Dicas para livrar cabelos crespos e cacheados do frizz

Por serem naturalmente mais secos, um problema que aflige principalmente os cabelos cacheados e crespos é o frizz. Aquele arrepiado que incomoda muita gente, com os cuidados certos, pode ser eliminado.

 

Hidratação: Hidratar é a palavra chave para acabar com esse problema. Como a oleosidade produzida pelo couro cabeludo tem dificuldade de chegar às pontas, esses tipos de cabelo precisam de hidratação extra. O ideal é que ela seja feita pelo menos uma vez por semana, mas cada cabelo segue uma regra. É preciso observar como o fio se comporta para saber o intervalo de hidratação ideal.

 

No chuveiro: O cuidado com os fios deve começar durante a lavagem. O ideal é escolher uma linha específica para o seu tipo de cacho. Se acordo com o site da revista Claudia, a temperatura da água também importa pois se for quente demais, além de agredir o couro cabeludo, também pode deixar os fios arrepiados, pois retira a oleosidade dos fios.

 

Secagem: Para secar, a melhor opção é utilizar uma toalha de microfibras para eliminar o excesso de umidade. As toalhas comuns possuem um material que estimulam o frizz. O ideal é utilizar papel toalha, que além de evitar esse problema, possui celulose em sua composição, que estimula a curvatura dos cachos. Aplique um leave-in com proteção térmica e desembarace com um pente de madeira, que tira a eletricidade estática dos fios. No caso de usar o difusor, é melhor optar por uma velocidade mais baixa.

 

Óleos: Existem diversos tipos de óleo, que oferecem efeitos diferentes, como aparência de cabelo molhado ou seco. O ideal é ir testando as variedades e ver qual o que mais de adequa aos seus cachos.

 

Escudo anti-umidade: Cabelos crespos, por serem porosos, absorvem a umidade do ar e tendem a inchar. Para evitar que isso aconteça, é recomendado investir cem produtos com silicones ou polímeros em sua composição. Eles fazem uma blindagem nos fios, protegendo-os da umidade como um escudo.