Técnico de 'grupo de transição' do Grêmio avalia derrota para o Caxias pelo Gauchão
Foto: Lucas Uebel / Divulgação

Com um “grupo de transição”, o Grêmio foi derrotado em casa por 5 a 3 para o Caxias, no último sábado (20), pelo Campeonato Gaúcho. Técnico desta equipe, que joga as primeiras rodadas do estadual, César Bueno elogiou e blindou o time, mas apontou imaturidade, principalmente por ter muitos jogadores da base no elenco.

“Temos jogadores de qualidade. Uma equipe muito técnica, mas tomamos quatro gols de bola parada. Demonstra que o Caxias foi pouco criativo contra nossa defesa, mas há a imaturidade. O gol no último minuto. O emocional também fez a diferença. O gol logo no começo do segundo tempo, o pênalti um pouco duvidoso. Um grupo todo jovem sofre com a inexperiência, mas eles precisam aprender”, disse, na coletiva.

O Grêmio entra em campo novamente na quarta-feira (24), conta o Avenida, fora de casa, às 18h30 (horário de Salvador), pela segunda rodada da competição.
 

PSL quer filiar Ronaldinho Gaúcho para disputar vaga ao Senado
Foto: Reprodução / Fox Sport

Após filiar o deputado federal Jair Bolsonaro (RJ), o PSL agora quer atrair o ex-jogador Ronaldinho Gaúcho. O presidente da legenda, Luciano Bivar, disse que Ronaldinho poderia se candidatar ao Senado por Minas Gerais, segundo informações da coluna Expresso, da Época. O ex-jogador já planejava seguir os passos do parlamentar. No ano passado, quando o deputado avaliou se filiar com o PEN, Ronaldinho chegou a se reunir com o presidente da sigla para discutir sua filiação.

Domingo, 21 de Janeiro de 2018 - 15:30

Wozniacki aplica 'pneu' e avança às quartas no Aberto da Austrália

por Estadão Conteúdo

Wozniacki aplica 'pneu' e avança às quartas no Aberto da Austrália
Foto: Reprodução / Twitter

A dinamarquesa Caroline Wozniacki segue fortalecendo seu favoritismo na briga pelo título do Aberto da Austrália. Neste domingo (21), a tenista número dois do mundo aplicou um "pneu" na eslovaca Magdalena Rybarikova na vitória por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/0, em apenas 1h03min.

O triunfo a levou até as quartas de final na quadra dura de Melbourne. Sua próxima adversária será a espanhola Carla Suárez-Navarro, que precisou de uma virada para superar a estoniana Anett Kontaveit por 4/6, 6/4 e 8/6, também neste domingo. Wozniacki tem cinco vitórias em sete partidas contra a tenista da Espanha.

A dinamarquesa só encontrou dificuldades neste domingo no início da partida. Após levar uma quebra, ela precisou buscar a virada para virar o placar e fechar o set. A reviravolta deu mais confiança à favorita, que deslanchou na partida e fechou a segunda parcial sem ceder sequer um game.

Wozniacki terminou a partida com cinco quebras de saque, em nove oportunidades, contra apenas uma da rival, na única chance que teve. A favorita fez a diferença no jogo nos golpes do fundo de quadra. Foram 25 bolas vencedoras no total, contra 15 da rival da Eslováquia.

Em outro jogo deste domingo, a belga Elise Mertens avançou às quartas de final, obtendo seu melhor resultado num Grand Slam. Para tanto, superou a croata Petra Martic por 7/6 (7/5) e 7/5. Atual número 37 do mundo, ela vai enfrentar na sequência a vencedora do duelo entre a ucraniana Elina Svitolina e a checa Denisa Allertova.

 

Eterna discussão: Pelé diz preferir Messi a Cristiano Ronaldo
Foto: Reprodução / TV Globo

Na eterna discussão do melhor entre Cristiano Ronaldo ou Messi, o maior jogador de todos os tempos externou sua preferência pelo futebol do argentino, camisa 10 do Barcelona. Em entrevista ao programa Esporte Espetacular, da TV Globo, ele disse que, se pudesse escolher apenas um, teria Lionel em seu time.

“Primeiro é triste você só ter dois jogadores do mundo todo para você poder escolher, né? Eu já citei aqui: Cruyff, Maradona, Pelé, Zico, Junior, mas em todo mundo só ter dois jogadores para se escolher, e tem o Neymar, brasileiro que está chegando aí. Eu ainda ficaria com o Messi, porque fazer gol é importante. Não tem aí nenhuma dúvida. Mas se não tiver quem prepare. Aí a bola não chega lá. Então para o meu time eu preferia o Messi”, opinou.

O último atleta a desbancar a dupla nos prêmios de melhor do mundo da Fifa foi Kaká, em 2007 – o brasileiro, inclusive, se aposentou no final do ano passado. Neste período, Messi e CR7 levaram cinco troféus cada.

Domingo, 21 de Janeiro de 2018 - 13:30

Em revanche, Napoli vence Atalanta e aumenta vantagem na liderança do Italiano

por Estadão Conteúdo

Em revanche, Napoli vence Atalanta e aumenta vantagem na liderança do Italiano
Foto: Divulgação / Napoli

O Napoli abriu a 21ª rodada do Campeonato Italiano com vitória neste domingo (21). Jogando fora de casa, o líder da tabela superou a Atalanta por 1 a 0, em triunfo com sabor de vingança. Na primeira semana do ano, a rival havia eliminado o Napoli nas quartas de final da Copa da Itália.

Por essa razão, o time de Nápoles entrou mais atento em campo neste domingo. E teve dificuldades ao longo de toda a partida. Tanto que o único gol da partida foi marcado aos 19 minutos do segundo tempo, quando Mertens recebeu lançamento pela direita, entrou na área e encheu o pé na saída do goleiro.

Com o gol de Mertens, o Napoli chegou a sua quinta vitória seguida no Italiano. O time manteve a vantagem na liderança da tabela, exibindo agora 54 pontos. A Juventus vem logo atrás, com 50. O time de Turim enfrentará nesta segunda-feira, no encerramento da rodada, o Genoa diante de sua torcida. A Atalanta, por sua vez, segue na sétima colocação, com 30 pontos.

O Napoli volta a campo somente no próximo domingo, para enfrentar o Bologna, em casa. Já a Atalanta vai visitar o Sassuolo no sábado, dia 27.

 

Mano pondera empate do Cruzeiro contra a Caldense dadas às 'condições do campo'
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

O Cruzeiro empatou por 0 a 0 com a Caldense, no último sábado (20), pela segunda rodada do Campeonato Mineiro. O técnico Mano Menezes analisou o jogo após a partida, comentou sobre a partida apagada do volante Bruno Silva e considerou a atuação do time regular dentro de um ‘jogo dentro da normalidade’ dadas às condições do gramado do Estádio Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas.

“Penso que foi um jogo dentro da normalidade pelas condições do campo. Tivemos mais dificuldades no primeiro tempo com a formação escolhida porque o Bruno teve dificuldades de virar meia, teve de jogar de costas algumas vezes e não é a característica dele. Tivemos que fazer alguns ajustes para jogar assim”, observou.

O próximo adversário cruzeirense será o Uberlândia. O confronto acontecerá nesta quarta-feira (24), no Mineirão, às 20h45 (horário de Salvador). 
 

Domingo, 21 de Janeiro de 2018 - 11:30

Nadal perde set, mas bate argentino, vai às quartas e garante número 1

por Estadão Conteúdo

Nadal perde set, mas bate argentino, vai às quartas e garante número 1
Foto: Reprodução / Twitter

Rafael Nadal levou um susto neste domingo, mas venceu o argentino Diego Schwartzman e garantiu a vaga nas quartas de final do Aberto da Austrália e a posição de número 1 do mundo. Em seu duelo mais complicado em Melbourne até agora, o espanhol perdeu seu primeiro set e precisou de 3h51min para superar o 26º do ranking por 3 sets a 1, com parciais de 6/3, 6/7 (4/7), 6/3 e 6/3.

Com a vitória, Nadal não perderá a liderança do ranking ao fim do primeiro Grand Slam do ano, mesmo que o suíço Roger Federer se sagre campeão. A disputa pela primeira colocação ficará para os próximos torneios do circuito, provavelmente nos Masters 1000 de Indian Wells e Miami, nos Estados Unidos.

Nas quartas de final na Austrália, Nadal terá pela frente seu maior desafio em Melbourne até agora. Seu adversário será o croata Marin Cilic, atual vice-campeão de Wimbledon. Atual número seis do mundo, ele avançou na chave ao superar outro espanhol, Pablo Carreño-Busta, em outra batalha de quatro sets: 6/7 (2/7), 6/3, 7/6 (7/0) e 7/6 (7/3). O jogo durou 3h27min.

Será o sétimo duelo entre Cilic e Nadal no circuito. O espanhol leva boa vantagem, com cinco vitórias, contra apenas uma do croata, obtida em 2009. Os dois últimos confrontos foram disputados no ano passado, com triunfos do número 1 do mundo.

Sem nunca ter perdido um set para Schwartzman anteriormente, Nadal entrou em quadra neste domingo com amplo favoritismo. Mas o argentino de 25 anos, de apenas 1,70m de altura, vive seu melhor momento na carreira e não facilitou a vida do líder do ranking.

Tanto que o argentino sacou melhor ao longo da partida, com 12 aces, contra sete do espanhol. E registrou mais bolas vencedoras: 58 a 46. Também obteve três quebras de saque. Nadal, porém, fez a diferença na partida ao anotar sete. No total, cada um teve 18 chances de quebrar o serviço do rival.

O segundo set foi o mais equilibrado da partida, com três quebras para cada lado. Schwartzman levou a melhor no tie-break. Mas não conseguiu embalar nas duas parciais seguintes, que ficaram com o favorito.

