FGM faz tributo a Gregório de Matos com exposição, teatro, estátua e memorial

A Fundação Gregório de Mattos (FGM) abre a programação de 2018 com “Gregórios”, uma série de ações em homenagem ao poeta que dá nome à instituição. As atividades, que celebram ainda os 30 anos da fundação, começam no dia 5 de janeiro, às 18h30, com a inauguração de uma estátua em fibra de vidro, confeccionada pelo artista plástico baiano Tati Moreno. Em tamanho real, a obra conta com um dispositivo vocal, que, ao ser acionado pela presença humana, declama poesias de Gregório de Matos na voz do ator Jackson Costa.


Em seguida, na Galeria da Cidade, do Teatro Gregório de Mattos (TGM), se dá a abertura da exposição interativa “Gregórios”, ambientada num circuito dinâmico e criativo, com a vasta obra creditada a Gregório de Mattos. A exposição ficará aberta ao público até maio, com visitação de quarta a domingo, das 14h às 19h. Como legado, galeria ganhará um Memorial com parte do acervo exposto.


Já na Sala Tabaris, nos dias 5, 6 e 7, Ricardo Bitencourt e o músico Leonardo Bittencourt sobem ao palco com o espetáculo “Boca a Boca : um solo para Gregório”, em uma narrativa contemporânea, com recital de poesias  do Boca de Brasa  em  formato  de show de rock. Em cena, Ricardo Bitencourt interpreta poesias e fala sobre a vida e a obra de Gregório de Mattos. 

 
SERVIÇO
O QUÊ:
Abertura da exposição GREGÓRIOS
QUANDO: 5 de janeiro – 18h30 – Inauguração da estátua – na sequência, abertura da exposição
                          20h – Apresentação gratuita do espetáculo “Boca a Boca : um solo para Gregório”, com Ricardo Bitencourt e o músico Leonardo Bittencourt.
ONDE: Teatro Gregório de Mattos

 

O QUÊ: Espetáculo Boca a Boca : um solo para Gregório, com Ricardo Bitencourt e o músico Leonardo Bittencourt.
QUANDO: Dias 6 e 7 de janeiro, às 19h
ONDE: Sala Tabaris - Teatro Gregório de Mattos
VALOR: Ingressos a preços populares

 

O QUÊ: Gregórios - exposição interativa sobre vida e obra de Gregório de Mattos Guerra
QUANDO: 5 de janeiro até 31 de maio – de quarta a domingo, das 14h às 19h
ONDE: Galeria da Cidade - Teatro Gregório de Mattos
VALOR: Aberto ao público