D˙vidas sobre como usar tapetes em casa?

 

Seja apenas para decorar, dar um charme ou para o conforto, os tapetes caem bem em diversos cômodos da casa. Desde a porta de entrada ou ao pé da cama para não acordar pisando no chão frio, mas qual a forma mais correta de utilizar? Qual o tamanho certo? Como combinar ? Qual o material mais indicado?  São diversas as dúvidas. Vamos mostrar algumas dicas da Revista Casa confira:

 

Qual deve ser o tamanho do tapete da sala de estar?

O importante é que o tamanho do tapete esteja adequado às dimensões do espaço.  É o tapete que demarca o espaço, assim, um modelo muito pequeno em frente ao sofá pode ficar esquisito. No entanto, se o “tapetinho” for uma peça preciosa, cheio de estilo, pode usar sem problema! Os profissionais aconselham um modelo que tenha no mínimo a largura do sofá e entre embaixo do móvel – mais ou menos até a metade. Segundo especialistas em um ambiente grande, fica chique usar um tapete que abrigue todos os móveis. A cor pode ser tanto na paleta de cores da sala, como pode desconectar um pouco, desde que converse com os outros tons da sala. 

Qual o tamanho ideal para um tapete que ficará sob a mesa de jantar?

O ideal é cada borda ter 1 m a mais do que a área ocupada pela mesa. É preciso ter espaço para arrastar as cadeiras. Exemplo: se a mesa tiver 1,50 x 1,50 m, o tapete deverá ter 2,50 x 2,50 m. O mínimo seria 70 cm de sobra para cada borda.

 

Como usar tapete nos quartos?

É recomendado colocar um tapete retangular no sentido contrário ao da cama, de forma que ele fique sobrando nas laterais e na frente. Nos quartos com carpete, os especialistas recomendam não colocar tapete. 

 

E os tapetes peludos vão bem em qualquer ambiente?

Os modelos mais peludos vão melhor em ambientes contemporâneos. os tapetes de pêlos altos agradam em locais onde as pessoas ficam descalças, como o home theater e o quarto.