"Foi uma grande batalha. Ele é um grande amigo meu", disse Nadal, ao elogiar a performance do argentino. "Esta foi a minha primeira grande partida do ano. Um jogo como esse provavelmente vai me ajudar na briga pelo título com a confiança de saber que posso resistir durante horas em quadra jogando em alta intensidade."

Outro tenista a garantir vaga nas quartas de final foi o britânico Kyle Edmund, uma das promessas da nova geração. Aos 23 anos, o tenista número 49 do mundo obteve seu melhor resultado num Grand Slam ao superar o italiano Andreas Seppi em quatro sets, com parciais de 6/7 (4/7), 7/5, 6/2 e 6/3.

Seu adversário nas quartas vai sair do confronto entre o búlgaro Grigor Dimitrov, atual número três do mundo, e o australiano Nick Kyrgios.

 

Domingo, 21 de Janeiro de 2018 - 10:02

Allione está próximo de retornar ao Bahia; negócio deve ser definido nesta segunda

por Matheus Caldas

Allione está próximo de retornar ao Bahia; negócio deve ser definido nesta segunda
Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras / Divulgação

Quase um mês depois de anunciar que voltaria ao Palmeiras, o meia argentino Augustín Allione está próximo de retornar ao Bahia para esta temporada. A informação foi confirmada pelo empresário do atleta, Tomas Budelli, que indicou que o martelo deve ser batido até esta segunda-feira (21). “É possível [haver o retorno], mas não está certo ainda. Já houve a primeira conversa. Amanhã pode fechar”, resumiu o agente, em entrevista ao Bahia Notícias. Em dezembro de 2017, o técnico Roger Machado havia pedido o retorno do argentino ao elenco palmeirense. No entanto, com as chegadas de Lucas Lima e Gustavo Scarpa, o atleta de 23 anos foi preterido e não teve o nome inscrito na lista do clube para a disputa do Campeonato Paulista. Recentemente, o jogador teve o nome ligado ao Racing, do seu país natal (leia mais aqui). No entanto, as negociações não evoluíram. Campeão da Copa do Nordeste no ano passado com o Tricolor, Agustín Lionel Allione disputou 43 jogos e marcou três gols com a camisa azul, vermelha e branca.

Domingo, 21 de Janeiro de 2018 - 09:00

Vitória inicia busca pelo tricampeonato baiano no Barradão contra a Juazeirense

por Matheus Caldas

Vitória inicia busca pelo tricampeonato baiano no Barradão contra a Juazeirense
Foto: Matheus Caldas / Bahia Notícias

Atual bicampeão do Campeonato Baiano, o Vitória iniciará sua busca pelo terceiro título consecutivo da competição contra a Juazeirense, neste domingo (21), às 18h30 (horário da Bahia), no Barradão – antes, na preliminar, o estádio receberá o jogo entre Atlântico e Vitória da Conquista.

Após o triunfo por 2 a 1 sobre o Globo-RN, na última terça-feira (16), pela Copa do Nordeste, na estreia da temporada, o técnico Vagner Mancini já indicou que não deve fazer grandes modificações na equipe para a partida frente ao Cancão. Durante as atividades da semana, o treinador elogiou o adversário. “Ao longo do tempo a gente, aqui no Brasil, tem alguns times que já são centenários que sempre foram fortes e outros times sazonais, que durante um tempo eles se colocam bem no mercado e há mudança de administração e eles caem. A Juazeirense vive hoje um bom momento, não só indo bem nos estaduais, mas na sequência do semestre também. É um time que vai oferecer certa resistência, que teve um tempo de treinamento muito maior que o Vitória e certamente isso pode fazer a diferença. Acredito que a Juazeirense é um dos times que podem chegar nas semifinais”, disse.

Pelo lado do time de Juazeiro, a expectativa é de fazer um bom Baianão, sobretudo após o acesso inédito à Série C do Campeonato Brasileiro. Capitão da equipe e titular da meta desde 2015, Tigre comemora este momento vivido pela agremiação. “A Juazeirense vem em uma crescente boa, mantendo uma base com trabalho coerente. Isso tem ajudado muito o clube a crescer. A responsabilidade é de todos. A Juazeirense se tornou a terceira força da Bahia e temos que batalhar para manter o que fizemos de certo. Queremos crescer cada dia mais", apontou, em entrevista ao Bahia Notícias.

FICHA TÉCNICA
Vitória x Juazeirenae
Campeonato Baiano - 1ª rodada
Local
: Barradão, em Salvador
Data: 21/01/2018
Horário: 18h30 (de Salvador)
Árbitro: Diego Pombo Lopez
Assistentes: Alessandro Rocha Matos e Marcos Welb Rocha de Amorim

Vitória: Fernando Miguel; Lucas, Wallace, Kanu e Bryan; Uillian Correia, Fillipe Soutto e Yago; Neilton, Kieza e Tréllez. Técnico: Vagner Mancini
 
Juazeirense: Tigre; Adriano Apodi, Emílio, Eron e Altemar; Vaguinho, Capone, Júnior Gaúcho e Enercino; Salatiel e Danilo Caçador. Técnico: Luiz Antônio Zaluar

Domingo, 21 de Janeiro de 2018 - 08:30

Abel confirma saída e diz que Henrique Dourado não joga mais pelo Fluminense

por Estadão Conteúdo

Abel confirma saída e diz que Henrique Dourado não joga mais pelo Fluminense
Foto: Lucas Merçon / Fluminense

Após o empate sem gols com o Botafogo no primeiro clássico do ano no Campeonato Carioca, o técnico Abel Braga revelou, em entrevista coletiva, que o centroavante Henrique Dourado pediu para não jogar mais com a camisa do Fluminense e está de saída do clube.

"Ele chegou para mim e disse que não gostaria mais de jogar, que não estava com cabeça no time, que a situação dele estava resolvida e que ia sair. Não podia fazer mais nada. Ele tem esse direito. E eu disse: 'não vai ter abobrinha, vão me perguntar na coletiva e não vou inventar nada", revelou o treinador.

Apesar do pedido do centroavante, Abel elogiou o jogador e a postura dele de não ter deixado de treinar nos últimos dias, mesmo com a intenção de sair. "Trata-se de um ídolo do clube que ajudei a criar. Cara inquestionável de caráter, grande jogador. Participou da pré-temporada, todos os jogos".

Artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2017 ao lado de Jô, com 18 gols, Henrique Dourado estava treinando normalmente com o restante do elenco mas não foi relacionado para nenhuma das duas partidas do Fluminense neste início do Carioca.

Ele acompanha Diego Cavalieri, Henrique e Gustavo Scarpa, os principais jogadores da equipe nas últimas temporadas, e deixa o clube. A diferença é que os dois primeiros foram dispensados e Scarpa entrou na Justiça contra o Fluminense para se desvincular do clube e acertar com o Palmeiras.

Apesar de o presidente do Corinthians, Roberto de Andrade, ter dito na última semana que tinha desistido de Dourado, o provável destino do jogador é mesmo o clube paulista, que procura um centroavante após perder Jô para o futebol japonês.

Sem Dourado, a única opção como referência no ataque do Fluminense passa a ser o jovem Pedro, que atuou como titular no empate diante do Botafogo.

 

Domingo, 21 de Janeiro de 2018 - 06:00

Bahia visita o xará de Feira na estreia do Campeonato Baiano

por Ulisses Gama

Bahia visita o xará de Feira na estreia do Campeonato Baiano
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

O Bahia começa neste domingo (21) mais uma participação no Campeonato Baiano. Maior campeão do certame, o Tricolor busca voltar a vencer o estadual, conquistado nos últimos dois anos pelo seu maior rival, o Vitória. Em campo, a equipe enfrenta o Bahia de Feira, no Joia da Princesa, em Feira de Santana.

 

Comandado por Guto Ferreira, o time terá algumas mudanças em relação ao jogo contra o Botafogo-PB, na última quinta (18). O zagueiro Lucas Fonseca, o volante Nilton e o atacante Edigar Junio serão poupados. A decisão faz parte do esquema de rodízio do elenco. Segundo Guto Ferreira, a tática levara o Esquadrão de Aço a uma "temporada sustentável".

 

"A gente vai manter a estratégia da melhor maneira possível. Não vamos fazer matemática: tira 11, bota 11. Em alguns momentos, vai ocorrer. Mas temos que fazer algo que faça com que essa sequência seja quebrada. Vamos administrar os jogadores que temos, de maneira que sempre exista o jogo e o descanso. No setor que tiver um só para repor, vamos ter que rodar, vai jogar só 45, e não 90. Vamos criar situações que já mostraram serem efetivas olhando para frente, que dão resultado, não só dentro de campo, mas é também um trabalho preventivo para que a equipe tenha uma temporada sustentável, para que você não gaste todo seu combustível e tenha que trocar de carro. Aí o cara começa com lesão, lesão, baixa a qualidade física dele, o grupo sente, você não preparou o reserva para jogar, aí ele também não está confiante. A medida que você trabalha valorizando todo mundo, eles estão atentos e esperando o momento. As trocas passam a conseguir manter resultados", explicou.

 

Dono da casa e campeão do ano de 2011, o Bahia de Feira quer surpreender. Para isso, conta com nomes conhecidos no estado, como o técnico Quintino Barbosa e o volante Fausto, que vai disputar a sua 12ª edição seguida do Baianão.

 

"Desde 2007 que disputo Campeonato Baiano. A primeira vez foi com o Bahia. A expectativa é grande. Toda a estreia para mim é uma coisa nova e as esperanças se renovam. É uma nova família, com novos sonhos e projetos. Esperamos fazer um grande campeonato", disse o atleta, em entrevista ao Bahia Notícias.

As equipes se enfrentam às 16h (horário de Salvador).

 

FICHA TÉCNICA
Bahia de Feira x Bahia
Campeonato Baiano - 1ª rodada

Local: Joia da Princesa, em Feira de Santana
Data: 21/01/2018
Horário: 16h(de Salvador)
Árbitro: Gleidson Santos Oliveira
Assistentes:  Elicarlos Franco de Oliveira e Jucimar dos Santos Dias.

