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Responsabilidade Social no desenvolvimento dos negócios

Por Luciano Lopes

Responsabilidade Social no desenvolvimento dos negócios
A realização de ações de caráter social é uma antiga prática no ambiente empresarial. A partir de 1950, nos países mais desenvolvidos, as atuações direcionadas para um cunho social se fortaleceram e se destacaram, basicamente como resposta às novas demandas. Através das novas reivindicações de parte da sociedade, a visão do social foi se incorporando no universo organizacional; transformando a atuação corporativa tradicional que estava direcionada estritamente para a questão econômica e que tinha a responsabilidade social como simples ferramenta de promoção da imagem. Destaca-se, portando, o envolvimento das empresas em causas sociais por identificar a necessidade de inserir estas premissas em seus planos de negócios considerando que será fundamental para a perpetuidade destas organizações.

A responsabilidade social não é uma mera liberalidade do empresário: é um conjunto de ações e atitudes pautadas na melhoria da qualidade de vida da coletividade e que tem como principal característica a perenidade dessa atitude. A atuação social por parte dos agentes privados e a questão da responsabilidade das corporações diante dos problemas sociais e ambientais começam se destacar, tanto em práticas quanto em discursos.

Vê-se que o mercado passa a exigir das organizações uma atitude cada vez mais responsável sendo a sustentabilidade empresarial um critério tão importante quanto os fundamentos econômico-financeiros das organizações. Mais do que isso, o quesito sustentabilidade tende a ser fundamental no desenvolvimento dos negócios ou para que o consumidor ou a sociedade de forma geral possa depositar confiança e admiração sobre ela.

Neste sentido, a responsabilidade social se fundamenta em estratégias para orientar as ações das empresas em consonância com às necessidades sociais, de modo que a empresa garanta, além do retorno aos acionistas e da satisfação de seus clientes, o bem-estar da sociedade, como também os valores que suas ações possam agregar nos negócios e à sua imagem.


* Luciano Lopes é professor de pós-graduação,
mestre em desenvolvimento humano e responsabilidade social,
contador, diretor executivo da Prima Empreendimentos S.A.

* Os artigos reproduzidos neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do Bahia Notícias.