As melhores cores para pintar o quarto de acordo com especialistas

A cor com a qual o quarto vai ser pintado é uma escolha bastante pessoal, que depende das preferências e gostos do morador. Mesmo assim, dicas profissionais podem facilitar na hora da escolha e em primeiro lugar é preciso levar em conta a sensação que se deseja passar com o ambiente e até mesmo como a pessoa dorme.

 

Para quem não dorme bem, por exemplo, os designers Krista Schrock e David John Dick, da Disc, recomendam os tons escuros. Cinzas muito escuros, quase pretos e marrons profundos são aliados, pois enfatizam o aconchego, colaborando no momento de dormir, e ao amanhecer, o quarto continua escuro, mesmo que a luz entre pelas janelas e cortinas.

 

 

O branco, por ser reconfortante, deixa os espaços com um jeito de SPA, dando a impressão de tranquilidade. Os arquitetos da Nate Berkus Associates e a designer Sara Magness utilizam com frequência o tom, mas alertam para a intenção ao criar o espaço. Como o branco tem diversos tons, o relaxamento combina mais com o tom voltado para o creme, e é preciso ter cuidado para não escolher uma tinta pura demais ou o quarto parecerá sufocante com o brilho da cor.

 

 

Para quem gosta de mudar a decoração com frequência, pintar a parede de cinza é uma boa pedida, já que o tom recebe acessórios de cores diferentes sem que a unidade da decoração se perca. Além disso, o tom ainda é atemporal, podendo combinar com quaisquer mudanças que o morador passar.

 

 

Para a decoradora Mara Porto, o aconchego é essencial, portanto a cor azul transmite a sensação de forma bastante eficaz.

 

 

De acordo com o site da Casa Cláudia, o off-white e o marfim são os tons mais indicados por Kara Smith, da SFA Design, pois esses tons, além de serem fáceis de combinar ainda deixam o ambiente elegante, mesmo quando a opção é deixar o ambiente monocromático. Essas tonalidades despertam calma e ainda são sofisticados.