 


Bahia de Feira: Jair; Ivan, Brunão, Menezes e Alex Cazumba; Fausto, Gil, Jarbas, Naldo e Bruninho; Robert.Técnico: Quintino Barbosa.

 


Bahia: Douglas; Nino Paraíba, Tiago, Rodrigo Becão e Léo; Edson, Elton e Régis; Zé Rafael, Elber e Hernane. Técnico: Guto Ferreira.

Sábado, 20 de Janeiro de 2018 - 16:30

Zidane faz elogios a Neymar em meio a especulações: 'É um grande jogador'

por Estadão Conteúdo

Zidane faz elogios a Neymar em meio a especulações: 'É um grande jogador'
Foto: Christophe Simon/AFP

Em meio a especulações sobre o futuro de Neymar, o técnico do Real Madrid, Zinedine Zidane, fez elogios públicos ao jogador do Paris Saint-Germain neste sábado. Segundo o francês, "todo o mundo do futebol adora Neymar".

"Eu não falo sobre jogadores que não são do meu time, mas dito isso, e isso é muito importante, ele é o tipo de jogador que todo o mundo do futebol adora porque ele é um grande jogador", declarou Zidane, neste sábado.

Neymar tem sido especulado pela imprensa espanhola nas últimas semanas como um possível reforço do Real Madrid. Para os espanhóis, o brasileiro poderia se tornar o novo líder do time madrilenho, diante da proximidade do fim da carreira de Cristiano Ronaldo - o português, por sua vez, é especulado no Manchester United.

As especulações são alimentadas por rumores de que o atacante brasileiro estaria insatisfeito no Paris Saint-Germain, clube que o adquiriu junto ao Barcelona ao pagar multa rescisória no valor de 222 milhões de euros. A cifra é recorde na história das transferências entre clubes.

Curiosamente, Real Madrid e PSG estarão frente a frente na fase de oitavas de final da Liga dos Campeões. Os confrontos estão marcados para os dias 14 de fevereiro, em Madri, e 6 de março, em Paris.
 

 

Sábado, 20 de Janeiro de 2018 - 15:30

COI confirma desfile conjunto entre Coreias do Norte e Sul

COI confirma desfile conjunto entre Coreias do Norte e Sul
Foto: Reprodução / Twitter

O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou a presença da Coreia do Norte na Olimpíada de Inverno de PyeongChang, na vizinha Coreia do Sul. Os dois países tinham relações cortadas desde a Guerra Fria, mas vão se unir pelo esporte.

 

Os norte-coreanos vão estar presentes nos Jogos nas modalidades de patinação artística, patinação de velocidade, esqui cross-country e alpino, além de fazerem parte de uma equipe unificada de hóquei feminino com as sul-coreanas. Presidente do COI, Thomas Bach falou sobre a participação e confirmou que haverá um desfile em conjunto com os dois países.

 

"O espírito olímpico é o respeito, diálogo e entendimento. Os Jogos de Inverno de PyeongChang 2018 está abrindo as portas para um futuro melhor para a península coreana, e convidando o mundo a se juntar em uma celebração de esperança. Os Jogos Olímpicos mostram como o mundo deveria ser, se todos fôssemos guiados pelo espírito olímpico de respeito e entendimento, isso mostraria que a mensagem olímpica de PyeonChang poderia ir da Coreia para o restante do mundo", disse Bach.

 

A equipe da Coreia do Norte terá credenciais para 22 atletas, 24 oficiais de equipe e 21 representantes de mídia. Durante a cerimônia de abertura, os países vão desfilar com a bandeira da unificação.
 

Sábado, 20 de Janeiro de 2018 - 14:30

Carille relaciona Juninho Capixaba e Mateus Vital no Corinthians

por Estadão Conteúdo

Carille relaciona Juninho Capixaba e Mateus Vital no Corinthians
Foto: Divulgação

Dois dos reforços do Corinthians para esta temporada, o lateral-esquerdo Juninho Capixaba e o meia Mateus Vital foram relacionados pela primeira vez no novo time. Eles estarão à disposição do técnico Fábio Carille para o duelo contra o São Caetano, às 19h30 deste domingo, no Pacaembu, pela segunda rodada do Campeonato Paulista.

Juninho Capixaba será titular logo em seu primeiro jogo pelo clube, segundo definiu Carille nos últimos treinos. Neste sábado, após a atividade pela manhã, ele confirmou os 11 que começarão a partida com Cássio; Fagner, Balbuena, Pedro Henrique e Juninho Capixaba; Gabriel; Romero, Jadson, Rodriguinho e Clayson, Kazim.

Outra novidade da lista de 22 jogadores do Corinthians é Mateus Vital, que foi apresentado na quinta, após deixar o Vasco. Ele pode ganhar uma chance no decorrer da partida, que tem mando de campo do São Caetano, mas será disputado no Pacaembu a pedido do próprio clube do ABC paulista.

A maior novidade no treino deste sábado foi a presença de Emerson Sheik. Apresentado nesta sexta, o atacante fez o seu primeiro treino com bola em seu retorno ao clube. No entanto, ele segue sem condições físicas e ainda não tem data para estrear.

Sheik foi um dos coringas do treino desta manhã, ao lado de Danilo, outro veterano da equipe. A dupla participou de treino de três toques em campo reduzido, que foi liderado pelos auxiliares Osmar Loss e Leandro Cuca. Carille comandou atividade de posicionamento com a defesa no campo ao lado.


Confira a lista dos relacionados no Corinthians:

Goleiros: Caíque França e Cássio;
Laterais: Fagner, Juninho Capixaba e Mantuan;
Zagueiros: Balbuena, Léo Santos e Pedro Henrique;
Volantes: Gabriel e Maycon;
Meias: Camacho, Jadson, Marquinhos Gabriel, Mateus Vital, Rodriguinho e Pedrinho;

Atacantes: Carlinhos, Júnior Dutra, Kazim, Lucca e Romero.
 

 

Sábado, 20 de Janeiro de 2018 - 13:30

Lucas Fonseca, Nilton e Edigar Junio não enfrentam o Bahia de Feira

por Ulisses Gama

Lucas Fonseca, Nilton e Edigar Junio não enfrentam o Bahia de Feira
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

Após o treinamento deste sábado (20), no Fazendão, o Bahia divulgou a lista de jogadores relacionados para enfrentar o Bahia de Feira, neste domingo (21), em Feira de Santana, pela primeira rodada do Campeonato Baiano.

 

A lista de 21 jogadores convocados pelo técnico Guto Ferreira não terá o zagueiro Lucas Fonseca, o volante Nilton e o atacante Edigar Junio, poupados. O goleiro Rafael Santos e o meia Felipe, por outro lado, são as novidades.

 

Confira a lista:

Goleiros: Anderson, Douglas e Rafael Santos
Laterais: João Pedro, Léo, Mena e Nino Paraíba
Zagueiros: Everson, Rodrigo Becão e Tiago
Meio-campistas: Edson, Elton, Felipe, Luis Fernando, Marco Antônio, Régis, Vinicius e Zé Rafael
Atacantes: Élber, Hernane e Júnior Brumado

Sábado, 20 de Janeiro de 2018 - 13:00

Willian marca, Chelsea goleia Brighton e cola no Manchester United

por Estadão Conteúdo

Willian marca, Chelsea goleia Brighton e cola no Manchester United
Foto: Divulgação / Chelsea

Após cinco empates seguidos na temporada, o Chelsea voltou a vencer neste sábado (20). E retomou o caminho das vitórias com uma goleada sobre o Brighton & Hove Albion por 4 a 0, fora de casa, em rodada do Campeonato Inglês. O brasileiro Willian marcou um dos gols dos visitantes. E Eden Hazard balançou as redes por duas vezes.

Com o triunfo, o time comandado pelo técnico Antonio Conte subiu para o provisório terceiro lugar, desbancando o Liverpool, e alcançou o Manchester United. O Chelsea soma agora os mesmos 50 pontos do rival, que segue na vice-liderança e ainda enfrentará o Burnley neste sábado, em casa.

O Chelsea jogou fora de casa neste sábado, mas a julgar pelo início da partida parecia que a equipe londrina atuava no Stamford Bridge. Aos 5 minutos, os visitantes já venciam por 2 a 0. O primeiro gol saiu logo aos três minutos. Após cruzamento da linha de fundo, Hazard recebeu dentro da área, cortou um marcador e bateu rasteiro para as redes.

Na sequência, o mesmo Hazard fez bela triangulação com Batshuayi e Willian, que encheu o pé e estufou as redes, aos 5. Depois de abrir boa vantagem no placar, o Chelsea segurou o ritmo e passou a levar sustos na defesa. O goleiro Caballero fez duas defesas decisivas e ainda contou com uma bola na trave para não ser vazado.

Na segunda etapa, o Chelsea resolveu a partida aos 31 minutos, quando Hazard aproveitou a apatia da zaga local para anotar seu segundo gol na partida. Ele fez o que quis na defesa do rival ao receber pela esquerda, cortar para o meio e contornar a área até decidir em qual canto iria finalizar com tranquilidade.

A vitória se tornou goleada aos 43, quando Moses recebeu levantamento quase na marca do pênalti e bateu na saída do goleiro Mathew Ryan para sacramentar a boa vitória do Chelsea fora de casa.
 

