O FT também ressalta a inauguração do Fera Palace Hotel, onde hospedou-se o responsável pelo artigo, Paul Richardson, durante uma semana. “Agora apresenta um descolado e calmo ambiente desenvolvido pelo arquiteto e designer dinamarquês Adam Kurdahl, que aponta as tendências art-deco do prédio (e seu tacos de madeira original em espinha de peixe), armários espelhados, teto rebaixado e elegante mobiliário brasileiro”. A reportagem ainda elenca a construção do hotel Fasano, que será abrigado na antiga sede do jornal A Tarde, a poucos metros do Fera Palace Hotel. Outras atrações foram destacadas: os restaurantes Paraíso Tropical e Casa de Tereza; a praia do Porto da Barra; a Casa do Rio Vermelho, onde residia os escritores Jorge Amado e Zélia Gattai. 

Sonia Braga ganha ‘Prêmio Platino de Melhor Atriz’ pela atuação em ‘Aquarius’
Foto: AP Foto / Francisco Seco

A atriz Sonia Braga recebeu o Prêmio Platino de melhor atriz na noite do sábado (22), em Madri. A conquista ocorreu pela atuação da artista no papel de Clara em “Aquarius”, filme de Kleber Mendonça Filho. Na disputa da quarta edição da premiação ibero-americana, Sonia Braga desbancou as colombianas Angie Cepeda (“La semilla del silencio”) e Juana Acosta (“Anna”), além da uruguaia Natalia Oreiro (“Gilda, no me arrepiento de este amor”) e da espanhola Emma Suárez (“Julieta”). De acordo com informações da Veja, a atriz dedicou o prêmio aos colegas de equipe e às mulheres. No momento em que recebeu o título, ela também ressaltou a relevância do longa para o povo brasileiro.

Após retomar shows, P!nk anuncia que lançará música em agosto: ‘What About Us’
Foto: Reprodução / Billboard

Há quatro anos sem lançar um álbum pop, a cantora P!nk anunciou por meio das redes sociais que lançará uma música inédita no dia 10 de agosto, chamada “What About Us”.  A cantora, que tem 27 milhões de CDs vendidos, voltou a fazer shows recentemente, depois de ter sido mãe em dezembro de 2016. O último single da cantora foi “Just Like Fire”, da trilha do filme “Alice Através do Espelho” (2016).

Danilo Caymmi faz duas apresentações em agosto no Café-Teatro Rubi
Foto: Divulgação

O cantor e compositor Danilo Caymmi se apresenta em Salvador nos dias 25 e 26 de agosto, às 20h30, no Café-Teatro Rubi do Hotel Sheraton da Bahia, em Salvador. Acompanhado ao violão por Davi Mello, o artista interpretará canções autorais, como “Andança”, “Casaco Marrom”, “O bem e o Mal”; sucessos do seu pai, Dorival Caymmi, como “Maracangalha”, “O Que é Que a Baiana Tem?”, “Saudades da Bahia” e “Marina”; além de clássicos de Tom Jobim. O couver artístico custa R$ 100 e está à venda no local ou pela internet (clique aqui).
 

SERVIÇO
O QUÊ:
Show de Danilo Caymmi
QUANDO: Sexta-feira e sábado, 25 e 26 de agosto, às 20h30
ONDE: Café-Teatro Rubi - Hotel Sheraton da Bahia – Salvador/BA
VALOR: R$ 100

Bigode de Salvador Dalí permanece preservado após exumação de corpo
Foto: Divulgação

Técnicos forenses da Espanha removeram cabelo, unhas e dois ossos do corpo de Salvador Dalí para encontrar amostras genéticas para um teste de paternidade - um movimento que abre a possibilidade para uma mulher que se diz filha do artista surrealista assumir parte do seu espólio (clique aqui e saiba mais). Fontes oficiais disseram na sexta-feira (21), que os restos mortais do artista estavam tão bem conservados que até o seu famoso bigode sobreviveu à passagem do tempo, e permaneceu na sua famosa posição de 10h10. Maria Pilar Abel, que nasceu em 1956 em Figueras, norte da Espanha - cidade natal de Dalí e local no qual está enterrado - reivindica que sua mãe teve um caso com o pintor e tem tentado provar que é filha dele há anos.

Legistas confirmam suicídio como causa de morte de Chester Bennington
Foto: Divulgação

O porta-voz do Instituto Médico Legal do condado de Los Angeles confirmou, nesta sexta-feira (21), que a morte do cantor Chester Bennington, aos 41 anos, foi causada por suicídio decorrente de enforcamento. De acordo com informações da Folha de S. Paulo, o IML informou também que ainda será realizada uma necropsia. Ainda segundo a publicação, no quarto do artista, local onde ele foi encontrado morto, havia apenas uma garrafa quase vazia de álcool, mas nenhum bilhete explicando o ocorrido. O vocalista do Linkin Park morreu na última quinta-feira, 20 de julho, mesmo dia em que o amigo Chris Cornell faria 53 anos. Segundo o guitarrista da banda, Mike Shinoda, Chester foi muito afetado pela morte de Cornell, influenciando inclusive em sua capacidade de trabalhar. 

