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O trem no caminho da mobilidade em Camaçari

Por Antonio Elinaldo

O trem no caminho da mobilidade em Camaçari
O desafio da mobilidade urbana não é uma questão central apenas em Salvador. Em toda a Região Metropolitana, municípios enfrentam problemas no trânsito e no transporte público que afetam gravemente a qualidade de vida das pessoas, elevam os gastos com saúde pública, travam o desenvolvimento econômico e o crescimento das cidades. Já passou da hora desses municípios investirem para valer em projetos e alternativas para que se torne possível ir e voltar do trabalho sem ficar horas em congestionamentos.

Em Camaçari, um exemplo prático de como a política não é usada como instrumento em prol da coletividade é a continuidade da linha férrea cortando a cidade ao meio. Ainda na campanha de 2004, o então candidato Luiz Caetano se elegeu prefeito prometendo a retirada dos trilhos, mas o dinheiro do governo federal para a construção do anel ferroviário que tornaria isso possível nunca se transformou em obras por conta de fortes suspeitas de corrupção denunciadas pelo Ministério Público Federal e que estão na Justiça Federal, já tendo provocado o bloqueio dos bens de figuras como o próprio Caetano.

A linha férrea, além de já ter provocado vários acidentes com vítimas fatais, congestiona a cidade, pois a passagem do trem obriga a parada dos veículos no centro nervoso de Camaçari. Em março desse ano aconteceu uma audiência com representantes da Prefeitura e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes para tratar do assunto, mas não houve avanços. Pelo contrário, surgiram novos obstáculos à retirada da linha férrea.

Entre os obstáculos estão a existência de adutoras da Embasa, dutos de uma empresa privada e necessidade de desapropriações. Na realidade, falta é vontade política, seriedade e transparência do governo municipal para brigar pela retirada da linha férrea. Agora, se fala em reativar o trem de passageiros ligando Salvador a Alagoinhas, o que ajudaria a desafogar o trânsito na BR-324, mas agravaria o problema da mobilidade em Camaçari justamente porque a linha passa pelo centro da cidade.

Camaçari, que tem uma arrecadação alta, precisa urgentemente investir em projetos ousados na área da mobilidade, como Salvador está fazendo com o corredor exclusivo que vai ligar a Estação da Lapa à região do Iguatemi, num investimento ousado que terá contrapartida do município. Não há nenhuma grande obra na área de mobilidade na cidade. Se não é possível retirar a linha férrea, que se invista na construção de passarelas ou viadutos para evitar o cruzamento dos veículos com os trilhos.

Não podemos mais aceitar o improviso. O planejamento e execução de grandes intervenções urbanas significam agora a garantia do crescimento e da qualidade de vida para o futuro. Para tornar essas obras de peso uma realidade, e preciso que a prefeitura busque parcerias com a iniciativa privada, o que é mais do que viável num município que possui indústrias fortes, viabilize financiamentos junto a instituições de crédito dentro e fora do país e fazer a costura política para assegurar recursos federais e estaduais. Soluções de engenharia de tráfego devem ser pensadas urgentemente, pois senão Camaçari vai travar, tanto do ponto de vista humano quanto econômico.


* Antonio Elinaldo é vereador pelo DEM em Camaçari

* Os artigos reproduzidos neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do Bahia Notícias.