 

Sábado, 20 de Janeiro de 2018 - 12:55

Bahia anuncia o volante Gregore e o atacante Kayke

por Ulisses Gama

Bahia anuncia o volante Gregore e o atacante Kayke
Foto: Divulgação / EC Bahia

O Bahia confirmou no início da tarde deste sábado (20) a contratação de mais dois jogadores para o seu elenco. O volante Gregore e o atacante Kayke chegam ao Esquadrão por empréstimo junto ao São Carlos e o Yokohama Marinos, respectivamente, até o fim da temporada. Gregore, de 23 anos, se destacou pelo Santos B na Copa Paulista e no Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Natural de Juiz de Fora (MG), o meio-campista foi revelado no projeto Atleta Cidadão, de São José dos Campos (SP). Mais experiente, Kayke, de 28 anos, acumula passagens por ABC, Flamengo e Santos. Na última temporada, pelo alvinegro do litoral paulista, atuou em 42 partidas e marcou nove gols.

Sábado, 20 de Janeiro de 2018 - 12:30

Vitória encerra preparação para enfrentar a Juazeirense; veja relacionados

por Ulisses Gama

Vitória encerra preparação para enfrentar a Juazeirense; veja relacionados
Foto: Maurícia da Matta / EC Vitória

O Vitória encerrou na manhã deste sábado (20), na Toca do Leão, a sua preparação para o jogo contra a Juazeirense, neste domingo (21), pela primeira rodada do Campeonato Baiano. A partida será no Barradão.

 

Sob o comando do técnico Vagner Mancini, os atletas realizaram um trabalho de bolas paradas, além de ajustes de posicionamento tático no provável time que inicia jogando contra o Cancão de Fogo. Por fim, todos participaram do tradicional treino recreativo.

 

A comissão técnica convocou 19 atletas. Em relação ao jogo contra o Globo-RN, as novidades são as presenças do goleiro Ronaldo, do lateral Juninho, que está apto depois de ter um problema no nariz, e o atacante Denilson, que está regularizado.

Veja a lista completa:

 

Goleiros: Caique, Ronaldo e Fernando Miguel
Laterais: Lucas, Bryan e Juninho

Zagueiros: Kanu, Wallace e Bruno

Volantes: Fillipe Soutto, Uillian Correia e Lucas Marques

Meias: Yago e Jhemerson
Atacantes: Neilton, Denilson, Kieza, Rafaelson e Santiago Tréllez

Sábado, 20 de Janeiro de 2018 - 11:30

Kerber elimina Sharapova e vai às oitavas em Melboune; Halep também avança

por Estadão Conteúdo

Kerber elimina Sharapova e vai às oitavas em Melboune; Halep também avança
Foto: Reprodução / Twitter

Num dos duelos mais aguardados deste Aberto da Austrália, a alemã Angelique Kerber fez valer a boa fase para arrasar a russa Maria Sharapova pelo placar de 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/3, neste sábado. Com a vitória no duelo de ex-líderes do ranking, a tenista da Alemanha se garantiu nas oitavas de final em Melbourne.

Exibindo grande forma física e técnica neste começo de ano, Kerber já soma oito vitórias consecutivas e nenhuma derrota. Antes de desembarcar em Melbourne, ela foi campeã em Sydney. No Aberto da Austrália, ela ainda não perdeu sets, após três partidas disputadas no torneio na qual já foi campeã, em 2016.

Neste sábado, Kerber, atual 16ª do ranking, praticamente não deu chances à Sharapova, 48ª. Com força no saque, acertou 86% dos pontos quando jogou com primeiro serviço - a russa exibiu apenas 38% no mesmo fundamento. A alemã cometeu apenas sete erros não-forçados, contra 26 da russa, e faturou cinco quebras de serviço - Sharapova só obteve uma quebra.

Esbanjando agressividade ao longo de toda a partida, Kerber fechou o jogo em apenas 1h04min. Nas oitavas de final, sua adversária será a taiwanesa Su-wei Hsieh, que voltou a surpreender neste Aberto da Austrália ao eliminar neste sábado a polonesa Agnieszka Radwanska por 6/2 e 7/5. Hsieh havia eliminado a espanhola Garbiñe Muguruza, campeã de Wimbledon, na segunda rodada.

Ainda neste sábado, a romena Simona Halep também avançou às oitavas, mas não sem antes sofrer um pouco diante da norte-americana Lauren Davis. A tenista número 1 do mundo precisou buscar a virada para fechar o jogo num longo terceiro set: 4/6, 6/4 e 15/13. A "maratona" durou 3h44min. No set final, Davis precisou de atendimento médico no pé.

Halep, que precisou salvar três match points no longo terceiro set, terminou a partida com apenas uma quebra de saque a mais que a rival, 76ª do mundo: sete a seis, após 22 oportunidades para a romena. Apesar da derrota, a norte-americana superou a líder do ranking em número de bolas vencedoras (52 a 27).

Nas oitavas, Halep vai enfrentar a japonesa Naomi Osaka, que despachou a local Ashleigh Barty por 6/4 e 6/2. A vencedora deste confronto terá pela frente nas quartas de final a vitorioso do duelo checo entre Barbora Strycova e Karolina Pliskova, que chegou a liderar o ranking no ano passado.

Pliskova avançou na chave australiana ao superar outra tenista compatriota, Lucie Safarova, por 7/6 (8/6) e 7/5. Strycova, por sua vez, bateu a norte-americana Bernarda Pera por duplo 6/2.

Outro duelo das oitavas de final em Melbourne terá a norte-americana Madison Keys e a francesa Caroline Garcia. Keys superou neste sábado a romena Ana Bogdan por 6/3 e 6/4, enquanto Garcia despachou a bielo-russa Aliaksandra Sasnovich por 6/3, 5/7 e 6/2.
 

 

Zagueiro do Bahia de Feira, Brunão espera começo positivo contra o xará
Foto: Divulgação / Bahia de Feira

Neste domingo (21), o Bahia de Feira faz sua estreia no Baianão 2018 e já com um grande desafio pela frente: o Bahia da capital. A partida acontece às 16h, no estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana. O zagueiro Brunão, 21 anos, destacou a importância do jogo. 

 

“Vamos jogar em casa, diante do nosso torcedor. A intenção é fazer uma grande partida e tentar vencer. Não tem essa de time misto. O Bahia é uma equipe muito forte, mas estamos preparados”, disse.

 

Titular em um dos amistosos de pré-temporada, Brunão ainda comentou a disputa acirrada com seus companheiros de zaga, Paulo Paraíba e Menezes, ambos experientes e com passagens pelo tricolor da capital.

 

“Respeito bastante meus companheiros e acho que Paulo e Menezes farão um bom jogo. Mas estou treinando forte e pretendo brigar pela vaga para as próximas partidas, com humildade e os pés no chão. Nosso grupo está focado em fazer um grande campeonato e, para isso, precisamos estrear com o pé direito”, indicou.

 

Campeão em 2011, o Tremendão sonha em voltar a fazer uma boa competição estadual. No ano passado, o clube ficou no sexto lugar. 
 

Sábado, 20 de Janeiro de 2018 - 10:00

Federer e Djokovic avançam às oitavas na Austrália; Del Potro cai

por Estadão Conteúdo

Federer e Djokovic avançam às oitavas na Austrália; Del Potro cai
Foto: Divulgação / ATP

O suíço Roger Federer oscilou neste sábado (20), mas não teve maiores problemas para superar o francês Richard Gasquet e avançar às oitavas de final do Aberto da Austrália. O número dois do mundo venceu o "freguês" por 3 sets a 0, com parciais de 6/2, 7/5 e 6/4. Mais cedo, o sérvio Novak Djokovic sentiu dores no quadril, mas bateu o espanhol Albert Ramos-Viñolas por 3 a 0 e também está nas oitavas. Já o argentino Juan Martín del Potro se despediu da quadra dura de Melbourne na terceira rodada.

Último a entrar em quadra neste sábado, Federer voltou a impor domínio sobre Gasquet - que tem apenas duas vitórias em 19 duelos contra o suíço no circuito profissional. E a 17ª vitória do vice-líder do ranking veio com força no saque e no fundo de quadra. Foram 12 aces e aproveitamento de 80% dos pontos quando jogou com o primeiro serviço.

Federer terminou a partida com 42 bolas vencedoras, contra 27 do adversário. E sofreu apenas uma quebra de saque, no terceiro set, no momento do jogo em que passou a oscilar e caiu de rendimento. Com erros seguidos - foram 30 não forçados em toda a partida, contra 16 do francês -, chegou a demonstrar irritação em quadra e só fechou a partida ao quebrar Gasquet pela quinta vez, no segundo match point.

Nas oitavas de final, Federer vai encarar o húngaro Marton Fucsovics, que passou pelo argentino Nicolas Kicker por 6/3, 6/3 e 6/2. Fucsovics, de 25 anos, é o atual 80º do ranking. Suíço e húngaro nunca se enfrentaram no circuito. Com a vaga nas oitavas, Fucsovics obteve seu melhor resultado da carreira em torneios de Grand Slam.

DJOKOVIC AVANÇA - Dono de seis títulos na Austrália, o sérvio Novak Djokovic voltou a conquistar uma tranquila vitória neste sábado, após sofrer diante do francês Gael Monfils, na segunda rodada. Pela terceira, ele bateu o espanhol Albert Ramos-Viñolas por 3 sets a 0, com parciais de 6/2, 6/3 e 6/3, e se garantiu nas oitavas de final.

Djokovic dominou o 22º do ranking durante toda a partida. Ele faturou cinco quebras de saque, em 12 oportunidades, e não perdeu o serviço em nenhum momento do jogo. Ele registrou 37 bolas vencedoras, contra 21 do espanhol.

O sérvio, contudo, preocupou os fãs ao receber atendimento médico em quadra no segundo set para tratar de dores no quadril. Antes disso, exibiu certo desconforto em sua movimentação. No caso da lesão no cotovelo direito, ele não demonstrou qualquer sinal de dor.

Seu próximo adversário será o sul-coreano Hyeon Chung, uma das promessas da nova geração. Chung surpreendeu neste sábado ao derrotar, de virada, o alemão Alexander Zverev, atual número quatro do mundo, num duelo de cinco sets: 5/7, 7/6 (7/3), 2/6, 6/3 e 6/0. Eles devem se enfrentar na segunda-feira. Será o segundo confronto entre os dois. No primeiro, justamente no Aberto da Austrália, em 2016, o sérvio levou a melhor.