Jeneci destaca 'eroticidade' dos baianos e promete fazer do TCA um 'lugar de intimidade'
Foto: Divulgação / Alexandre Sant'Anna

Marcelo Jeneci retorna ao palco do Teatro Castro Alves (TCA), neste sábado (22), com a turnê “Jeneci Solo”. Sem sua banda, mas acompanhado por sintetizadores analógicos, um piano elétrico, a sanfona e um pedal de loop, o artista paulista promete transformar o TCA em um “lugar de intimidade” e descontração. “Eu acho que algo pra ser bom tem que ser sério e pra ser sério tem que ter brincadeira”, diz Jeneci, explicando que o fato de estar sozinho no palco proporciona a ele e à plateia experiências únicas. “Eu posso alterar o que eu quiser, então vira um show que cada vez que acontece é diferente, com uma liberdade e intimidade que traz muita brincadeira para a situação”, diz ele, destacando que o diálogo com a plateia é “um dos instrumentos” do espetáculo. “Essa interatividade rola mais direto. Porque se eu estou cantando uma música e no meio eu quero pular pra outra, reduzir a velocidade, ou repetir um trecho, como eu estou sem nenhuma banda e dando conta do recado ali, rola essa possibilidade. Aí rola muita brincadeira espontânea, que tem muito a ver com esse estado de poesia que a gente às vezes conecta”, contextualiza.

 

O músico destaca ainda sua satisfação em retornar à capital baiana, e, especialmente, ao palco o Teatro Castro Alves. “Eu acho que eu e todos os artistas que eu conheço têm uma relação muito especial com o público baiano e com o TCA. É como se fosse meu aniversário, eu tenho um frenesi com tocar em Salvador e no TCA. É um presente no presente. É um presente maravilhoso”, diz o artista, empolgado com o povo baiano, que, segundo ele, tem muita “eroticidade” e “tesão”. “Adoro a coisa da conexão com o corpo mesmo, uma coisa muito mais aberrada, tem um fogo que faz diferença no Brasil, no mundo. Eu adoro, acho um lugar onde tudo é muito explícito, muito abundante, muito gostoso. É um berço também, a Bahia é do caralho!”, declara. 

 

Público baiano poderá conferir nova parceria de Jeneci e Arnaldo Antunes:

 

Neste ambiente de intimidade e conexão com o público, Marcelo Jeneci promete apresentar um repertório equilibrado entre seus dois discos, "Feito pra Acabar" (2010) e "De Graça" (2013), com sucessos, como “Felicidade”, “Pra sonhar”, “O Melhor da vida", “Quarto de dormir” e “A vida é bélica”; além de inéditas, como a recém gravada “Aí Sim”. Este single, que acaba de ser gravado pelo músico (clique aqui), é mais uma parceria com Arnaldo Antunes, devendo entrar no terceiro álbum de Jeneci, ainda sem previsão de data de lançamento.

 

SERVIÇO
O QUÊ
: Marcelo Jeneci - Jeneci Solo
QUANDO: Sábado, 22 de julho, às 20h
ONDE: Sala principal do Teatro Castro Alves
VALOR: A a Z - R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia) | Z1 a Z11 - R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia)

Com falta de espaço em Salvador, fotógrafo baiano lança exposição em metrô de São Paulo
Foto: Divulgação

O fotógrafo baiano, Glad Macedo, inaugurou a exposição "África Yetu", na Estação República da Linha 3 – Vermelha, onde fica até 31 de julho, em São Paulo. Através de 34 imagens, o artista visou desvendar as belezas da Tanzânia, coletadas em uma expedição fotográfica ao local, em novembro de 2015. Em entrevista ao Bahia Notícias, ele explicou que já trabalhava com fotografias de eventos e ensaios. "Sempre quis divulgar um trabalho autoral. Fiz essa viagem pra África pra fazer uma expedição fotográfica, justamente com a vontade de dar esse novo passo na carreira. Minha experiência foi de autoconhecimento. Vi um povo sofrido, mas também pessoas alegres e batalhadoras, e estar frente a frente com os animais selvagens em liberdade foi indescritível”. Ele explica que está na capital Paulista há 4 meses, mas que desejava ter iniciado a exposição em Salvador. "Tentei, mas os locais estavam demorando para responder. Decidi espalhar a proposta e São Paulo me respondeu primeiro. A intenção era começar ai, mas não tive como. Falta um local para isso em Salvador, sabe? Um espaço que bata o martelo e me dê a data. Aí depois penso em correr atrás de apoiadores", explicou. Até setembro, a mostra vai passar por mais duas estações de metrôs da capital paulista: Tatuapé e Santana. Depois de São Paulo, o projeto vai aportar no Rio de Janeiro, ainda sem data definida. Veja algumas fotos: 

 

Histórico de Conteúdo