Também neste sábado, o argentino Juan Martín Del Potro se despediu de Melbourne, ao ser batido pelo checo Tomas Berdych em sets diretos, com parciais de 6/3, 6/3 e 6/2. Del Potro vinha embalado pelo retorno ao Top 10 do ranking e pelo vice-campeonato em Auckland, na semana passada. Ele não competia em Melbourne desde 2014.

No entanto, pegou neste sábado um inspirado Berdych, que vem crescendo a cada rodada na Austrália. O ex-número 4 do mundo, atual 20º do ranking, cravou 20 aces, 52 bolas vencedoras e faturou sete quebras de saque, contra duas do argentino. Ele fechou o jogo em 2h16min de confronto.

Seu próximo rival será o italiano Fabio Fognini, que avançou ao despachar o francês Julien Benneteau por 3/6, 6/2, 6/1, 4/6 e 6/3. Outro confronto das oitavas de final terá o austríaco Dominic Thiem e o norte-americano Tennys Sandgren.

Thiem superou neste sábado o francês Adrian Mannarino por 6/4, 6/2 e 7/5, enquanto Sandgren faturou uma vitória suada sobre o alemão Maximilian Marterer por 5/7, 6/3, 7/5 e 7/6 (7/5).
 

 

Jean empolga torcida do São Paulo com gol de falta em treinamento
Foto: Divulgação

O goleiro Jean voltou a mostrar que é bom nas cobranças de falta. Em um vídeo publicado no Instagram, o arqueiro revelado no Bahia e atualmente no São Paulo mostrou um gol marcado no tiro livre. A postagem animou a torcida do tricolor paulista, que ainda sente falta de Rogério Ceni, que marcou 131 gols na carreira.

 

Após a publicação, os fãs do goleiro não pouparam elogios e questionaram o técnico Dorival Júnior, que dá preferência a Sidão na titularidade da meta da equipe, que estreou com derrota no Campeonato Paulista. Não deve ser diferente neste sábado (20), às 17h (de Salvador), quando o São Paulo enfrenta o Novorizontino.

 

Apesar de ter habilidade nas cobranças, Jean ainda não marcou como profissional. O mais perto que chegou das redes foi no Bahia, em um jogo contra o Sport, em Recife, pelo Campeonato Brasileiro de 2017. Veja o vídeo publicado por Jean:

 

 

 

????????????????????????????

Uma publicação compartilhada por Jean Paulo Fernandes Filho (@goleirojean95) em

Conselho do Vasco escolhe Alexandre Campello como novo presidente
Foto: Divulgação

O Vasco tem um novo presidente. O Conselho Deliberativo do clube carioca não elegeu o presidente da chapa vencedora das urnas e optou pelo médico Alexandre Campello, ex-aliado de Julio Brant e apoiado por Eurico Miranda. Campello recebeu 154 votos, enquanto Brant recebeu 88.

 

Campelo deixou a chapa "Sempre Vasco Livre", liderada por Brant, alegando ter sido deixado de lado após a vitória na eleição de novembro. Após o fim do pleito, Julio Brant criticou o resultado.

 

"O que aconteceu hoje aqui foi uma vergonha, uma mancha na história do clube. Em seus 120 anos jamais aconteceu de a vontade do sócio que representa a voz de milhões de vascaínos espalhados pelo mundo ser desrespeitada no conselho. Isso é uma vergonha para um clube que se diz democrático. Uma vergonha para a nossa democracia. O Vasco é grande, uma representação importante da sociedade brasileira. Aconteceu do segundo lugar se juntar ao quarto lugar, a quem se dizia ser contra, para impedir uma real mudança dentro do Vasco", declarou.

 

No acordo entre Alexandre Campello e Eurico Miranda, o grupo do ex-presidente não terá participação na gestão. Campello fez questão de ressaltar que Eurico não vai comandar o cruz-maltino. 

 

"Essa é uma vitória da oposição do Vasco. Derrotou o Eurico nas urnas. Participação do Eurico será nenhuma. Nossa chapa é pura. Não existe acordo. Não tem membro do Eurico nas nossas chapas, nem na vice-presidência nem nos cargos executivos", disse.

Sábado, 20 de Janeiro de 2018 - 00:00

Você lembra? Ele colocou Daniel Alves no banco e agora torce pelo Jequié no Baianão

por Matheus Caldas / Ulisses Gama

Você lembra? Ele colocou Daniel Alves no banco e agora torce pelo Jequié no Baianão
Mantena exibe camisa do Jequié em seu bar | Foto: Matheus Caldas /Bahia Notícias

As camisas de Bahia e Jequié expostas nas paredes do bar do Mantenna, no bairro de Pituaçu, em Salvador, evidenciam o ar futebolístico que toma conta do local. Em pouco tempo, o mais desavisado desconhecedor do futebol é apresentado à história do "homem que colocou Daniel Alves no banco". E a apresentação, geralmente, é feita justamente por Mantena, cujo nome é emprestado para nomear o estabelecimento do qual é dono. O ex-jogador de futebol chegou a deixar o titular da Seleção Brasileira e ídolo do Barcelona esquentando o banco de reservas do Esquadrão, no início dos anos 2000. Hoje empreendedor, ele lembra de uma das histórias que marcam sua carreira, mas trata de falar sobre um dos seus amores no futebol: o Jequié, clube que o revelou, no final dos anos 1990.

“Se não fosse o Jequié, o Mantena não ia existir. Eu acho que aquela vontade, aquele menino que surgiu, que trabalhava numa feira livre no Jequié, ter a oportunidade de jogar pelo Bahia... Isso é uma coisa que não consigo explicar. Agradeço muito ao Jequié por isso”, agradeceu, em entrevista ao Bahia Notícias.

No final da Série B do Campeonato Baiano do ano passado, quando a ADJ, como é chamado o clube, venceu o PFC Cajazeiras por 4 a 1, no estádio de Pituaçu, a torcida desceu em peso para o bar de Mantena. Ele recorda este momento com alegria. “Ano passado fiquei muito feliz com a vinda de quase todos os torcedores que vieram ao jogo e bateram papo comigo. O prefeito, o secretário de esportes, os vereadores... Encontrei alguns meninos que jogaram comigo lá no Jequié. Eu já falei que, quando o Jequié vier de novo, vamos fechar o bar só para os torcedores. Se não fosse o Jequié, eu não teria conhecido nem Salvador”, destaca.

A história de Mantena no futebol começou, inclusive, num confronto contra o Bahia, quando foi descoberto. O Jequié sofreu uma goleada por 4 a 1, no Parque Santiago, estádio do Galícia. Depois da partida, ele e o companheiro de time Paulo Roberto foram chamados para fazer um teste no Fazendão. Mantena tem esse momento como um dos mais emocionantes de sua vida, sobretudo pelas dificuldades que passou durante a viagem para atuar na partida. Sem ônibus para transportar os jogadores, foi preciso alugar um micro-ônibus. No caminho para o jogo, houve apenas uma parada para fazer um lanche. “Na preleção, o técnico falou que a única coisa que a gente tinha que fazer era jogar futebol. Aí eu comentei: ‘Como? Sem nada praticamente para se alimentar’. Era um jogo que poderia mudar a vida de dois ou três, como mudou a minha. A gente tomou 4 a 1 e, mesmo assim, alguém me viu. Eu e Paulo Roberto”, lembra. “O Bahia mandou na época uns 30 pares de chuteiras, bolas... Isso ficou na minha mente. Essas bolas ajudaram muita gente na época. Teve até Igor que veio para o Vitória”, acrescenta.



Mantena exibe foto de quando atuava no Jequié | Foto: Matheus Caldas / Bahia Notícias


Mantena chegou ao Bahia para jogar na base, em 1997. Ficou no clube até 2002. Foi bicampeão da Copa do Nordeste. Depois, rodou por Paysandu, Ponte Preta, Mogi Mirim e Inter de Limeira. Se aposentou em 2009, aos 35 anos. E com estilo: marcou o gol que colocou o Madre de Deus na Série A do Baianão e, de quebra, conseguiu o título da divisão de acesso estadual.

Jequié no Baianão

Para a estreia do Jipão no Waldomiro Borges, Mantena promete estar presente. A partida será contra o Jacobina, pela segunda rodada, na próxima quarta-feira (24). “A torcida está muito motivada. Vamos tentar ir para essa semifinal contra o Bahia. Isso marcaria muito. Mas eu torceria para o Jequié. É o time da minha cidade, eu gosto. Mas eu gosto muito do Bahia também. Tenho um carinho. Ficaria quase em cima do muro”, pondera.

Destaque do clube na Série B baiana, a torcida do Jequié também foi elogiada por Mantena. “O futebol baiano precisava do Jequié na primeira divisão. Temos alguns exemplos no interior. Você assiste algum jogo com 300, 400, ou 500 pessoas. Em Jequié, no mínimo, todo jogo é três, quatro mil pessoas. Vai ser difícil bater o Jequié lá. A torcida estava com saudade do futebol. É uma cidade carente por esporte. A volta do clube vai ser fantástica para a cidade”, afirma.

Para Mantena, a presença da agremiação na elite estadual também beneficiará toda a região. “Quando o Jequié volta à Série A depois de 20 anos, acredito muito que vai se revelam muito mais jogadores ne região, que é rica em talentos. Precisávamos de um clube na primeira divisão para agregar isso aí. É para que eles tenham a oportunidade que eu tive de jogar contra o Bahia. Se isso não acontecesse, eu não vinha jogar pelo Bahia”, crê.


Bar tem camisas de Jequié e Bahia expostas | Foto: Matheus Caldas / Bahia Notícias


Relação com Daniel Alves

No início da carreira, como a maioria dos jogadores que sobem para o profissional, Daniel Alves teve dificuldades para conseguir chances. Mantena conta que, para o técnico Evaristo de Macedo promover o craque ao time principal, foi preciso que ele não tivesse condições de jogo. “O Daniel Alves menino era aquele que todos falavam que ia jogar. Só faltava o Evaristo colocar. Ele tinha um pouco de bloqueio com a base. Tanto que, no dia que ele jogou, eu ia jogar improvisado na direita. Eu era preparado para ser meia, mas sempre jogava improvisado na lateral. Aí o Evaristo me chamou no sábado e me perguntou se eu tinha condições de jogar. Eu disse que não. Aí ele disse: ‘Então vou colocar o juvenil ousado”. Era o Daniel Alves. Depois que ele jogou, ninguém nunca mais jogou no lugar dele”, brinca.

Atualmente no PSG, o Dani Alves rodou o mundo – atuou por Sevilla, Barcelona e Juventus. No entanto, sempre quando dá, ele aparece em solo baiano para visitar a família e amigos. No fim do ano passado, ele foi ao restaurante de Mantena junto aos familiares. O ex-jogador conta como foi a experiência. “O mundo dele é outro. A presença dele mexeu muito comigo. Eu fico muito feliz só de ele ter passado aqui, me dado um abraço. Isso é uma coisa fantástica”, conclui.


Daniel Alves em visita ao bar de Mantena | Foto: Arquivo pessoal

Sábado, 20 de Janeiro de 2018 - 00:00

Guia do Campeonato Baiano: Conheça destaques e expectativas dos dez participantes

por Matheus Caldas / Leandro Aragão

Guia do Campeonato Baiano: Conheça destaques e expectativas dos dez participantes
Foto: Matheus Caldas / Bahia Notícias

Segundo estadual mais antigo do país, atrás apenas do Paulista, o Campeonato Baiano terá início neste domingo (21), com quatro partidas – o jogo entre Jacuipense e Fluminense de Feira foi adiado para o dia 14 de fevereiro. Ao todo, serão dez equipes que brigarão pelo título e pelas vagas na Copa do Brasil, Série D e Copa do Nordeste. O Bahia Notícias produziu um guia para que o torcedor conheça os destaques e entenda como cada time se preparou para que a bola role a partir deste final de semana.

Atlântico
Disputando sua segunda edição da elite baiana, o Tubarão de Lauro de Freitas, como é conhecido, fará sua estreia contra o Vitória da Conquista, às 16h, no Barradão, na preliminar da partida entre Vitória e Juazeirense. No comando técnico, o nome mais conhecido: Ricardo Silva, vice-campeão da Copa do Brasil 2010 à frente do Rubro-negro baiano. 

Para chegar ao time ideal, o clube fez o monitoramento de jogadores em novembro. Cerca de 100 atletas foram avaliados até dezembro, quando o grupo final foi definido. Neste mês, houve um jogo-treino contra o Vitória. O time da Região Metropolitana foi derrotado por 2 a 1. Antes, um triunfo contra o sub-20 do Leão por 3 a 1.

Presidente da agremiação, Zé Carlos projeta que seu time seja uma surpresa nesta temporada. “Estamos focando em estar no G4. É importante ganhar uma vaga em uma competição nacional pela visibilidade e pela questão financeira”, disse, em entrevista ao Bahia Notícias.

De acordo com Ricardo Silva, a equipe não deve ter muitas alterações em relação ao amistoso contra o Vitória. "O time está treinando todos os dias. Já temos um time base que entrou no jogo treino contra o Vitória. Se nenhum imprevisto acontecer daqui até lá ou algum atleta se machucar, será aquele mesmo time", explicou.

Destaque: Ricardo Silva (técnico)

Time base: José Augusto; Michel Alexandrino, Abdala, Uesles e Vicente; Magno (Luan / Jean), Antônio Carlos, Michel Tiago e Igor; Matheus e Vitinho. Técnico: Ricardo Silva


Ricardo Silva treina o Atlântico | Foto: Divulgação


Bahia de Feira
Campeão da competição em 2011, o Tremendão não conseguiu mais repetir uma boa campanha desde então. No entanto, o clube investe em estrutura. Construindo seu próprio estádio desde 2016, há a possibilidade de inaugurá-lo ainda neste Baianão. Enquanto isto não acontece, o técnico Quintino Barbosa trabalha a equipe para a disputa do estadual. O treinador adotou um discurso comedido sobre a expectativa de levantar novamente o caneco. "Todos os clubes entram pensando no título. Claro que essa coisa de querer ser a terceira força na Bahia existe aqui. Querer o título é buscar, lutar, ter foco, saber das dificuldades que vão encontrar. Se vamos conseguir, aí já é outra história", ponderou.

O time feirense vem com alguns nomes conhecidos do futebol baiano. O goleiro Jair e o volante Fausto, ex-Flu de Feira e Bahia, estão no elenco, assim como o zagueiro Menezes, que também já atuou no Tricolor da capital. 

Há pouco mais de um mês em pré-temporada, Barbosinha crê que o lado psicológico seja a principal preocupação no primeiro momento. “Uma estreia é sempre uma estreia, trabalhamos o emocional dos atletas. Mas tirando a ansiedade, parte emocional, está indo tudo tranquilo. A equipe já tem um espelho para jogar. Contra o Bahia será um jogo grande, para homens, e esperamos fazer um bom jogo", concluiu.

O adversário será o xará de Salvador, às 16h, no Joia da Princesa.

Destaque: Jair (goleiro)

Time base: Jair; Bruno, Meneses e Misso; Fausto, Naldo, Carlos Magno, Caio; Deon e Robert. Técnico: Quintino Barbosa



Jair trocou o Touro pelo Tremendão | Foto: Matheus Caldas / Bahia Notícias


Bahia
Maior campeão baiano, com 46 títulos, o Bahia chega com "fome" para levantar o troféu do campeonato depois de dois anos vendo o rival Vitória vencer a disputa. O presidente do clube, Guilherme Bellintani, desconsiderou o retrospecto do Rubro-negro nas últimas duas temporadas e garante que chega neste primeiro ano de gestão com o intuito de levar o Baianão. “Quem tem a hegemonia do Campeonato Baiano é o Bahia. É o time mais vencedor de estaduais entre todos os clubes de Série A. Vamos trabalhar esse ano para vencer e colocar mais esse título na estante do Esporte Clube Bahia”, pontuou.

Para Guto Ferreira, técnico da equipe, a pré-temporada foi feita com qualidade. "Os dias foram proveitosos, conseguimos desenvolver, houve uma entrega grande, um nível de concentração alto, e o mais importante, a gente fecha sem lesões. O que nos tirou jogador foram as bolhas, o que é normal. Mas, ainda assim, fechamos esse primeiro ciclo de uma forma produtiva. Agora é criar as estratégias para seguir alimentando os jogos e tendo que buscar resultados”, destacou.

Após bater na trave pela disputa da Copa Libertadores, a agremiação reforçou o elenco. O volante Nilton, bicampeão brasileiro com o Cruzeiro, foi repatriado. Outros destaques foram as chegadas do lateral da seleção chilena, Eugenio Mena, ex-Sport, e do goleiro Douglas, titular na meta do Avaí, em 2017. Peça importante no ano passado, o meia Zé Rafael permaneceu mesmo com o assédio do Corinthians.

O Tricolor estreia no estadual contra o xará de Feira de Santana, o Bahia de Feira, às 16h, no Joia.

Destaque: Zé Rafael (meia)

Time base: Douglas; João Pedro, Lucas Fonseca, Tiago e Léo (Mena); Edson (Elton), Nilton (Vinícius) e Régis; Zé Rafael, Élber (Hernane) e Edigar Junio. Técnico: Guto Ferreira


Destaque em 2017, Zé Rafael permanece no Bahia | Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias


Fluminense de Feira
Semifinalista nos últimos dois anos, o Flu de Feira adotou a tática do mistério no início da temporada. O clube demorou para divulgar os contratados, mas investiu em nomes conhecidos do torcedor baiano, a exemplo do volante Diego Aragão, ex-Vitória da Conquista, e do goleiro Deola, principal contratação do Touro, que foi campeão da competição em 2013 com o Vitória. Do elenco do ano passado, permaneceram o lateral-direito Edson, o volante Rogério e o atacante Luiz Paulo.

Técnico vice-campeão pernambucano com o Salgueiro em 2017, Evandro Guimarães foi o incumbindo de comandar a equipe neste ano. Ele comentou sobre a preparação do clube feirense. "Preparação de temporada é sempre mais difícil, porque nos preparamos para duas ou três competições. Foi dura, difícil, de muito trabalho, mas na medida do possível foi boa. Claro que teve coisas que não puderam ser feitas, outras que conseguimos", comentou.

Guimarães preferiu não fazer projeção de desempenho para o Touro nesta edição do Baiano. "Temos que esperar a bola rola para identificar como vai ser a competição. Os atletas primeiro identificam a competição, se vai ser mais de luta, mais técnico ou mais tático. A partir daí eles adotam o espírito do campeonato e a postura que devem ter", ponderou.

Destaque: Deola (goleiro)

Time base: Deola; Edson, Raniere, Eduardo e Daniel; Rodolfo Potiguar, Mourelândia, Rogério e Mário Lúcio; Dinda e Roberto Pitio (Luiz Paulo). Técnico: Evandro Guimarães


Deola atuará no futebol baiano pela segunda vez | Foto: Divulgação
 

Jacobina
Clube que mais fez o jogo do mistério na pré-temporada baiana, o Jacobina fará sua estreia contra o Jequié, no Estádio José Rocha, às 16h. À frente do time, estará Orlando da Hora, que acumula também a função de executivo de futebol do clube. 

Toda a pré-temporada do time foi feita na cidade de João Dourado, onde amistosos foram feitos com times da região – o Jegue da Chapada venceu todos os jogos. Segundo o presidente Rafael Damasceno, esta tática foi adotada para surpreender os adversários na competição. “A gente viu a evolução da equipe. Fomos muito bem recebidos na região. Vencemos todos os jogos. Claro, o Campeonato Baiano, com times profissionais, é diferente. Mas já dá para ter uma noção. Optamos também por ficar longe dos holofotes e não chamar atenção dos adversários. Foi uma opção para que sejamos também a surpresa do Campeonato Baiano”, explicou.

De acordo com o cartola, a equipe montada tem plenas condições de chegar às finais do certame. “A gente, pelo menos no campo, percebe que montamos uma equipe melhor que 2017. Temos as experiências dos erros que cometemos no ano passado. Renovamos toda a equipe. Procuramos fazer uma equipe mais rápida, jovem e veloz. Mantivemos apenas três jogadores”, disse.

Destaque: Vitinho (meia)

Time base: Fernando; Cássio, Léo Breno, Maicon e Da Silva; Ferrugem, Reinaldo, Deivison e Vitinho; Teco e Maicon. Técnico: Orlando da Hora



Torcida é o trunfo do Jegue da Chapada | Foto: Robson Guedes / Jacobina Notícias


 

Jacuipense
Último classificado à Série D deste ano, o Jacuipense se transferiu para Salvador para fazer seus treinamentos, embora continue mandando os jogos em Riachão do Jacuípe. Para o presidente da agremiação, Felipe Sales, esta mudança no planejamento fez com que a preparação se tornasse mais forte. “A gente teve uma pré-temporada bem intensa com diversos jogos-treino, amistosos e atividades que implicaram numa melhora física perceptível”, celebrou.

Para Sales, o Leão do Sisal chega para brigar com Bahia, Vitória e Juazeirense pelo título estadual. “Eu acredito que a gente brigue nas cabeças pelo título, mesmo sabendo do favoritismo de Bahia e Vitória e da Juazeirense, que é um time que desponta hoje como uma das grandes equipes do estado, por estar na Série C. A gente acredita que brigaremos com eles, Conquista, Fluminense e alguns outros times pelo título”, projetou.

Destaque: Danilo Rios (meia)

Time base: Jordan, Paulinho, Lídio Chacon, Jefferson Lobo e Maxwell; Róbson Simplício , Daniel Alves Birungueta e Danilo Rios; Índio e Felipe Fidêncio. Técnico: Jonilson Veloso


Ex-dupla Ba-Vi, Danilo Rios é o principal jogador do time | Foto: Divulgação

 

Jequié
Caçula da competição, o Jequié volta a disputar a elite baiana após 21 anos. Campeão da Série B estadual, ao vencer o PFC Cajazeiras, a ADJ fará sua estreia contra o Jacobina. No último final de semana, o time venceu um amistoso contra o Vitória da Conquista por 3 a 1 e encheu de esperanças o torcedor, que é um dos destaques para esta edição do Campeonato Baiano.

Presidente do Jipão, o deputado estadual Leur Lomanto Júnior se alegra com a possibilidade de jogar contra os melhores times da Bahia, mas se mostrou cauteloso em relação ao desempenho do clube neste retorno. “Cheio de expectativa. Depois de 20 anos, o Jequié volta à elite do futebol baiano. E a gente tem procurado fazer um trabalho sério. Desde o dia 11 de dezembro, quando nós iniciamos nossa pré-temporada, que estamos trabalhando muito a parte física, os treinamentos, a dedicação dos atletas... E a gente espera, sabendo e reconhecendo as dificuldades financeiras, principalmente nós que estamos chegando agora à elite, superar isso tudo e fazer um bom campeonato”, declarou.

Destaque: Arthur Caculé (atacante)

Time base: Léo (Gustavo), Getúlio, Correia, Railon e Arnold; Wesley, Felipe Sertânia, Juninho e Peixoto; Arthur Caculé e Marcelo Pano. Técnico: Eduardo Bahia

 

Jequié promete ter casa cheia em todos os jogos do Baianão | Foto: Divulgação
 

Juazeirense
Após ascender à Série C do Campeonato Brasileiro, o primeiro time do interior baiano a conseguir um acesso nacional tenta manter a regularidade a nível estadual. Goleiro e capitão do time, Tigre endossa esse discurso. "A Juazeirense vem em uma crescente boa, mantendo uma base com trabalho coerente. Isso tem ajudado muito o clube a crescer. A responsabilidade é de todos. A Juazeirense se tornou a terceira força da Bahia e temos que batalhar para manter o que fizemos de certo. Queremos crescer cada dia mais", indicou. 

Em relação ao ano passado, muitas caras novas. A principal contratação foi o lateral-direito Adriano Apodi, ex-Bahia, que chegou a ser anunciado por Atlântico e Jequié, mas acabou optando pelo Cancão de Fogo.

A estreia do time de Juazeiro será contra o atual campeão baiano, o Vitória, no Barradão, às 18h30, após a preliminar entre Atlântico e Vitória da Conquista.

Destaque: Júnior Gaúcho (volante)

Time base: Tigre, Adriano Apodi, Emílio, Eron e Altemar; Vaguinho, Capone, Júnior Gaúcho e Enercino; Salatiel e Danilo Caçador. Técnico: Luiz Antônio Zaluar


Polivalente, Júniog Gaúcho é remanescente da campanha de acesso do Cancão | Foto: Glauber Guerra / BN


Vitória
Bicampeão baiano, o Leão teve poucas mudanças em relação ao ano passado. No time titular que venceu o Globo-RN por 2 a 1, na estreia da Copa do Nordeste, nove remanescentes do time que permaneceu na Série A do Brasileirão – apenas os laterais Lucas e Bryan estrearam. Para o técnico Vagner Mancini, no primeiro momento, o time ainda não terá o encaixe perfeito. “Eu acho que a pegada que o time veio no final de 2017, talvez, demore um pouco mais, embora o espírito da equipe tenha que ser esse. O Mancini não admite que não seja controlada intensidade. Mesmo quando você tem erros técnicos, táticos, de organização de jogo, que é normal no começo de ano, não pode deixar de ser aguerrido, que se entregue em campo. Isso é princípio básico. Mas acho que para um time ter uma cara, ele tem que ter, pelo menos, 20 dias de treinamento e uns cinco ou seis jogos. Nós temos dez dias de treinamento e apenas um jogo. Contra o Globo, acho que o Vitória fez um bom jogo dentro das possibilidades. Só não foi dominante dentro da partida de 25 minutos [do primeiro tempo] até o intervalo. Em todos os outros momentos [o time] dominou a partida. E essa oscilação é normal. Espero que para o quinto ou sexto jogo a equipe já tenha um nível de jogo aceitável”, analisou, em entrevista coletiva.

Perguntado sobre a importância do título estadual, Mancini, que levantou o caneco em 2008, criticou o formato "desgastante" da competição. "A importância é relativa. Tem muita importância para o torcedor. Nós temos um arquirrival, o torcedor não quer ver o seu time ser derrotado e perder o Estadual. Dentro do aspecto profissional, jogar o Baiano paralelo com a Copa do Nordeste gera um desgaste muito grande para todo mundo. E aí, muita gente fala: 'Mas o atleta não quer jogar?' Quer jogar! Mas nós passamos um pouco da conta porque é necessário que você tenha um elenco maior e possa, de repente, abrir mão de um atleta em alguns jogos. E isso também te dá possibilidade de usar os jogadores da base. Hoje, nós temos alguns incorporados, outros que vão voltar da Copa do São Paulo e vão ser agregados. Ele [o Estadual] tem importância sim porque, no início do ano, faz com que você possa abrilhantar o estado com Bahia e Vitória jogando em várias cidades, mas não deixa de ser desgastante. É um modelo que precisa ser repensado. Você tem uma Copa do Nordeste que, teoricamente, te possibilitaria ter um crescimento para chegar no Brasileiro com um patamar diferente. É obvio que Bahia e Vitória, no estadual, jogam contra equipes de menor poderio tecnicamente, taticamente. Mas não é por isso que os jogos são fáceis, são disputadíssimos, a dificuldade existe em cada partida dentro e fora de casa. Espero que o Vitória, entendendo a competição, possa fazer uma de 2018 muito bacana”, explanou. 

Destaque: Santiago Tréllez (atacante)

Time base: Fernando Miguel, Lucas, Wallace, Kanu e Bryan (Juninho); Uillian Correia, Fillipe Soutto (Lucas Marques) e Yago; Neilton (Denilson), Kieza e Tréllez. Técnico: Vagner Mancini

 

Artilheiro em 2017, Tréllez já marcou na sua estreia pelo Vitória em 2018 | Foto: Maurícia da Matta / Divulgação

 

Vitória da Conquista
Vice-campeão em 2015, o Bode armou um time para novamente fazer uma boa campanha. Pelo menos é o que pensa o técnico da equipe, Washington, ex-jogador de clubes como São Paulo, Fluminense e Atlético-PR, que faz sua estreia como treinador no clube baiano. “A expectativa é muito grande e muito boa. O Conquista é sempre muito forte e é considerado uma das forças do interior. Temos que, no mínimo, manter o time nesse padrão. Mas temos que buscar algo a mais e é para isso que estamos trabalhando. Respeitamos todos, temos times fortes, mas temos que pensar que o Conquista está num patamar muito bom e tem que melhorar para buscar os objetivos que nós queremos”, disse.

O Conquista trouxe atletas conhecidos do torcedor baiano, como os ex-Vitória Romário, Edson Magal e Gabriel Soares, o ex-Atlético-PR Allan Bahia e o atacante Flávio Caça Rato, que teve uma passagem de destaque pelo Santa Cruz. Para Washington, no entanto, a situação física do grupo ainda não é a ideal.  “A preparação foi excelente. Tivemos um tempo importante para preparar principalmente fisicamente os jogadores. Tínhamos 90% com quase seis meses sem jogar. Então, esses 45 dias se tornam pouco, por esse tempo que eles ficaram inativos. Mas, mesmo assim, acredito que começaremos o campeonato numa porcentagem boa, principalmente física. Aí, é claro, depois levaremos técnica e taticamente. Mas acho que a preparação foi muito bem feita”, concluiu.

Destaque: Flávio Caça Rato (atacante)

Time base: Leandro; Dionísio (Romário), Lúcio, Gilson e William Santos; Edimar, Allan Bahia e Beleu; Tatu, Rafamar e Caça Rato. Técnico: Washington

 

Caça Rato é a estrela do Conquista | Foto: Luciana Flores / Divulgação

Sexta, 19 de Janeiro de 2018 - 20:45

Bahia anuncia empréstimo do volante Feijão ao CRB

por Ulisses Gama

Bahia anuncia empréstimo do volante Feijão ao CRB
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

O volante Feijão não vai permanecer no Bahia para a temporada de 2018. Nesta sexta-feira (19), o clube anunciou o empréstimo do atleta ao CRB até o dia 30 de novembro. No clube alagoano, o atleta revelado na base tricolor irá disputar o estadual, a Copa do Brasil e a Série B do Campeonato Brasileiro. Carismático, Feijão é um dos xodós da torcida, mas o desempenho em campo não vinha agradando. Em 96 partidas, foram três gols marcados, um deles marcou por ser o milésimo do clube em Campeonatos Brasileiros.

Sexta, 19 de Janeiro de 2018 - 18:30

Com elenco escolhido 'a dedo', Conquista pensa em garantir calendário para 2019

por Matheus Caldas

Com elenco escolhido 'a dedo', Conquista pensa em garantir calendário para 2019
Foto: Matheus Caldas / Bahia Notícias

O Vitória da Conquista foi um dos clubes que mais se movimentou nas contratações para esta temporada. Presidente conquistense, Ederlane Amorim garante que o plantel foi escolhido ‘a dedo’ e planeja desempenhos satisfatórios nas três competições que o Bode disputará em 2018 – Baianão, Copa do Brasil e Série D.
    
“Os nomes foram escolhidos a dedo. Temos jogadores com histórico de Série B, Série C. São jogadores acostumados com esse tipo de competição. É tudo passo a passo. Primeiro queremos fazer um bom Baiano e temos uma expectativa muito grande de passar de fase na Copa do Brasil, até para nos sustentarmos no próximo semestre. Na próxima fase, pegaríamos Goiás ou Sinop e, quem sabe passar até para a terceira fase. Depois é pensar na Série D”, planejou o dirigente, em entrevista ao Bahia Notícias.

Segundo o mandatário, o pensamento também é chegar às fases finais do estadual, sobretudo por ser a etapa da competição que agracia os clubes com vagas em competições nacionais. “Tivemos essa preocupação de formar um elenco mais experiente até pela dificuldade que vai ser a competição. Temos a Juazeirense na Série C. Acho que todos os times investiram bastante. Acho que a qualidade desse ano tende a ser muito positiva. Tem a importância para o calendário de 2019 também. Os times do interior precisam desesperadamente ter um calendário no segundo semestre, e esse calendário a gente garante agora”, afirmou.

A estreia do Alviverde no Baianão acontecerá neste domingo (21). O adversário será o Atlântico, às 16h, no Barradão, na preliminar de Vitória e Juazeirense, que tem início às 18h30. 

Sexta, 19 de Janeiro de 2018 - 17:20

Pelé desmente que teria sido internado após desmaio

Pelé desmente que teria sido internado após desmaio
Foto: Úrsula Nery / Agência FERJ

Pelé desmentiu, por meio de sua assessoria de imprensa, o desmaio que a Associação de Cronistas de Futebol da Inglaterra (FWA, na sigla em inglês) noticiou nesta sexta-feira (19). A entidade havia divulgado que o maior jogador de todos os tempos teria desmaiado por exaustão, na última quinta-feira (18), e não pôde comparecer a um jantar que aconteceria em homenagem ao próprio ex-jogador de 77 anos, em Londres. "Pelé estava muito cansado. Teria de ser um bate-volta. Ele está em casa, fazendo fisioterapia. Tranquilo", informou a assessoria do ex-jogador do Santos. Atualmente, Pelé convive com problemas de saúde. Em recuperação após uma cirurgia, ele usa um andador para se locomover. Nesta sexta ele repousa em sua casa, no Guarujá, no interior de São Paulo.

Sexta, 19 de Janeiro de 2018 - 17:15

'Pode ter certeza que vai ter muito trabalho', diz Grolli em apresentação

por Ulisses Gama

'Pode ter certeza que vai ter muito trabalho', diz Grolli em apresentação
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

Dedicação é o que não deve faltar da parte de Grolli. Ao menos é o que o zagueiro afirmou na parte desta sexta-feira (19), em sua apresentação oficial no Esporte Clube Bahia. Na entrevista coletiva, o defensor citou a história do clube e apontou a vontade de crescer junto com o Tricolor em seu projeto. "Oportunidade muito boa e única que apareceu em minha vida. Não é todo jogador que tem a oportunidade de vestir uma camisa com essa história, com essa tradição. Estou feliz. Já tinha um conhecimento sobre o clube. O Bahia ano passado fez um grande campeonato. Sabia da reestruturação do clube, das contratações que fizeram esse ano. Como sou um jogador que quer aparecer, vi um projeto desse tamanho... Pode ter certeza que vai ter muito trabalho. Temos que lugar para fazer um grande ano. Alegria, tudo se concretizou", projetou. Para ser titular da equipe, Douglas Grolli terá que vencer a disputa com Tiago e Lucas Fonseca, que se consolidaram na defesa desde o ano passado. "São grandes jogadores. Vou com calma, procurando espaço, trabalhando. São muitas competições no ano, todos poderão jogar. Todos terão oportunidade. E quando tiver tem que estar o melhor possível. Clube que quer ser vencedor precisa ter elenco forte, e o Bahia tem vários bons jogadores à disposição para cada posição. A equipe que está montando esse ano tem tudo para colher grandes frutos", indicou. O novo zagueiro já está regularizado na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e pode enfrentar o Bahia de Feira no próximo domingo (21), em Feira de Santana, pela primeira rodada do Campeonato Baiano.

Sexta, 19 de Janeiro de 2018 - 16:30

Teixeira pediu ajuda de ex-presidente do Barça para deixar Brasil sem ser preso

por Jamil Chade | Estadão Conteúdo

Teixeira pediu ajuda de ex-presidente do Barça para deixar Brasil sem ser preso
Foto: Divulgação

Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF, pediu a ajuda de Sandro Rosell, ex-presidente do Barcelona, para viajar ao Catar e para a Tailândia sem que fosse preso. O brasileiro foi indiciado nos Estados Unidos por corrupção e correria o risco de ser detido e extraditado para Nova York se saísse do País. Em uma conversa gravada pela Justiça da Espanha, em 2017, Teixeira deixou claro que buscava sair do Brasil e dava duas opções: Catar e Tailândia.

O Estado revelou no final do ano, com exclusividade, novas contas relacionadas com Teixeira em Mônaco e depósitos originários do Catar. O ex-presidente da CBF nega qualquer irregularidade.

A existência da conversa já havia sido revelada pela Justiça da Espanha, no ano passado. Mas seu conteúdo era ainda mantido em sigilo. Rosell acabou preso por ser um dos organizadores de uma suposta rede criminosa que usava a seleção brasileira para desviar milhões de dólares. A denúncia foi revelada pelo Estado em 2013.

Teixeira, no Brasil, recebeu um mandado de prisão internacional. O Ministério Público Federal pediu que o caso fosse transferido ao País e agora avalia medidas.

Nesta sexta-feira, a Justiça da Espanha negou uma vez mais a Rosell um pedido para que ele acompanhe seu processo em liberdade. Para justificar sua manutenção em prisão, os juízes citam textualmente a conversa entre o catalão e o brasileiro, seu parceiro comercial. A conversa seria um indício da capacidade que Rosell teria para escapar da Espanha e evitar uma prisão.

"Ele (Rosell) moveu suas influências para conseguir um refúgio blindado de extradição", afirma, numa referência a uma conversa mantida por Rosell no dia 16 de abril de 2017 com Ricardo Teixeira.

A conversa cita um certo "Tamine", sem detalhar quem seria o alvo da influência. O emir do Catar, porém, tem um nome parecido: Tamim bin Hamad Al Thani.

Confira o teor da conversa:

Teixeira - Outra coisa importante que queria te dizer é o seguinte: ele vai conseguir, porque conhece pessoas na Tailândia e Dubai, você sabe, não?

ROSELL - Sim, sim.

Teixeira - Ok. Pois me consegue uma licença para que eu vá lá sem que nada me ocorra. Que ruim está o telefone.

Rosell - Não é meu. Mas ir onde?

Teixeira - Ao local.

Rosell - Mas onde? Na Tailândia? Para que você possa ir a Tailândia?

Teixeira - Sim.

Rosell - Maravilha

Teixeira - Mas o que eu queria não era isso. O que eu queria era que você olhasse a possibilidade de que eu conseguisse o mesmo com Tamine.

Rosell - Ah, sem problemas. Para ir para o Catar?

Teixeira - Sim, sim. Mas quero que me assegura que não me prenderão. E também que não querem entregar as pessoas

Rosell - Não, não, não. Nada. O único lugar que penso que é perigoso para você, logicamente, é na casa dos gringos e, logicamente, na Europa.

Teixeira - Não. Não. Europa, nem falar.

Rosell - E os gringos tampouco, no resto do mundo, em minha opinião, não tem nenhum problema. Mas vamos estar seguros, porque em duas semanas eu estarei lá. Estarei com Tamine e pergunto a ele. Vou pedir. Não perguntar.

Teixeira - Você diz que Ricardo quer ir la, mas necessita uma garantia dele. Você o convida para que ele entre e saia de lá.
 

 

Histórico de Conteúdo